segunda-feira, 20 de julho de 2020

PLANO DE AULA PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS (QUARENTENA/COVID-19)

 #Brumadinhoesseémeulugar!


ESSA SEQUÊNCIA CONTEMPLA OS SEGUINTES CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:


X) ESCUTA,FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO  ( X) EU, O OUTRO E O NÓS ( X)CORPO,GESTOS E MOVIMENTOS (X) TRAÇOS , SONS, CORES E FORMAS. (  X ) ESPAÇOS,TEMPOS E QUANTIDADES.


          
1º MOMENTO: VÍDEO CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. 






OS MATERIAIS SONOROS EXERCEM GRANDE INTERESSE NAS CRIANÇAS E DESENVOLVE O EQUILÍBRIO, A ESCUTA, PERCEPÇÃO, COMUNICAÇÃO.

Ø  ASSISTIR O VÍDEO CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;
Ø  SELECIONAR MATERIAIS RECICLÁVEIS (GARRAFA PET, LATA, COPOS, SEMENTES (FEIJÃO, ARROZ) ETC;
Ø  ESCOLHER DOIS INSTRUMENTOS MUSICAIS E CONFECCIONAR COM AJUDA DE SEU(A) FILHO(A);
Ø  DEPOIS DE PRONTOS, PRODUZIR VÁRIOS SONS :ALTO, BAIXO, LENTO, RÁPIDO.
Ø  TOCAR OS INSTRUMENTOS, DANÇAR E DIVERTIR.

NÃO SE ESQUEÇA DE GRAVAR UM VÍDEO E TIRAR FOTOS DESSE MOMENTO E ENVIAR PARA A PROFESSORA.

2º MOMENTO: VÍDEO MUNDO BITA, TROCA ROUPA. 





O APRENDIZADO DA CRIANCA É ATRAVÉS DO CONVÍVIO, OBSERVAÇÃO E EXPLORAÇÃO. POR ISTO É GRADATIVO, A INDEPENDÊNCIA E O AUTOCUIDADO É UM DOS PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS NESTA IDADE.

Ø  ASSISTIR O VÍDEO MUNDO BITA JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;
Ø  ESTIMULAR SEMPRE SEU(A) FILHO(A):
·         A VESTIR E TIRAR ROUPAS;
·          ALIMENTAR SOZINHO (A)           ;
·         CALÇAR E TIRAR SAPATOS.
Ø  EXPLORAR COM SEU(A) FILHO(A) AS CORES DAS ROUPAS AO VESTIR.

3º MOMENTO:

É GRATIFICANTE OBSERVAR O APRENDIZADO DA CRIANÇA POR MEIO DAS DESCOBERTAS A PARTIR DE EXPLORAÇÕES:

Ø  PEDIR QUE A CRIANÇA:
·         ESPALHE OS BRINQUEDOS;
·         SEPARE POR TAMANHOS, GRANDEE E PEQUENOS;
·         SEPARE TAMBÉM POR CORES.
Ø  BRINCAR EXPRESSANDO EMOÇÕES, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, DESEJOS, NECESSIDADES DE EXPRESSAR;
Ø  BRINCAR DE FAZ DE CONTA;
Ø  BRINCAR LIVREMENTE.

4º MOMENTO:  VÍDEO TELEFONE SEM FIO 





Ø  ASSISTIR O VÍDEO TELEFONE DE COPO;
Ø  SELECIONAR OS SEGUINTES MATERIAIS: 2 COPOS, 1 PEDAÇO DE BARBANTE E ALGUM OBJETO PARA FAZER OS FUROS NOS COPOS;
Ø  CONFECCIONAR UM TELEFONE SEM FIO COM AJUDA DA CRIANÇA;
Ø  BRINCAR COM A CRIANÇA USANDO O TELEFONE CONTRUÍDO;
Ø  EXPLORAR O SOM REPRODUZIDO PELO BARBANTE EM CONTATO COM O COPO;
Ø  ESTIMULAR A FALA E A ESCUTA DA CRIANÇA AO BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO.

5º MOMENTO: VÍDEO CIRCUITO 




ATRAVÉS DO CIRCUITO A CRIANÇA VAI DESENVOLVER E EXPLORAR NOÇÕES ESPACIAIS RELATIVAS AO PRÓPRIO CORPO E O QUE ESTÁ EM SUA VOLTA. O CIRCUITO TEM VÁRIAS POSSIBILIDADES: ANDAR, SENTAR, LEVANTAR, PULAR, ARRASTAR, EQUILIBRAR, ROLAR, SUBIR, DESCER, CORRER...

Ø  ASSISTIR O VÍDEO CIRCUITO;
Ø  SEPARAR MATERIAIS E ORGANIZAR O CIRCUITO DE ACORDO COM O VÍDEO;
Ø  COMEÇAR COM UM CIRCUITO PEQUENO E VÁ AUMENTANDO;
Ø  DAR O COMANDO PARA QUE A CRIANÇA REALIZE TODOS OS MOVIMENTOS SUGERIDOS NO CIRCUITO.

NÃO SE ESQUEÇA DE GRAVAR UM VÍDEO E TIRAR FOTOS DESSE MOMENTO E ENVIAR PARA A PROFESSORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário