domingo, 19 de maio de 2019

PLANO DE AULA: A MARGARIDA FRIORENTA -Maternal 3





OBJETIVOS 
  • Conhecer diferentes histórias sobre amor/afetividade/caridade.
    Estimular a valorização de virtudes 
    como o amor e a caridade
  • Proporcionar momentos de criatividade e improvisação através da dramatização; 
  • Oferecer a possibilidade de plantio e uso da terra
  • Contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina através de dobraduras e incentivo ao processo produtivo. 

CONTEÚDOS E HABILIDADES
Interpretação, percepção visual, atenção, expressão oral, concentração, dramatização, motricidade, 
afetividade, criatividade.

DESENVOLVIMENTO:

1º MOMENTO:LEITURA E ESCRITA

História “A Margarida Friorenta”










2º MOMENTO: ARTES

Atividade de pintura.

Colar uma margarida em uma folha para as crianças completarem o desenho.
Irão usar tinta guache e com os dedinhos fazer o caule e outras criações.


3º MOMENTO: História com fantoches! 

No primeiro momento , será contada pelas estagiárias. Depois pelas crianças.



Deixar as crianças recontarem do jeitinho delas.


4º MOMENTO:
-Fazer a margarida usando massinha de modelar.
- Localizar a letrinha M de Margarida no mural. Relacionar com outras palavras que possui as mesmas iniciais... Mamãe, Maria...Maçã...

5º MOMENTO: Matemática

 JOGO DO DADO COM MARGARIDAS.
Ao jogar o dado as crianças deverão contar quantas margaridas estão na face do dado.

Contagem e recitação de números até 5.
Seriação até 5 elementos.
Explorar os conceitos pequeno , médio e grande.


6º MOMENTO:Meio ambiente-plantas

 Plantar margaridas e acompanhar o crescimento.


Conversar sobre a necessidade de água para o desenvolvimento das plantinhas.



 Para finalizar: DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

Treinar a dramatização para apresentar no pátio da escola.


Música:


ONDE ESTÁ A MARGARIDA?

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...



AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá através de observação e registro, no decorrer da semana.

Um comentário:

  1. Ótimo plano de aula sobre amor e afetividade.Além de explorar o meio ambiente! ameiiii

    ResponderExcluir