sábado, 8 de junho de 2019

PLANO DE AULA: MARIA VAI COM AS OUTRAS- IDENTIDADE

PLANO DE AULA: Identidade

          Maria vai com as outras




Arte da professora Soraia



Conteúdos: identidade e autonomia


TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff






Justificativa: Trabalhar com a história Maria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.


Objetivo:

  • Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  •  Estimular a criatividade e o imaginário.
  •  Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)

Metodologia:

Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).

Acolhida: Cantar música de Bom dia!


Bom dia , coleguinha, como vai?
Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?

Na rodinha:


Conversar como foi o final de semana... Onde foram, o que fizeram (...)

Crachá: Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se Eu Fosse Um Peixinho....


Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar


1º Momento: 


Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.











Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.

2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.


  •  Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?
  • O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?
  • Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.


Regras do jogo:


  • Formar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)
  • Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;
  • Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.
  • Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.

Marcar as quantidades no gráfico:

4º Momento:Teatro/Dramatização

Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.


Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...

5º Momento: Artes Ovelha


Ovelhinhas confeccionadas com rolinhos de papel higiênico.

Como fazer a ovelhinha, passo a passo , no link aaixo:


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário