sábado, 31 de agosto de 2019

PROJETO FOLCLORE: – Brincando com o Folclore /Educação Infantil

      

     Brincando com o Folclore

Objetivo geral:

  • Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural.

Objetivos específicos:

  • Conhecer diferentes histórias;
  • Valorizar as manifestações da cultura popular ;
  • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
  • Ampliar a linguagem oral;
  • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
  • Promover o interesse por manifestações artísticas;
  • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Usar a linguagem visual como expressão;
  • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
  • Desenvolver a agilidade e o raciocínio.

Conteúdos trabalhados:

a) Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
-Lendas..
- Saci;
- Sereia;
- Boto Rosa;
- Mula sem cabeça...


A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO

PARECE UMA CHAMINÉ.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança, brincadeiras.

e) Música: cantigas.(Peixe Vivo, Escravos de Jó)


CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)

O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

f) Arte: Dramatização de lendas.
- Ilustração das lendas...



g) Matemática: Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Resultado de imagem para Saci feito com cixas ivani ferreira
  
  - História os Dez Sacizinhos, seriação, classificação, contagem e recitação de números.

Jogos e brincadeiras;


  • Auditório com   adivinhas,travalíngua , cantigas e parlendas;

Recursos:

  • Laboratório de informática;
  • Computadores, impressora, internet;
  • Datashow;
  • Vídeos, dvd;
  • Auxilio de familiares e comunidade;
  • Rádio;
  • Câmera fotográfica;
  • Livros, cadernos, folhas xerocadas;
  • Papeis coloridos;
  • Canetas, lápis de cor, tinta guache .

Avaliação:

  • A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário