domingo, 30 de junho de 2019

Planejamento de Aula para Educação Infantil : João e o Pé de Feijão


- Abordando o tema "Meio Ambiente e Reciclagem"


Objetivos:
  • Trabalhar o tema "Meio Ambiente" através da história "João e o Pé de Feijão".
  • Conhecer diferentes histórias, músicas, parlendas e poesias;
  • Contar e recontar histórias e narrar situações;
  • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
  • Ter contato com elementos da natureza como água, terra, sementes e plantas.
  • Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
  • Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
  • Participar de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de tempo e de espaço.
  •   Desenvolver a linguagem oral /Valorizar o meio ambiente.
  •  Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos( confeccionando personagens da história ou brinquedos com materiais recicláveis)

LINGUAGEM ORAL 
  • FALAR E ESCUTAR
  • PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA

  • Contar a história "João e o pé de feijão".
  • Conversar sobre a história e atitudes dos personagens;
  • Assistir ao filme "João e o Pé de Feijão";
  • Desenhar a parte que mais gostou da história;
  • Relacionar o nome do personagem "João " com o nome do aluno João.
  • Reconto da história;
  • Atividades /trabalhinhos com os personagens da história.
  • Contar a história  da sementinha;
  • Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão".
  • Falar sobre o meio ambiente, os cuidados  e a reciclagem.

MÚSICA
  • Trabalhar músicas diversas:
  • João e o pé de feijão/Sinto cheiro de criança...
  • Vaquinha salomé
  • A galinha do vizinho;
  • Um dois feijão com arroz;
  • A Sementinha.

MATEMÁTICA
  • Seriação com as botas do gigante, com o feijão(até 5);
  • Classificação: Colheres coloridas
  • Quantidades até 5.
  • Visualizar números até 10 ou mais.
  • Contar os ovos de ouro da cestinha.
  • Conceitos básicos: maior/menor (botas do gigante grande e pequena /e pequeno médio e grande;)
  • Contagem e recitação de números(quantificando até 5 e recitando até 10).
  • Trilha com números até 10 ( trilha do pé de feijão);
  • Formas geométicas.

NATUREZA E SOCIEDADE
  • Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão"
  • Plantar o feijão no copinho;
  • Acompanhar o crescimento do feijão;
  • Registrar o crescimento com fotos e legenda ;
  • Montar um cartaz da germinação e o crescimento do feijão;
  • Perceber a importância da terra, água  e a luz do sol para as plantas;
  • Cuidado com as plantinhas diariamente;
  • Plantar o feijão na horta e acompanhar o crescimento.
  • Relembrar ,sempre, sobre os cuidados com o  meio ambiente,o combate ao mosquito transmissor da dengue  e a  importância da reciclagem.

MOVIMENTO
  • Dramatizar a história da sementinha;
  • Jogos e brincadeiras livres;
  • Dançar de acordo com o ritmo e gestos;
  • Passar pelo túnel;
  • Engatinhar,arrastar, escalar, pular, correr, etc;
  • Alinhavos do feijão e bota.
  • Movimento de pinça (pegar feijão com as pontinhas do dedo, pegar tampinhas com o prendedor de roupas...)

ARTES VISUAIS
  • Pintura do castelo confeccionado em caixa de papelão;
  • Colorir, enfeitar e fazer colagens com os personagens;
  • Fazer escultura com massinha;
  • Explorar e manipular várias texturas;
  • Desenho livre;
  • Explorar gravuras diversas ;
  • Colagem com algodão
  • Registro com fotos ( montar painel de fotos)
  • Criar brinquedos e os personagens com materiais recicláveis(caixas de papelão, garrafas pet);
  • Artes feita por pais e filhos - Tema  para nortear o trabalho das famílias: Meio Ambiente/reciclagem e a história do João e o Pé de Feijão USE A CRIATIVIDADE!    *O objetivo  é favorecer a participação no projeto e  proporcionar  um momento de interação entre pais e filhos .


AVALIAÇÃO:
  • A avaliação acontecerá no decorrer do projeto através da observação e registro para o portfólio do aluno.

CULMINÂNCIA:


  • A culminância acontecerá na Mostra Literária , em setembro.



Um comentário: