sexta-feira, 31 de julho de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: CHAPEUZINHO VERMELHO - EDUCAÇÃO INFANTIL


- TEMA: CHAPEUZINHO VERMELHO (VOVÓ)

   

ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

                    HISTÓRIA “CHAPEUZINHO VERMELHO”






 HORA DA HISTÓRIA
  •   EM UM AMBIENTE ACONCHEGANTE, LER A HISTÓRIA PARA A CRIANÇA.
  •  EXPLORAR O TEXTO; ONDE A HISTÓRIA SE PASSA?
  • QUAL A PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
  • O QUE ACONTECEU COM A VOVOZINHA?
  •   QUEM AJUDOU CHAPEUZINHO VERMELHO?
  •    LOCALIZAR E IDENTIFICAR LETRAS DO NOME PRÓPRIO
  •   MONTAR O NOME E REGISTRAR (VISUALIZAR E ESTUDAR O ALFABETO)


 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  •   CANTAR, BATER PALMAS E ACOMPANHAR A COREOGRAFIA DA MÚSICA. “PELA ESTRADA AFORA
  •  EXPLORAR A MELODIA;  
  • EXPLORAR AS CORES
  • TRABALHAR FORMAS GEOMÉTRICAS

       
O EU, O OUTRO E O NÓS 
   
  TRABALHAR A FIGURA DA VOVÓ E DO VOVÔ.
  •   CONVERSAR SOBRE A FAMÍLIA (QUEM É A MÃE DA MAMÃE E A MÃE DO PAPAI).



   ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES    

  •   EXPLORAR O PERTO E LONGE ABORDADOS NA LETRA DA MÚSICA “PELA ESTRADA AFORA”;
  •  REPRESENTAR QUANTIDADES RELACIONADOS AO NÚMERO SOLICITADO.
  •  UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS NAS ARTES (PAPÉIS PICADOS, ALGODÃO...)


       
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

  •   MÚSICA “PELA ESTRADA AFORA”, PARA DANÇAR E MOVIMENTAR.
  •   IMITAR OS ANIMAIS, USANDO AS FICHAS PARA DIRECIONAR A BRINCADEIRA.
  •   BRINCAR DE SEU LOBO 


                   26 DE JULHO É COMEMORADO O DIA DA VOVÓ E DO VOVÔ.

  •  TODOS OS AVÓS PRECISAM DE AMOR E CARINHO. FAÇA JUNTO COM A MAMÃE A RECEITA PREFERIDA DA VOVÓ. (BOLO, BISCOITOS, DOCINHOS?
  • SE FOR POSSÍVEL, ENVIE A RECEITA PREPARADA, JUNTO COM O CARTÃO, PARA QUE O VOVÔ E A VOVÓ, POSSAM SENTIR O SEU AMOR, MESMO DISTANTE NESSA PANDEMIA.
  •  LEMBRE DE REGISTRAR COM FOTOS, FILMAR E POSTAR NO GRUPO, VOCÊ FAZENDO A RECEITA JUNTO COM A MAMÃE.

           VEJAM QUE FOFURA  AS ATIVIDADES/RECEITAS REALIZADAS EM FAMÍLIA!






PLANO DE AULA REMOTA: MEU PINTINHO AMARELINHO- EDUCAÇÃO INFANTIL



 #Brumadinhoesseémeulugar!

ESSA SEQUÊNCIA CONTEMPLA OS SEGUINTES CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:


X) ESCUTA,FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO  ( X) EU, O OUTRO E O NÓS ( X)CORPO,GESTOS E MOVIMENTOS (X) TRAÇOS , SONS, CORES E FORMAS. (  X ) ESPAÇOS,TEMPOS E QUANTIDADES.



1º MOMENTO: ASSISTIR O VÍDEO: MEU PINTINHO AMARELINHO. 




Ø  CANTAR, BATER PALMA E ACOMPANHAR A MÚSICA, FAZENDO OS GESTOS;
Ø  FICAR EM SILÊNCIO E OUVIR OS SONS EMITIDOS DENTRO E FORA DA CASA;
Ø  PRODUZIR SONS COM A LÍNGUA/BOCA.

2º MOMENTO: IMITAÇÃO.

Ø  IMITAR O SOM DO PINTINHO;
Ø   PEDIR A CRIANÇA PARA MOSTRAR A MÃOZINHA E O PEZINHO;
Ø  FAZER A BRINCADEIRA DO MACACO DISSE:
·         COLOCAR A MÃOZINHA NO NARIZ;
·         COLOCAR A MÃOZINHA NA ORELHA;
·         LEVANTAR O PEZINHO;
·          PULAR COM UM PEZINHO.

3º MOMENTO: ASSISTIR O VÍDEO O NASCIMENTO DO PINTINHO AMARELINHO.





Ø  CONVERSAR COM A CRIANÇA SOBRE A SUA FAMILÍA E DESTACAR OS PARENTES QUE MORAM NA MESMA CASA;
Ø  UTILIZAR FOTOS DA SUA FAMÍLIA PARA IDENTIFICAR AS PESSOAS, LUGARES, ROUPAS E RECORDAR MOMENTOS FELIZES;
Ø  FALAR PARA A CRIANÇA QUEM SÃO AS PESSOAS DAS FOTOS;

4º MOMENTO: CORES

Ø  DESTACAR A COR AMARELA, MOSTRAR PARA A CRIANÇA OS OBJETOS DE COR AMARELA QUE ENCONTRAR EM CASA;
Ø  EXPLORAR NOME DE ANIMAIS, SONS E CORES EXISTENTES NO VÍDEO.

5º MOMENTO: ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

Ø  BRINCAR DE FAZ DE CONTA;
Ø  CONVERSAR SOBRE O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO;
Ø  CANTAR A MÚSICA PARABÉNS PRA VOCÊ, INCENTIVANDO A CRIANÇA A BATER PALMINHAS E BRINCAR EXPRESSANDO EMOÇÕES, SENTIMENTOS E ENTUSIASMO;