quinta-feira, 7 de maio de 2020

Sequência Didática: A CASA - VINÍCIUS DE MORAES -Educação infantil

Sugestões  de atividades para ser realizada, em casa, pela família. (quarentena Covid-19)


A CASA - VINÍCIUS DE MORAES

2ª feira:  POESIA A CASA


ATIVIDADE SOBRE O TEMA:

1)   Assistir ao vídeo junto à criança.
Em seguida, ler recitando para a criança a poesia “A CASA”, Vinícius de Moraes.  
- Montar uma “cabaninha” com lençol (pode ser na cama, beliche, sofá...) e brincar com a criança.

Cantar a música da poesia.


A Casa

Vinicius de Moraes


Era uma casa

Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero
Na Rua dos Bobos

Número Zero.


ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


- A criança irá formular como será a brincadeira de cabaninha, as pessoas que moram nesta cabaninha e os papeis de cada um na brincadeira.


3ª feira: Artes


ATIVIDADES:



1)   Construir uma casinha utilizando material reciclável (caixa de leite, caixa de sapato, retalhos de tecido, papéis e outras sobras de materiais de costura ou algum que sua criatividade expressa).
2)   Desenhar em um papel ofício pessoas que moram nesta casa. Faça com bastante capricho e um colorido bem bonito.
3)   Recorte os desenhos e faça bonequinhos.

Cole os bonequinhos em papelão para ficar mais durinho e a criança poderá brincar com eles como se fossem marionetes/fantoches.





ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


1)  A criança vai fazer suas escolhas de como enfeitar a casa e ajudar no recorte de materiais onde ela consegue fazer uso da tesoura (usar tesoura própria para criança, sem ponta).
2)  Separar os materiais que serão utilizados e depois guardá-los.


     OBS: As crianças que não conseguem fazer uso da tesoura, deixe que ela pegue na tesourinha e faça os movimentos do seu jeito, ensinando-a os movimentos corretos de abrir e fechar. Dê a ela papéis onde ela possa picar pequenino e/ou fazer bolinhas para enfeitar a casinha. Use sua criatividade!

        4ª feira: Completando desenho da casa.

1)   Fazer um desenho de uma casinha simples (folha ou caderno) e pedir a criança para completar a casa (ela irá desenhar as portas, janelas, telhado e outros mais que ela criar na casa. Pode explorar a parte externa, como jardins, caminhos, o tempo se está ensolarado, chuvoso, nublado, vento, frio...

    Explorando a escrita

     Do jeito da criança, sem intervenção de escrita do adulto, peça a criança para escrever na folha do desenho quem mora nesta casa. (Não esqueça, se a criança está na fase dos garatuja “rabiscos” para escrita, deixe que ela expressa por meio deles. Não interfira na sua escrita)

   ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1)  A criança deve completar a casa do jeito dela, fazendo os desenhos sozinha, sem a ajuda da família. A família poderá explorar oralmente como é a casa, mas as ideias surgirão da criança.
2)  Inicie a fazer uma albinho destas atividades, onde será levado posteriormente para a escola, onde a criança irá relatar para os colegas e professora estes momentos tão ricos e mostrar suas atividades.
OBS:Todas as atividades sugeridas podem ser feitas em folha ofício ou no caderno sem pauta.

5ª feira:  Números


1)  Desenhar dez casinhas bem simples (sugestão de modelo abaixo).


2)  Pedir a criança para numerar as casinhas começando do número 0.
3)  Desenhar uma casinha do mesmo modelo, porém, maior.
4)  Leva a criança de frente sua casa e mostre a ela o número da casa de vocês.
5)  Peça a ela que escreva na casa maior o número da sua casa.
6)  Fale o endereço completo, para que a criança vá aprendendo, onde mora e qual o endereço. 

  ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

- A criança vai aprender qual é seu endereço, como que o carteiro acha sua casa, se ela perder como que vai pedir ajuda... entendendo porque é importante saber o próprio endereço.


6ª feira: Poema A CASA E SEU DONO de Elias José 

1)  Visualizar a história “A CASA E SEU DONO” 









2)  Recontar a história A casa e seu dono.
3)  Lembrar dos personagens que moram na casa e seu dono.

Perceber a diferença entre a história “A casa e seu dono” e a poesia “A casa.


CURIOSIDADE: Na poesia cantada “A CASA” de Vinícius de Moraes, cita a casa que não tem teto, não tem chão, não pode fazer xixi... Mas esta casa na verdade é um lugar que todos nós já moramos, que é o útero materno da mãe. O lugar mais seguro e aconchegante que existe. Muito bacana não é mesmo?
                                                ----------------------------


Outras dicas que são enriquecedoras:

1-  Brincar com lego /brinquedos de encaixe.
2-  Brincar com letras do alfabeto.
3-  Observar a ficha e montar o nome próprio
4 - Registrar o próprio nome.
5-  Folhear livros e ouvir histórias diariamente.
6-  Recitar parlendas e versinhos. 
7- Colorir figuras/desenhos e desenhar livremente.

Atenção ! Observe a posição correta da criança pegar o lápis. Já foi ensinado na escola, mas é preciso reforçar diariamente.





5 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada por compartilhar.(Júh)

    ResponderExcluir
  2. AMO VER A FORMA QUE VOCÊ TRABALHA E DEDICA.TUUUUDO MUITO ORGANIZADOO....PARABÉNS! (Joelma)

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Gostei porque encontrei sugestões ótimas .Vamos usar na nossa sala.obrigada por compartilhar.🤩

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Parabéns! Um material riquíssimo. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir