quarta-feira, 24 de junho de 2020

PLANO DE AULA: FESTA JUNINA - MATERNAL ll

    A FESTA JUNINA É SÍMBOLO DE DIVERSÃO E MUITA INTERAÇÃO. ESSA É UMA ÉPOCA EM QUE TODOS AMAM, SOBRETUDO AS CRIANÇAS, E PARA ENTRETÊ-LAS, PREPARAMOS ALGUMAS ATIVIDADES ORIENTADAS PARA QUE POSSAM VIVENCIAREM ESSE MOMENTO EM FAMÍLIA, PELO FATO DE NÃO PODERMOS REALIZAR NOSSA TRADICIONAL FESTA JUNINA ESSE ANO.
1º MOMENTO: VÍDEO PULA PIPOQUINHA. 



  •  CANTE E DANCE A MÚSICA DA PIPOQUINHA.


Ø  ASSISTIR AO VÍDEO, DANÇANDO E SE DIVERTINDO.
Ø  A FAMÍLIA PODERÁ VESTIR A CRIANÇA CARACTERIZADA E APROVEITAR ESTE MOMENTO PARA FAZER UM VÍDEO E TIRAR FOTOS. QUE DEVERÃO SER ENVIADOS PARA A PROFESSORA.

2º MOMENTO: VÍDEO PIPOCA – PALAVRA CANTADA. 




Ø  TENTE REPRODUZIR A BRINCADEIRA DO VÍDEO CRIANDO MOVIMENTOS COM A CRIANÇA.
Ø   PERGUNTE PARA SEU(A) FILHO(A) SE CONHECE ESSE ALIMENTO, QUEM JÁ COMEU, ONDE COMEU, SE GOSTA OU NÃO DE PIPOCA.
Ø  MOSTRE QUE A PIPOCA É UM ALIMENTO FEITO A PARTIR DE UM TIPO DE MILHO, O MILHO-PIPOCA, MOSTRE O MILHO PARA A CRIANÇA E EXPLIQUE QUE DEPOIS ESSE TIPO DE MILHO QUE É BASTANTE AQUECIDO, ELE ESTOURA E VIRA PIPOCA!
Ø  ESTOURE PIPOCAS PARA A CRIANÇA SABOREAR E PERCEBER QUAL O GOSTO TEM E SE GOSTAM.
Ø  APROVEITE PARA FAZER UM CINEMINHA EM CASA ASSISTINDO UM FILME DE PREFERÊNCIA DA CRIANÇA, COMENDO PIPOCA EM FAMÍLIA. ENVIE FOTOS PARA A PROFESSORA DESSE MOMENTO.

3º MOMENTO: MATEMÁTICA

Ø  EXPLORAR OS CONCEITOS BÁSICOS: CHEIO/VAZIO, MUITO/POUCO, DENTRO/FORA.

·         UTILIZANDO UM COPINHO, MOSTRAR ELE VAZIO, DEPOIS CHEIO DE PIPOCA.
·         COLOCAR UMA PIPOCA NA MÃOZINHA DA CRIANÇA E VÁRIAS NA MÃO DA MAMÃE E PERGUNTAR QUEM TEM MAIS? (COMPARAR EU TENHO MUITAS PIPOCAS, VOCÊ TEM POUCAS. DEPOIS DEIXAR A CRIANÇA ENCHER A MÃO DE PIPOCA   E CONTINUAR CONVERSANDO...)
·         USAR UMA CAIXA DE PAPELÃO PARA ENTRAR DENTRO (EXPLORANDO O CONCEITO DENTRO E FORA DA CAIXA)
·         A PIPOCA QUANDO ESTOURA PULA PARA FORA DA PANELA. EXPLICAR QUE É PRECISO TAMPAR A PANELA PARA A PIPOCA FICAR DENTRO DELA.
Ø  EXPLORAR COM A CRIANÇA A COR DO MILHO E DA PIPOCA, TEMPERATURA, CHEIRO E SABOR.
Ø  IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS TEMPORAIS (ANTES, DURANTE E DEPOIS), USANDO A TRANSFORMAÇÃO DO MILHO EM PIPOCA.

4º MOMENTO:  MASSINHA DE MODELAR

Ø  UTILIZAR A MASSINHA DE MODELAR PARA CRIAR PIPOCAS (FAZER BOLINHAS).
Ø  DEPOIS BRINCAR LIVREMENTE COM A MASSINHA.

5º MOMENTO: DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA PINTAR, RASGAR E FAZER BOLINHAS DE PAPEL.

FAÇA UM BONITO COLORIDO NA TIGELA, DEPOIS COLE BOLINHAS DE PAPEL CREPOM NAS PIPOCAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário