sábado, 28 de setembro de 2019

Atividade halloween :Dia das bruxas /31 de outubro

                            (Atividade desenvolvida pela professora/ estagiária Cida)

A BRUXA
Anda de vassoura (vrum vrum vrum)
Mexe o caldeirão (Mexe mexe)

É má e feiosa

Asa de morcego,
Pata de Aranha,
Pitada de formiga,
Dente de Piranha!

É a bruxa
Muito malvada
Que quer pegar
A criançada!

Mas a bruxa
Tem um segredo
Se gritar com ela (AAAAAAH!)
Ela morre de medo!

Atividade : Meio Ambiente

                                                         Professora Nazaré.


População brasileira: miscigenação de culturas .

Exposição de trabalhos de geografia com os alunos dos 7° anos com o professor Rodrigo
                                                (Escola Carmela Caruso Aluotto)









domingo, 22 de setembro de 2019

Projeto: A arte de se alimentar! Educação infantil

     

   A Expocultural  realizada com o tema "A ARTE DE SE ALIMENTAR", pela professora Jacylane Alves e sua turminha, foi linda ! 

Parabéns a todos pela criatividade e riqueza dos detalhes.

   











A arte de se alimentar!

sábado, 21 de setembro de 2019

Boneco para trabalhar as partes do corpo.

Esquema corporal. Montando e desmontando as partes do corpo.
                                                  Maternal 3
                                                               Boneco articulado!

Tartaruga esculpida na melancia

                                              ( Silvia Cristina)

Atividade dia da árvore: A Lenda do Ipê/ Professora Marta Cristins.

                    A LENDA DO IPÊ

 Compartilhando essa ideia linda para inspirar outros educadores. Parabéns Marta!

A lenda do Ipê 

    Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos.
    Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.
    Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro. […]
Disponível em: http://www.migre.me/kopurs. 

HISTÓRIA

Conta-se a lenda que, quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer para embelezar a terra.  Foi aquela alegria.

Outono, Verão, Primavera, diziam!!!

Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno e perguntou:

— Por que ninguém escolhe a época do inverno?

Cada uma árvore tinha sua razão. Muito seco! Muito frio! Muita queimada!

Deus disse: — Mas Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas…

Todos as árvores ficaram em silêncio.

Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse:

— Eu vou…

Com um belo sorriso Deus perguntou: — Qual seu nome minha filha?

— Me chamo Ipê, senhor!

— Por atender ao meu pedido farei com que você floresça no inverno com várias cores.

MORAL DA HISTÓRIA

Quando sentimos a presença Divina e fazemos a vontade Dele, recebemos por merecer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos.


Plano de aula: A árvore generosa - Educação infantil

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores. 

Objetivos:
– Conscientizar os nossos pequenos sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;
– Criar uma cultura de preservação ambiental;
– Valorizar toda forma de vida;


Desenvolvimento:

1º Momento: Linguagem oral e escrita

Aproveitar o dia da árvore e o início da primavera, para  trabalhar a história “A árvore generosa” .


Uma história bastante rica, onde é possível explorar conteúdos e assuntos do cotidiano das crianças como a amizade e a generosidade.

A árvore generosa
Shel Silverstein
Tradução: Fernando Sabino

Era uma vez uma Árvore que amava um menino.
E todos os dias, o menino vinha e juntava as suas folhas. E com elas fazia coroas de rei. E com a Árvore, brincava de rei da floresta. Subia no seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.
e quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz! Mas o tempo passou e o menino cresceu!
Um dia, o menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"
"Estou grande demais para brincar", respondeu o menino. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?"
"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade, então terá o dinheiro e você será feliz!"
E assim o menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora.
E a Árvore ficou feliz!
Mas o menino sumiu por muito tempo... E a Árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz."
"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o menino. "Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos e para isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa", disse a Árvore. "Mas corte os meus galhos, faça a sua casa e seja feliz."
O menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa.
E a Árvore ficou feliz!
O menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "venha brincar!"
"Estou velho para brincar", disse o menino, "e estou também muito triste." "Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
"Corte meu tronco e faça seu barco", disse a Árvore. "Viaje pra longe e seja feliz!"
O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.
E a Árvore ficou feliz, mas não muito!
Muito tempo depois, o menino voltou.
"Desculpe, Menino", disse a Árvore. "não tenho mais nada pra te oferecer. Os frutos já se foram."
"Meus dentes são fracos demais pra frutos", falou o menino.
"Já se foram os galhos para você balançar", disse a Árvore.
"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.
"Não tenho mais tronco pra você subir", disse a a Árvore.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o menino.
"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe ... "
"Já não quero muita coisa", disse o menino, "só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria. "Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar.
Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."
Foi o que o menino fez.
E a Árvore ficou feliz.

Conversar com as crianças sobre a generosidade da árvore:

  • No início da história  o que o menino fazia com a árvore? Você acha que ele gostava dela?
  • E depois ...quando cresceu  o que a árvore ofereceu?
  • O que você sentiu ao ouvir essa história?

Conversar com as crianças sobre a importância das árvores:

– Embelezam o ambiente;
- Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;
– Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;
– As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;
– Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;
– Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;

2º Momento: Linguagem musical


Cantar música  : Dona Árvore Bia Bedran  





Tronco, folhas, galhos tem
Fruto e flor e raiz
Dona árvore vai bem e é muito feliz
Subir, subir vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair!

3º Momento: Passeio pela escola

Andar nos arredores da escola para observar as árvores existentes.

4º Momento: Artes!

Colorir e enfeitar a árvore com bolinhas de papel

Avaliação: Avaliar a participação das crianças no decorrer das atividades.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Projeto: A Festa no Céu - Educação infantil

Lindo projeto desenvolvido pela professora Yasmim Magalhães e seus alunos.

                                                   Parabéns pela criatividade!




terça-feira, 17 de setembro de 2019

PLANO DE AULA : Dia da árvore- Educação infantil

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores. 

Objetivos:
– Conscientizar os nossos pequenos sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;
– Criar uma cultura de preservação ambiental;
– Valorizar toda forma de vida;


Desenvolvimento:

1º Momento: Linguagem oral e escrita

Aproveitar o dia da árvore e o início da primavera, para  trabalhar a história “A árvore generosa” .


Uma história bastante rica, onde é possível explorar conteúdos e assuntos do cotidiano das crianças como a amizade e a generosidade.

A árvore generosa
Shel Silverstein
Tradução: Fernando Sabino

Era uma vez uma Árvore que amava um menino.
E todos os dias, o menino vinha e juntava as suas folhas. E com elas fazia coroas de rei. E com a Árvore, brincava de rei da floresta. Subia no seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.
e quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz! Mas o tempo passou e o menino cresceu!
Um dia, o menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"
"Estou grande demais para brincar", respondeu o menino. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?"
"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade, então terá o dinheiro e você será feliz!"
E assim o menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora.
E a Árvore ficou feliz!
Mas o menino sumiu por muito tempo... E a Árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz."
"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o menino. "Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos e para isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa", disse a Árvore. "Mas corte os meus galhos, faça a sua casa e seja feliz."
O menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa.
E a Árvore ficou feliz!
O menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "venha brincar!"
"Estou velho para brincar", disse o menino, "e estou também muito triste." "Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
"Corte meu tronco e faça seu barco", disse a Árvore. "Viaje pra longe e seja feliz!"
O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.
E a Árvore ficou feliz, mas não muito!
Muito tempo depois, o menino voltou.
"Desculpe, Menino", disse a Árvore. "não tenho mais nada pra te oferecer. Os frutos já se foram."
"Meus dentes são fracos demais pra frutos", falou o menino.
"Já se foram os galhos para você balançar", disse a Árvore.
"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.
"Não tenho mais tronco pra você subir", disse a a Árvore.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o menino.
"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe ... "
"Já não quero muita coisa", disse o menino, "só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria. "Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar.
Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."
Foi o que o menino fez.
E a Árvore ficou feliz.

Conversar com as crianças sobre a generosidade da árvore:

  • No início da história  o que o menino fazia com a árvore? Você acha que ele gostava dela?
  • E depois ...quando cresceu  o que a árvore ofereceu?
  • O que você sentiu ao ouvir essa história?

Conversar com as crianças sobre a importância das árvores:

– Embelezam o ambiente;
- Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;
– Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;
– As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;
– Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;
– Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;

2º Momento: Linguagem musical


Cantar música  : Dona Árvore Bia Bedran  





Tronco, folhas, galhos tem
Fruto e flor e raiz
Dona árvore vai bem e é muito feliz
Subir, subir vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair!

3º Momento: Passeio pela escola


Andar nos arredores da escola para observar as árvores existentes.

4º Momento: Artes!

Colorir e enfeitar a árvore com bolinhas de papel

Avaliação: Avaliar a participação das crianças no decorrer das atividades.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Jogo da memória: Que fruta é essa? Educação infantil

Jogo confeccionado com tampinhas do refil de lenços umedecidos.

           Que fruta é essa?



domingo, 15 de setembro de 2019

Plano de aula: Visualizando e aprendendo a letrinha G de Girafa - Educação infantil

        NEM TODAS AS GIRAFAS  SÃO IGUAIS



Objetivos: 

  • Visualizar e reconhecer a letra G de Girafa;
  • Ouvir diferentes histórias;
  • Explorar semelhanças e diferenças.


Desenvolvimento.

1º Momento:Leitura e escrita

Contar a história: Nem todas as girafas são iguais




Após a ler a história, conversar com os alunos sobre o texto.


Visualizando e aprendendo a letrinha G.
  • Explorar a letra G de Girafa;
  • Escrever a letra G no chão;
  • Passar/caminhar em cima da letra;
  • Localizar  a letra G em revistas.


2º Momento: Música

                     O pescoço da girafa...


Cantar, brincar e dançar acompanhando a música.

3º Momento: Poemas  para ler e apreciar

4º Momento: Artes

Girafinha :Carimbando com as mãos e tinta guache.


Girafinha com rolinho de papel


Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos.