( x)
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS ( x )ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(
x)ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
A SEREM TRABALHADOS NESTA AULA (BNCC):
(EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE
NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
(EI02EO02) DEMONSTRAR IMAGEM POSITIVA DE SI E CONFIANÇA
EM SUA CAPACIDADE PARA ENFRENTAR DIFICULDADES E DESAFIOS.
(EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS,
BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
(EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS
FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.
(EI02CG02) DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO, ORIENTANDO-SE POR
NOÇÕES COMO EM FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA ETC.,
AO SE ENVOLVER EM BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE DIFERENTES
NATUREZAS.
(EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO
(PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO
ORIENTAÇÕES.
(EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO
CUIDADO DO SEU CORPO.
(EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES
MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR,
ENTRE OUTROS.
(EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS
NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
(EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO
SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
(EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE
EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.
(EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE
ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS SONORAS
DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM NESTA AULA:
• CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE POR MEIO DA EXPRESSÃO DE
GOSTOS E PREFERÊNCIAS.
• RECONHECIMENTO DAS PARTES DO CORPO E IDENTIFICAÇÃO DO
GÊNERO.
• PERCEPÇÃO DAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS (COR DO
CABELO, DOS OLHOS E DA PELE).
• RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME.
• EXPOSIÇÃO ORAL DE PREFERÊNCIAS.
• DESENVOLVIMENTO DA IMAGEM POSITIVA DE SI E DA CONFIANÇA
DE SUAS CAPACIDADES.
• AMPLIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DA CAPACIDADE DA
EXPRESSÃO CORPORAL.
CONHECIMENTO
PRÉVIO NECESSÁRIO:
ESPERA-SE QUE OS ALUNOS TENHAM CONHECIMENTO BÁSICO DO
PRÓPRIO CORPO (COR DO CABELO, COR DOS OLHOS, COR DA PELE), DE SUAS
CAPACIDADES MOTORAS E RECONHEÇAM O PRÓPRIO NOME
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: OBSERVANDO A IMAGEM NO ESPELHO
- CONVIDAR OS ALUNOS A SE POSICIONAREM DIANTE DE UM ESPELHO, A FIM DE IDENTIFICAREM CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E EXPRESSAREM O NOME DAS PARTES DO CORPO ORALMENTE. SOLICITAR A CADA ALUNO QUE DIGA O PRÓPRIO NOME EM VOZ ALTA E FALE DE SUASCARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DO QUE GOSTA DE FAZER. OBSERVAR TODA E QUALQUER MANIFESTAÇÃO DAS CRIANÇAS EM FRENTE AO ESPELHO –RISOS, CARETAS, DÚVIDAS, SURPRESAS ETC. ESSA TAMBÉM É UMA FORMA DE SE COMUNICAREM.
- SOLICITAR AOS ALUNOS QUE DESENHEM, EM UMA FOLHA SULFITE, UMA REPRESENTAÇÃO DE SI MESMOS, CONFORME A IMAGEM QUE VIRAM NO ESPELHO.
2º MOMENTO: MÚSICAS MOVIMENTO E BRINCADEIRAS
- PROMOVER BRINCADEIRAS PARA QUE OS ALUNOS IDENTIFIQUEM CADA PARTE DO CORPO E PERCEBAM COMO PODEM MOVIMENTAR CADA UMA DELAS. É POSSÍVEL APRESENTAR A ELES CANTIGAS TRADICIONAIS (COMO “CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ”,
3º MOMENTO: MONTAR UM BONECO ARTICULADO
- MONTAR BONECOS ARTICULADOS COM OS ALUNOS E DEIXAR QUE BRINQUEM COM ELES POR ALGUM TEMPO.
- CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS FÍSICAS DELES, POR EXEMPLO: “OLHEM SÓ, O GABRIEL TEMCABELOS ENCARACOLADOS, QUEM MAIS TEM O CABELO ASSIM? QUEM TEM O CABELO DIFERENTE?” VALORIZAR A SINGULARIDADE DE CADAALUNO, INCENTIVANDO-OS A RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS E PERCEBER A BELEZA QUE HÁ NELAS.
4º MOMENTO: MURAL COM FOTOS
- EXPOR NA SALA DE AULA UMA FOTO DE CADA ALUNO E, AO LADO OU EMBAIXO DA FOTO, COLAR UMA TIRA COM O NOME DA CRIANÇA RETRATADA. ORIENTAR OS ALUNOS A PEGAREM SUA FOTO E CONTAREM PARA OS COLEGAS EM QUE MOMENTO ELA FOI TIRADA, COM QUEM ESTAVAM E QUEM A TIROU.
5º MOMENTO: CRACHÁ COM NOME
- COM UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE, MONTAR UM CRACHÁ DE MESA PARA CADA ALUNO. ESCREVER, NA PRESENÇA DELES, O PRIMEIRO NOMEDE CADA UM, FALANDO O NOME DE CADA LETRA.
- . SOLICITAR AOS ALUNOS QUE IDENTIFIQUEM EM SEUS CRACHÁS A PRIMEIRA LETRA DO PRÓPRIO NOME. PEDIR-LHES QUE A COPIEM EM UMA FOLHA SULFITE, DO MODO COMO SOUBEREM. EXPLORAR A PRIMEIRA LETRA DE TODOS OS NOMES DA TURMA.
- OBSERVE A IMAGEM E FALE QUANTOS OLHOS?
- BOCA?
- PERNAS...
- QUANTOS COLEGAS? QUANTAS MENINAS?QUANTOS MENINOS?
- QUANTAS LETRINHAS TEM O SEU NOME?
• CANTIGAS POPULARES, COMO “CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ”, “BONECA DE LATA” E “POP POP”;
• BONECOS ARTICULADOS;
• COLA;
• MATERIAIS DE ESCRITA;
• ESPELHO;
• UMA FOTOGRAFIA DE CADA CRIANÇA COM FAMILIARES OU AMIGOS;
• FOLHAS DE PAPEL SULFITE.
SÍNTESE/AVALIAÇÃO:
VERIFICAR SE OS ALUNOS:
• EXPRESSARAM ORALMENTE GOSTOS E PREFERÊNCIAS.
• RECONHECERAM E NOMEARAM AS PARTES DO CORPO.
• RECONHECERAM E PRONUNCIARAM COM CLAREZA O PRÓPRIO NOME.
• IDENTIFICARAM SUA PRÓPRIA FOTO.
• PERCEBERAM QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
DIFERENTES.
• ESCREVERAM A LETRA INICIAL DO PRÓPRIO NOME POR MEIO DE
ESCRITA ESPONTÂNEA.
• PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário