sábado, 21 de setembro de 2019

Atividade dia da árvore: A Lenda do Ipê/ Professora Marta Cristins.

                    A LENDA DO IPÊ

 Compartilhando essa ideia linda para inspirar outros educadores. Parabéns Marta!

A lenda do Ipê 

    Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos.
    Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.
    Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro. […]
Disponível em: http://www.migre.me/kopurs. 

HISTÓRIA

Conta-se a lenda que, quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer para embelezar a terra.  Foi aquela alegria.

Outono, Verão, Primavera, diziam!!!

Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno e perguntou:

— Por que ninguém escolhe a época do inverno?

Cada uma árvore tinha sua razão. Muito seco! Muito frio! Muita queimada!

Deus disse: — Mas Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas…

Todos as árvores ficaram em silêncio.

Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse:

— Eu vou…

Com um belo sorriso Deus perguntou: — Qual seu nome minha filha?

— Me chamo Ipê, senhor!

— Por atender ao meu pedido farei com que você floresça no inverno com várias cores.

MORAL DA HISTÓRIA

Quando sentimos a presença Divina e fazemos a vontade Dele, recebemos por merecer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário