terça-feira, 16 de abril de 2019

Plano de Aula Páscoa - Maternal 3




EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  • ·      Conversar sobre o verdadeiro significado da páscoa
  • ·       Identificar o próprio nome (fichas como o nome)
  • ·       Reconhecer  e Identificar a letra C ( Coelhinho) e P (páscoa).
  • ·       Cantar a música do “Coelhinho da Páscoa”(escrita no cartaz).
  • ·        Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!


·     Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·     Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos   meninos?
·      Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·      Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
           

2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "C"



·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz com a música “ Coelhinho da páscoa", realizaremos  atividades para reconhecimento da letrinha “C”.

      Apresentar e explorar, diariamente, o cartaz com a música “Coelhinho” junto as crianças!


3º Momento: LEITURA DELEITE
Livro

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

                 "A História da páscoa"
 




      Roda de conversa e filme sobre o verdadeiro sentido da páscoa.


5º Momento: Artes!

    Pintura de rosto/ Sessão de fotos " Páscoa".
  -  Orelhinhas de coelhinho;
  -  Fantoches/dobradura do coelhinho...e muita diversão.




6º Momento: Música e movimento.

Brincadeiras: 
·                     Coelhinho sai da toca;
·                     Pulando igual ao coelhinho;
·                     
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.

       Música " Coelhinho "

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.


  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 4, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: Atividade gráfica/Cantando e colorido!


9º Momento: Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar  20 minutos para  as crianças possam ler , manusear e fazer escolha dos livros. (pseudoleitura).



 10 º Momento: Festinha da Páscoa.

    Momento de "partilha". 

Partilha em sala de aula!




Obs:
Cada Criança levou para casa um ovo de páscoa/oferecido pela escola. 
Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a ficha com o nome, a letrinha "C" presente no cartaz,as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.
                    

 Anexo:
                                                         O Coelho e a Páscoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário