Sequência didática : Trenzinho do Amor
JUSTIFICATIVA:
Despertar nas crianças o amor e a afetividade é tarefa da família e escola. A solidariedade deve ser ensinada e transmitida às crianças, sobretudo através do exemplo. Os pais devem exercitar a solidariedade entre eles, com seus filhos, vizinhos, amigos e outros familiares. É através de atitudes que mais incentiva a interiorização dos valores nas crianças.
A escola também desempenha seu papel... trabalhando valores através das histórias infantis, ensinando as crianças a se colocarem no lugar do outro. Aos 3 anos as crianças já começam a ter mais consciência do outro, de condutas como compartilhar, ajudar, colaborar, cuidar...
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de expressá-los.
• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades,
emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Metodologia:
1º Momento: Leitura da história “Trenzinho Do Amor”!
( Minéia Pacheco)
TRENZINHO DO AMOR POR ONDE PASSAVA TRANSFORMAVA RAIVA EM AMOR, DISCÓRDIA EM UNIÃO, BRIGA EM PAZ!
CERTA VEZ AO PASSAR PELA FLORESTA O TRENZINHO DO AMOR VIU DOIS PASSARINHOS BRIGANDO SEM PARAR, QUERIAM O MESMO LUGAR NA ÁRVORE E POR ISSO BRIGAVAM E DISCUTIAM TÃO ALTO QUE O TRENZINHO DE LONGE APITOU:
- PUÍÍÍÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR!
IMEDIATAMENTE OS PASSARINHOS PARARAM DE BRIGAR E JUNTOS PASSARAM A DIVIDIR AQUELE LUGAR.
OUTRA VEZ O TRENZINHO OBSERVOU UMA TARTARUGUINHA COM MUITA RAIVA A ANDAR, RECLAMAVA DA VIDA, DA FLORESTA E DE ATÉ EXISTIR, COMO PODE? O TRENZINHO NÃO GOSTOU NADA DISSO E LOGO APITOU:
- PIUÍÍÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR!
IMEDIATAMENTE A TARTARUGUINHA COMEÇOU A VER A BELEZA QUE EXISTIA NA VIDA, NOS ANIMAIS E AMOU ESTA ALI NA FLORESTA, ESTAVA FELIZ, MUITO FELIZ!
TRENZINHO DO AMOR SEMPRE FICAVA MUITO FELIZ EM PODER AJUDAR E EM TRANSMITIR AMOR A TODOS AO SEU REDOR COM UM ÚNICO APITO!
MAIS ADIANTE ELE OBSERVOU UMA JOANINHA DISCUTINDO COM UMA FLOR, A JOANINHA QUERIA QUE AQUELA FLOR ESTIVESSE EM OUTRO LUGAR, MAS COMO? A FLORZINHA NÃO SUPORTAVA MAIS TANTA IMPLICAÇÃO DA JOANINHA COM ELA E QUANDO IA COMEÇAR A CHORAR DE TRISTEZA O TRENZINHO DO AMOR APITOU:
- PIUIÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR!
IMEDIATAMENTE A JOANINHA DEU UM LEVE BEIJO NA FLOR E AGRADECEU POR ELA ESTAR ALI E POR PODER LHE PROPORCIONAR DESCANSO EM SUAS PÉTALAS.
- AH, COMO É BOM VER TODOS FELIZES E EM PAZ! – FALOU O TRENZINHO.
MAIS ADIANTE A PASSEAR PELA FLORESTA, TRENZINHO DO AMOR OBSERVOU UM CARACOL SUPER CARINHOSO COM UM COGUMELO E ELE NEM HAVIA USADO O APITO, FICOU FELIZ COM O QUE VIU E FALOU:
- OLÁ SENHOR CARACOL, COMO PODES ESTAR TÃO BEM COM ESSE COGUMELO SE NEM MEU APITO USEI?
- ORA SEU TRENZINHO DO AMOR! NUNCA OUVIU FALAR QUE O AMOR CONTAGIA? AGORA TODOS NA FLORESTA VIVEM BEM, FELIZES E CHEIOS DE AMOR. TUDO GRAÇAS AOS SEUS APITOS!
- E O TRENZINHO FELIZ DA VIDA SAIU CORRENDO TRANSMITINDO FELICIDADE E MUITO MAIS AMOR... PIUIÍÍÍÍ!!!
Roda de conversa!
Realizar a leitura da história ““Trenzinho Do Amor””, em seguida, conversar e perguntar aos alunos o que entenderam sobre história.
- Folhear novamente e perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo.
- O que o trenzinho semeava por onde passava?
- Quando os passarinhos pararam de brigar eles dividiram o mesmo espaço... na sala de aula, no pátio todos os alunos dividem o mesmo espaço, então, o que não deve fazer para conviver em harmonia?
- Por que no final da história todos estavam amigos?
- Como é o barulho do apito do Trenzinho?
- Realizar o reconto da história.
* No decorrer do projeto, contar a história semanalmente, utilizando diferentes recursos como: fantoches, dedoches, dramatização, vídeos....
2º Momento: Atividades
_ Montar no chão com letras móveis o titulo da história TRENZINHO DO AMOR.
Artes
- Trenzinho para colorir e decorar com diferentes materiais( tecido, grãos, folhas, algodão...)
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
1º Momento:Vídeos com músicas diversas.
Trem do amor!
2º Momento:
1º Momento:Vídeos com músicas diversas.
Trem do amor!
2º Momento:
- Confeccionar chocalhos para acompanhar ritmos musicais;
- Imitar barulho de trenzinho com a boca(ruídos);
- Fazer trenzinho e sair pela escola um atrás do outro, falando: Piui cha cha...Piui cha,cha
3º Momento:
- Fazer escultura de trenzinho com massinha de modelar;
2º Momento: Dramatização da história
- Realizar a dramatização da história " O Trenzinho do amor"
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
- Imitar barulho de trenzinho com a boca(ruídos);
- Fazer trenzinho e sair pela escola um atrás do outro, falando: Piui cha cha...Piui cha,cha
3º Momento:
- Fazer escultura de trenzinho com massinha de modelar;
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
1º Momento: Movimentando o corpo
Música: o Trem Maluco
Brincando de trenzinho
-Tomar a brincadeira de faz de conta como elemento privilegiado nessa faixa etária.
O trem maluco
1º Momento: Movimentando o corpo
Música: o Trem Maluco
Brincando de trenzinho
-Tomar a brincadeira de faz de conta como elemento privilegiado nessa faixa etária.
O trem maluco
O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
O trem maluco,
Quando sai de Pernambuco,
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Rebola pai, mãe, filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
O trem maluco,
Quando sai de Pernambuco,
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará.
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
O trem maluco,
Quando sai de Pernambuco,
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola bola
Você diz que dá, que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Rebola pai, mãe, filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
O trem maluco,
Quando sai de Pernambuco,
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará.
2º Momento: Dramatização da história
- Realizar a dramatização da história " O Trenzinho do amor"
-----------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente.
Desenvolvimento: Artes com materiais recicláveis.
- Arte: Trenzinho confeccionado com rolinhos de papel higiênico.
Desenvolvimento: Artes com materiais recicláveis.
- Arte: Trenzinho confeccionado com rolinhos de papel higiênico.
- Confeccionar um trenzinho junto aos alunos.
- Contar quantos vagões o trenzinho possui.
- Quais são as cores?
- Seriação com blocos lógicos
- Classificação.
- utilizar blocos lógicos para montar um trenzinho .
Trenzinho com números
Trenzinho do amor.
No link abaixo: Trenzinho com corações para explorar quantidades.
Música : Canção dos números.
- Artes Trenzinho feito com embalagens de sorvete
- Trenzinho carimbando com as mãos--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO E O NÓS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Direito de aprendizagens:
• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens
vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
1º Momento: Dinâmica do abraço.
Sortear os nomes dos alunos para um amigo secreto.
- Cada aluno irá fazer uma arte representando amor afetividade e entregar para o amigo dando um abraço.
-Realizar um piquenique com a turma.(lanches compartilhado).
- Brincadeiras no parquinho.
2º Momento:Atividade em família/pais e filhos
Propor uma atividade "confecção de um trenzinho " para a Mostra Cultural - culminância do projeto.
- A proposta é confeccionar um trenzinho do amor,criativo, usando materiais recicláveis.
Sugestões:
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas.
Registro com fotos para o portfólio.
Gostei muito desse planejamento. Parabéns professora.
ResponderExcluir