domingo, 22 de dezembro de 2019

Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3/educação infantil

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
  MENINA  BONITA  DO  LAÇO  DE  FITA

Objetivos:

  • Ouvir diferentes histórias;
  • Respeitar as diferenças;
  • Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  • Encontrar pertencimento em sala de aula;

1º Momento: Linguagem oral e escrita

Hora da história!!!

Usando uma janelinha e fantoches, contar a história " Menina bonita do laço de fita"para as crianças.

Após a história:

- Organizar uma roda de conversa ;
- Mostrar o livro, os personagens;
- Falar sobre a autora da história, como uma escritora que gosta de escrever, principalmente para criança;

Recontar a história!
- Durante a leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade nas crianças;
- Depois mostrar a capa do livro para as crianças, fazendo questionamento sobre a ilustração. A cor da pele da menina, o cabelo...
- Ler a história, explorando bastante. Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, lábios... Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
- Explorar o relato das crianças: Se gostam ou não do personagem e por quê;
- Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem, uma historia e que ninguém é igual a ninguém.

2º Momento: Matemática
Seriação:
Usando a figura planificada da menina  , explorar os tamanhos pequeno, médio e grande.
-Contar os coelhinhos até 5 ou mais.
3º Momento- Artes

Confeccionar máscaras de coelhinhos de diversas cores.
Deixar os alunos escolher a cor que irá usar


4º Momento-Psicomotricidade


  •        Trabalhar movimentos do corpo e equilíbrio, brincando no balanço e escorregador do parquinho.
  •     Organizar um circuito para os alunos explorar: Pular,  rolar, dar cambalhota, passar entre cones, passar embaixo da corda...
  •      Orientar os alunos para aguardar a vez de brincar!


AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, a oralidade, formulação de respostas para as perguntas sobre o texto. Observar a coordenação motora e equilíbrio durante as atividades de artes e no pátio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário