terça-feira, 10 de novembro de 2020

PLANO DE AULA REMOTA PARA BERÇÁRIO E MATERNAL 1- CRIANÇAS BEM PEQUENAS

 

1º MOMENTO: MÚSICA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

  

 

Ø  ASSISTIR ATENTAMENTE COM A CRIANÇA;

Ø  CONHECER A CANÇÃO;

Ø  EXPLORAR OS DIVERSOS SONS;

Ø  IMITAR GESTOS, SONS E RITMOS;

Ø  DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL;

Ø  CONHECER E IDENTIFICAR VÁRIOS INSTRUMENTOS MUSICAIS;

Ø  EXPLORAR EXPRESSÕES FACIAIS (FELIZ E TRISTE)

Ø  DESTACAR A ALEGRIA DA MÚSICA;

Ø  EXPRESSAR SENTIMENTOS.

 

  2º MOMENTO: BRINCADEIRA UPA, CAVALINHO!

 

Ø  SENTE-SE EM UMA CADEIRA E POSICIONE A CRIANÇA SENTADA EM UMA DE SUAS PERNAS E DE FRENTE PARA VOCÊ;

Ø  SEGURE-O POR DEBAIXO DOS BRAÇOS E, EM SEGUIDA, MOVIMENTE A SUA PERNA PARA CIMA E PARA BAIXO, DE MODO QUE A CRIANÇA DÊ SUAVES PULINHOS;

Ø  RECITE O VERSO: “POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, UPA, CAVALINHO, UPA, CAVALINHO”;

Ø  ACRESCENTE VERSOS COMO “ RAPIDINHO”, ENQUANTO ACELERA O MOVIMENTO, E DE “MANSINHO”, PARA MOVIMENTO MAIS DEVAGAR.

 

 

  3º MOMENTO: MÚSICA BORBOLETINHA


 

Ø  EXPLORAR A MÚSICA PERMITINDO QUE A CRIANÇA APRENDA BRINCANDO;

Ø  EXPLORAR LINGUAGEM VERBAL;

Ø  IDENTIFICAR PARTES DO CORPO EXPRESSADAS NA MÚSICA;

Ø  IMITAR GESTOS, SONS E RITMO;

Ø  IMITAR A BORBOLETINHA MEXENDO CHOCOLATE, VOANDO, ETC;

Ø  FAZER PERGUNTAS RELACIONADAS À MÚSICA, TAIS COMO:

·         QUEM ESTÁ NA COZINHA? O QUE ELA ESTÁ FAZENDO? PARA QUEM ELA ESTÁ FAZENDO CHOCOLATE?

·         EXPLORE NOÇÕES DE PEQUENO E GRANDE UTILIZANDO COLHERES DE SUA COZINHA OU DE BRINQUEDOS;

·         EXPLORE AS CORES DAS BORBOLETAS APRESENTADAS NA MÚSICA.

 

PLANO DE AULA REMOTA - CRIANÇAS PEQUENAS

 

  

        1º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA: O PATINHO COLORIDO

Ø  ASSISTIR ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA COM A CRIANÇA;

Ø  ASSISTIR O VÍDEO, CANTANDO E DANÇANDO;

Ø  OBSERVAR AS CORES DOS PATINHOS: AMARELO, AZUL, VERMELHO E VERDE;

Ø  PROCURAR NO AMBIENTE AS CORES DOS PATINHOS E EM OUTROS OBJETOS COMO:ROUPAS, BRINQUEDOS, ENFEITES, VASILHAMES ETC.

Ø  IMPROVISAR UM FANTOCHE/PATINHO, USANDO UM PÉ DE MEIA, ENFIANDO A MÃOZINHA E FAZENDO MOVIMENTOS;

Ø  USAR A IMAGINAÇÃO:

·         VAMOS IMITAR O PATINHO?

·         QUAL É O BARULHINHO QUE ELE FAZ?

·         QUAL É A COR DO PATINHO QUE VOCÊ JÁ VIU?   

        2º MOMENTO: VÍDEO HISTÓRIA: O PATINHO FEIO

  

Ø  APRECIAR AS IMAGENS DO VÍDEO.

Ø  RESSALTAR QUE O PATINHO NÃO ERA FEIO, ELE SÓ ERA DIFERENTE DOS IRMÃOZINHOS PORQUE ERA UM CISNE.

  3º MOMENTO: VÍDEO: COMO LAVAR AS MÃOS – PREVENÇÃO AO COVID-19

   NO LINK:  https://youtu.be/yJ-2ECTXNyw

Ø  ASSISTIR ATENTAMENTE O VÍDEO COM A CRIANÇA;

Ø  SEGUIR O PASSO A PASSO E LAVAR AS MÃOS COM A CRIANÇA:

1º MOLHE AS MÃOS COM ÁGUA.

2º PASSE BASTANTE SABÃO.

3º ESFREGUE TODOS OS DEDINHOS, NA PALMA, NO DORSO DAS MÃOS, AS UNHAS E OS PULSOS.

4º AGORA VAMOS BRINCAR UM POUQUINHO?

PASSE NOVAMENTE BASTANTE SABÃO NAS MÃOS ATÉ DAR UMA ESPUMA, DEPOIS JUNTE OS DEDINHOS POLEGAR E O INDICADOR FORMANDO UM CÍRCULO. SOPRE DENTRO DESTE CÍRCULO FAZENDO BOLINHAS DE SABÃO.

 

    4º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA: BRINCADEIRA DIVERTIDA MORTO-VIVO

    NO LINK:  https://youtu.be/3X39hd9TVyA

 

ASSISTIR ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;

   ESTA BRINCADEIRA ESTIMULA A ATENÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, A AGILIDADE E     EXPRESSÃO CORPORAL.

Ø  ASSISTA O VÍDEO COM A CRIANÇA E ACOMPANHE A BRINCADEIRA;

Ø  CHAME OS MEMBROS DA FAMÍLIA PARA BRINCAREM E SE DIVERTIREM.

 

 5º MOMENTO: FORMAS GEOMÉTRICAS

AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, POR ISTO ACREDITAMOS QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE DE FORMA PRAZEROSA E FÁCIL ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS.

Ø  PRIMEIRAMENTE, TRACE NO CHÃO AS FORMAS GEOMÉTRICAS (QUADRADO, TRIÂNGULO, DISCO E RETÂNGULO), VOCÊ PODE UTILIZAR GIZ, CARVÃO, TIJOLO OU FITA ADESIVA PARA TRAÇAR;

Ø  DÊ NOME AS FORMAS E PEÇA QUE A CRIANÇA PULE DENTRO DO TRAÇADO REPETINDO O NOME DE CADA UMA;

Ø  PEÇA A CRIANÇA QUE PASSE POR CIMA DO TRAÇADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS;

Ø  SEPARE ALGUNS OBJETOS QUE VOCÊ TEM EM CASA COMO: TAMPINHAS, BRINQUEDOS, SAPATOS, PEDRINHAS, FOLHAS, ETC.

Ø   PEÇA SEU FILHO (A) QUE DISTRIBUA OS OBJETOS DE ACORDO COM SEU COMANDO. POR EXEMPLO: COLOQUE OS BICHINHOS DENTRO DO QUADRADO, AS FOLHAS DENTRO DO TRIÂNGULO E ASSIM POR DIANTE;

Ø  DEIXE QUE ELE (A) BRINQUE LIVREMENTE. OBS: NÃO UTILIZAR OBJETOS PEQUENOS QUE ELES POSSAM COLOCAR NA BOCA, NO NARIZ E OUVIDO;

Ø  NÃO SE ESQUEÇAM DE FILMAR E FOTOGRAFAR PARA COLOCAR NO PORTFÓLIO.

 

FAÇA UM COLORIDO BEM BONITO E CAPRICHADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS, USANDO AS CORES INDICADAS.