ESSA SEQUÊNCIA CONTEMPLA OS SEGUINTES CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X) ESCUTA,FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO ( X) EU, O OUTRO E O NÓS ( X)CORPO,GESTOS E MOVIMENTOS (X) TRAÇOS , SONS, CORES E FORMAS. ( X ) ESPAÇOS,TEMPOS E QUANTIDADES.
1º MOMENTO: VÍDEO CONSTRUÇÃO DE
INSTRUMENTOS MUSICAIS.
OS MATERIAIS SONOROS EXERCEM GRANDE INTERESSE NAS CRIANÇAS E DESENVOLVE
O EQUILÍBRIO, A ESCUTA, PERCEPÇÃO, COMUNICAÇÃO.
Ø
ASSISTIR O VÍDEO CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS
MUSICAIS JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;
Ø
SELECIONAR MATERIAIS RECICLÁVEIS (GARRAFA PET,
LATA, COPOS, SEMENTES (FEIJÃO, ARROZ) ETC;
Ø
ESCOLHER DOIS INSTRUMENTOS MUSICAIS E CONFECCIONAR
COM AJUDA DE SEU(A) FILHO(A);
Ø
DEPOIS DE PRONTOS, PRODUZIR VÁRIOS SONS :ALTO, BAIXO,
LENTO, RÁPIDO.
Ø
TOCAR OS INSTRUMENTOS, DANÇAR E DIVERTIR.
NÃO SE ESQUEÇA DE GRAVAR UM VÍDEO E TIRAR FOTOS DESSE MOMENTO E ENVIAR
PARA A PROFESSORA.
2º MOMENTO: VÍDEO MUNDO BITA, TROCA
ROUPA.
O APRENDIZADO DA CRIANCA É ATRAVÉS DO CONVÍVIO, OBSERVAÇÃO E EXPLORAÇÃO.
POR ISTO É GRADATIVO, A INDEPENDÊNCIA E O AUTOCUIDADO É UM DOS PRINCIPAIS
DESENVOLVIMENTOS NESTA IDADE.
Ø
ASSISTIR O VÍDEO MUNDO BITA JUNTAMENTE COM A
CRIANÇA;
Ø
ESTIMULAR SEMPRE SEU(A) FILHO(A):
·
A VESTIR E TIRAR ROUPAS;
·
ALIMENTAR
SOZINHO (A) ;
·
CALÇAR E TIRAR SAPATOS.
Ø
EXPLORAR COM SEU(A) FILHO(A) AS CORES DAS ROUPAS
AO VESTIR.
3º MOMENTO:
É GRATIFICANTE OBSERVAR O APRENDIZADO DA CRIANÇA POR MEIO DAS
DESCOBERTAS A PARTIR DE EXPLORAÇÕES:
Ø
PEDIR QUE A CRIANÇA:
·
ESPALHE OS BRINQUEDOS;
·
SEPARE POR TAMANHOS, GRANDEE E PEQUENOS;
·
SEPARE TAMBÉM POR CORES.
Ø BRINCAR EXPRESSANDO EMOÇÕES,
SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, DESEJOS, NECESSIDADES DE EXPRESSAR;
Ø BRINCAR DE FAZ DE CONTA;
Ø BRINCAR LIVREMENTE.
4º MOMENTO: VÍDEO
TELEFONE SEM FIO
Ø
ASSISTIR O VÍDEO TELEFONE DE COPO;
Ø
SELECIONAR OS SEGUINTES MATERIAIS: 2 COPOS, 1
PEDAÇO DE BARBANTE E ALGUM OBJETO PARA FAZER OS FUROS NOS COPOS;
Ø
CONFECCIONAR UM TELEFONE SEM FIO COM AJUDA DA CRIANÇA;
Ø
BRINCAR COM A CRIANÇA USANDO O TELEFONE
CONTRUÍDO;
Ø
EXPLORAR O SOM REPRODUZIDO PELO BARBANTE EM
CONTATO COM O COPO;
Ø
ESTIMULAR A FALA E A ESCUTA DA CRIANÇA AO
BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO.
5º MOMENTO: VÍDEO CIRCUITO
ATRAVÉS DO CIRCUITO A CRIANÇA VAI DESENVOLVER E EXPLORAR NOÇÕES
ESPACIAIS RELATIVAS AO PRÓPRIO CORPO E O QUE ESTÁ EM SUA VOLTA. O CIRCUITO TEM
VÁRIAS POSSIBILIDADES: ANDAR, SENTAR, LEVANTAR, PULAR, ARRASTAR, EQUILIBRAR,
ROLAR, SUBIR, DESCER, CORRER...
Ø
ASSISTIR O VÍDEO CIRCUITO;
Ø
SEPARAR MATERIAIS E ORGANIZAR O CIRCUITO DE
ACORDO COM O VÍDEO;
Ø
COMEÇAR COM UM CIRCUITO PEQUENO E VÁ AUMENTANDO;
Ø
DAR O COMANDO PARA QUE A CRIANÇA REALIZE TODOS
OS MOVIMENTOS SUGERIDOS NO CIRCUITO.
NÃO SE
ESQUEÇA DE GRAVAR UM VÍDEO E TIRAR FOTOS DESSE MOMENTO E ENVIAR PARA A
PROFESSORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário