quarta-feira, 24 de junho de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA "HIGIENE" - EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                 PROFESSORA CRISTIANE

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!

                  ATIVIDADE REMOTA




ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
HISTÓRIA : AS MÃOS DO MACAQUINHO CHIQUINHO (GINA BORGES) 





      PULA DAQUI, PULA DALI, DE UM GALHO PARA O OUTRO SEM NUNCA CAIR, VIRANDO CAMBALHOTAS SEM SE MACHUCAR, ASSIM VIVIA O MACAQUINHO CHIQUINHO. 
      SUAS MÃOZINHAS ESTAVAM SEMPRE SUJAS, POIS NÃO SAIAM DO CHÃO. QUANDO COMIA BANANA NÃO LAVAVA AS MÃOS. 
    UM DIA A BARRIGA DE CHIQUINHO COMEÇOU A CRESCER COMO UM BALÃO. SUA PELE FICOU AMARELA, AMARELA QUE NEM UM MAMÃO. 
    QUANDO VIU SUA IMAGEM REFLETIDA NO LAGO, PERCEBEU QUE ESTAVA AMARELO E BARRIGUDO, COM OS BRAÇOS MUITO FINOS E OS OLHOS ESBUGALHADOS. LEVOU UM SUSTO E CAIU DESMAIADO.
     QUANDO CHIQUINHO ACORDOU, EM SUA CAMA ESTAVA. SEU PAI QUE MUITO O AMAVA, PARA NÃO VÊ- LO DOENTE, BOAS MANEIRAS LHE ENSINOU. 
  - CHIQUINHO, QUANDO PASSEAR E EM CASA CHEGAR, AS MÃOS VOCÊ TEM QUE LAVAR ANTES DE O ALIMENTO TOCAR. E, DEPOIS QUE O BANHEIRO USAR, AS MÃOS TEM QUE LAVAR. SÃO ESSES OS CUIDADOS QUE DEVEMOS ADOTAR. 
      E CHIQUINHO APRENDEU A LIÇÃO: SEMPRE QUE EM CASA CHEGAVA , IA DIRETINHO PARA O BANHEIRO LAVAR AS MÃOS. 

ATIVIDADE:

 - LER O TEXTO DO MACAQUINHO CHIQUINHO PARA A CRIANÇA , ( CASO A CRIANÇA NÃO COMPREENDA LER MAIS DE UMA VEZ). 
-  EXPLORAR O TEXTO; ONDE A HISTÓRIA SE PASSA? 

  •   QUAL O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA? 
  •  O QUE ACONTECEU COM O MACAQUINHO CHIQUINHO?
  •  POR QUE ELE FICOU DOENTE? 
  •  QUAL FOI A LIÇÃO QUE O MACAQUINHO CHIQUINHO TIROU DEPOIS DE FICAR  DOENTE?
  •  QUEM ENSINOU O MACAQUINHO CHIQUINHO A TER BOAS MANEIRAS? 

- PEDIR A CRIANÇA RECONTAR A HISTÓRIA DO JEITINHO QUE ELA ENTENDEU

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

- ESCOLHA DAS FUTAS PREFERIDAS!


  • CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE SUA FRUTA PREFERIDA.


  •  DEIXE QUE A CRIANÇA SE MANIFESTE NA ESCOLHA DAS MESMAS.

  - PEGUE ALGUMAS FRUTAS E OBSERVE: EXPLORE COM A CRIANÇA O TAMANHO, A FORMA , A COR. PODE TAMBÉM EXPLORAR O PALADAR ATRAVÉS DAS MESMAS. EX. TAMPE OS OLHINHOS DA CRIANÇA , PEGUE UM PEDAÇO DA FRUTA, COLOQUE NA BOCA DELA E DEIXE QUE ELA ADIVINHE QUAL É A FRUTA QUE ESTÁ COMENDO. 


ATIVIDADE GRÁFICA:FUTAS PREFERIDAS!


 ATIVIDADE GRÁFICA  NÚMERO =  QUANTIDADE

 LIGAR ÀS QUANTIDADES, TENTE DAR PRIMEIRO OBJETOS PARA QUE A CRIANÇA CONTE UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS( PODE SER TAMPINHAS, PALITOS, BRINQUEDOS,ETC), PARA QUE DEPOIS REALIZE A ATIVIDADE NO PAPEL, FACILITANDO ASSIM A APRENDIZAGEM E ENTENDIMENTO.



TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


 ASSISTIR AO VÍDEO COM A MÚSICA “A DANÇA DO MACACO”.
                                                






  • DEIXAR A CRIANÇA FICAR BEM DESCONTRAÍDA( CANTAR, DANÇAR E BRINCAR). 
  • IMITAR O MACACO.
  •  IMPROVISAR UM MICROFONE COM ALGUM OBJETO E INCENTIVAR A CRIANÇA A CANTAR AS MÚSICAS QUE ELA SABE OU DE SUA PREFERÊNCIA. 
  •  ATIVIDADE GRÁFICA: DESENHAR O MACAQUINHO

  •  DESENHAR O “ MACAQUINHO CHIQUINHO”, EXPLORAR COM A CRIANÇA O DESENHO QUE FEZ. EX . O QUE VOCÊ FEZ, ONDE ESTÃO AS PERNINHAS, QUANTOS OLHINHOS, ONDE ELES ESTÃO, QUAL É A COR DO MACACO, VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FALTANDO ALGUMA COISA, ETC.  

NA ATIVIDADE DE RASGAR PAPÉIS E COLAR DENTRO DAS BANANAS, INCENTIVE A CRIANÇA EM RASGAR PEDAÇOS PEQUENOS PARA QUE CAIBA DENTRO DO DESENHO, ASSIM VAMOS ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.



O EU, O OUTRO E O NÓS


➢ AO TRABALHAR A ATIVIDADE EM FAMÍLIA , EXPLORAR COM AS CRIANÇAS TODOS OS CUIDADOS QUE A FAMÍLIA ESTÁ TENDO EM CASA COM O COVID-19, E TAMBÉM AO SAIR DE CASA. 
➢ RELACIONAR AS ATITUDES DA FAMÍLIA COM A HISTÓRIA DO “MACAQUINHO CHIQUINHO”. EX. FAZER A SEGUINTE PERGUNTA PARA A CRIANÇA; SE O MACAQUINHO TIVESSE LAVANDO BEM AS MÃOS E PASSSANDO O ÁLCOOL DIREITINHO, VOCÊ ACHA QUE ELE TERIA FICADO DOENTE, POR

 CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

➢ PEDIR QUE A CRIANÇA OLHE NO ESPELHO E FAÇA DIVERSAS IMITAÇÕES DOS BICHINHOS DA FLORESTA COMO O MACAQUINHO, O LEÃO, O COELHO, O JACARÉ, A ONÇA, ENTRE OUTROS. NESSE MOMENTO APROVEITAR E EXPLORAR VÁRIAS POSSIBILIDADES DO CORPO NO ESPAÇO, PEDIR PARA A CRIANÇA SENTAR, LEVANTAR, PULAR, RODAR, SALTAR, FICAR DE UM PÉ SÓ. EXPLORAR TAMBÉM AS PARTES DO CORPINHO COMO, COLOCAR A MÃOZINHA NA BARRIGA, NO PESCOÇO, NAS ORELHAS, NO NARIZ.
 ➢ BRINCAR COM A CRIANÇA DE MACACO DISSE. EX. MACACO DISSE BATER PALMINHAS, MACACO DISSE BATER OS PEZINHOS NO CHÃO, MACACO DISSE IR ATÉ A COZINHA E VOLTAR DEPRESSA, ETC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário