PLANO DE AULA
COMPONENTE: Língua Portuguesa
ANO: 1º e 2º ano
TÍTULO DA AULA: Recitando parlendas
PRÁTICA DE LINGUAGEM: Oralidade / Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETO DO CONHECIMENTO: Produção de texto oral/ Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
HABILIDADES NA BNCC: (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
DESENVOLVIMENTO:
* Na roda de conversa explique o que é uma parlenda: são versinhos que são recitados em brincadeiras de crianças. São feitos para brincar e se divertir.
* Perguntar se os pais ou os avós dos alunos já brincaram com eles recitando uma parlenda. Deixar as crianças recitarem as parlendas conhecidas.
* Depois levar os alunos para uma brincadeira no pátio utilizando a parlenda “Salada, saladinha”
* Após a brincadeira recite a parlenda sugerida na atividade. Proponha que os alunos a repitam com você várias vezes.
* Peça que venham até a frente da turma. Ajude-as com os gestos, postura e entonação de voz.
* Convide os alunos para lerem a parlenda escrita no cartaz. Leia cada verso em voz alta, apontando para sua escrita.
* Entregar cópias da parlenda para eles lerem em casa junto aos familiares.
RECURSOS: Cartaz com a parlenda
AVALIAÇÃO: Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.
Que beleza. Me ajudou muito na minha aula
ResponderExcluir