A CASA - VINÍCIUS DE MORAES
2ª feira: POESIA A CASA
ATIVIDADE SOBRE O TEMA:
1) Assistir ao vídeo junto à criança.
Em seguida, ler recitando para a criança a
poesia “A CASA”, Vinícius de Moraes.
- Montar uma “cabaninha” com lençol
(pode ser na cama, beliche, sofá...) e brincar com a criança.
Cantar a música da poesia.
A Casa
Vinicius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
- A criança irá formular como será a brincadeira de cabaninha, as pessoas que moram nesta cabaninha e os papeis de cada um na brincadeira.
3ª feira: Artes
ATIVIDADES:
1)
Construir uma casinha utilizando
material reciclável (caixa de leite, caixa de sapato, retalhos de tecido,
papéis e outras sobras de materiais de costura ou algum que sua criatividade
expressa).
2)
Desenhar em um papel ofício pessoas
que moram nesta casa. Faça com bastante capricho e um colorido bem bonito.
3)
Recorte os desenhos e faça
bonequinhos.
Cole os bonequinhos em papelão para ficar mais durinho e a criança poderá brincar com eles como se fossem marionetes/fantoches.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1)
A criança vai fazer suas escolhas de
como enfeitar a casa e ajudar no recorte de materiais onde ela consegue fazer
uso da tesoura (usar tesoura própria para criança, sem ponta).
2)
Separar os materiais que serão
utilizados e depois guardá-los.
OBS: As crianças que não conseguem fazer
uso da tesoura, deixe que ela pegue na tesourinha e faça os movimentos do seu
jeito, ensinando-a os movimentos corretos de abrir e fechar. Dê a ela papéis
onde ela possa picar pequenino e/ou fazer bolinhas para enfeitar a casinha. Use
sua criatividade!
4ª feira: Completando desenho da casa.
1)
Fazer um desenho de uma casinha
simples (folha ou caderno) e pedir a criança para completar a casa (ela irá
desenhar as portas, janelas, telhado e outros mais que ela criar na casa. Pode
explorar a parte externa, como jardins, caminhos, o tempo se está ensolarado,
chuvoso, nublado, vento, frio...
Explorando a escrita
Do jeito da criança, sem intervenção de escrita
do adulto, peça a criança para escrever na folha do desenho quem mora nesta
casa. (Não esqueça, se a criança está na fase dos garatuja “rabiscos” para escrita,
deixe que ela expressa por meio deles. Não interfira na sua escrita)
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1)
A criança deve completar a casa do
jeito dela, fazendo os desenhos sozinha, sem a ajuda da família. A família
poderá explorar oralmente como é a casa, mas as ideias surgirão da criança.
2)
Inicie a fazer uma albinho destas
atividades, onde será levado posteriormente para a escola, onde a criança irá
relatar para os colegas e professora estes momentos tão ricos e mostrar suas
atividades.
OBS:Todas as atividades sugeridas podem ser
feitas em folha ofício ou no caderno sem pauta.
5ª feira: Números
1)
Desenhar dez casinhas bem simples
(sugestão de modelo abaixo).
2)
Pedir a criança para numerar as
casinhas começando do número 0.
3)
Desenhar uma casinha do mesmo
modelo, porém, maior.
4)
Leva a criança de frente sua casa e
mostre a ela o número da casa de vocês.
5)
Peça a ela que escreva na casa maior
o número da sua casa.
6) Fale o endereço completo, para que a criança vá aprendendo, onde mora e qual o endereço.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
- A
criança vai aprender qual é seu endereço, como que o carteiro acha sua casa, se
ela perder como que vai pedir ajuda... entendendo porque é importante saber o próprio endereço.
6ª feira: Poema A CASA E SEU DONO de Elias José
1)
Visualizar a história “A CASA E SEU
DONO”
2)
Recontar a história A
casa e seu dono.
3)
Lembrar dos
personagens que moram na casa e seu dono.
Perceber
a diferença entre a história “A casa e seu dono” e a poesia “A casa.
CURIOSIDADE: Na
poesia cantada “A CASA” de Vinícius de Moraes, cita a casa que não tem teto,
não tem chão, não pode fazer xixi... Mas esta casa na verdade é um lugar que
todos nós já moramos, que é o útero materno da mãe. O lugar mais seguro e
aconchegante que existe. Muito bacana não é mesmo?
----------------------------
----------------------------
Outras dicas que são enriquecedoras:
1- Brincar com lego /brinquedos de encaixe.
2- Brincar com letras do alfabeto.
3- Observar a ficha e montar o nome próprio
4 - Registrar o próprio nome.
5- Folhear livros e ouvir histórias diariamente.
6- Recitar parlendas e versinhos.
7- Colorir figuras/desenhos e desenhar livremente.
Atenção ! Observe a posição correta da criança pegar o lápis. Já foi ensinado na escola, mas é preciso reforçar diariamente.
Muito bom! Obrigada por compartilhar.(Júh)
ResponderExcluirAMO VER A FORMA QUE VOCÊ TRABALHA E DEDICA.TUUUUDO MUITO ORGANIZADOO....PARABÉNS! (Joelma)
ResponderExcluirmuito bom!!!!
ResponderExcluirQue legal! Gostei porque encontrei sugestões ótimas .Vamos usar na nossa sala.obrigada por compartilhar.🤩
ResponderExcluirMuito legal! Parabéns! Um material riquíssimo. Obrigado por compartilhar conosco.
ResponderExcluir