sexta-feira, 19 de abril de 2019

Plano de Aula: "Dia do Livro" / Maternal 3


                              Todo dia é dia de leitura!!!



Em abril, existem três dias em que se comemora o Dia do Livro:

·          Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril: Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
·             Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril: Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
·     Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril: Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

 Objetivos :
·     Conhecer diferentes histórias infantis
·     Incentivar os alunos a manusearem livros;
·     Falar sobre Monteiro Lobato e outros autores infantis.
·     Explorar os movimentos corporais por meio de dança e brincadeiras;
·     Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
·     Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças;
·     Desenvolver a percepção visual através de atividades orais e escritas.
    Desenvolvimento:
Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome, quantos somos, ajudante do dia, alfabeto, tempo).

1º Momento: Linguagem Oral e Escrita

·     Conversa informal sobre o autor das histórias do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” Monteiro Lobato.
·     Mostrar/apresentar alguns personagens.
·     Passar o vídeo com a turma do sítio do Pica Pau Amarelo.


 2º Momento: Artes: Cartaz -  Emília

3º Momento:  Corpo e Movimento
  

MÚSICA: EMÍLIA (A BONECA-GENTE)
                                                   BABY DO BRASIL

DE UMA CAIXA DE COSTURA
PANO, LINHA E AGULHA
NASCEU UMA MENINA VALENTE
EMÍLIA, A BONECA-GENTE

NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA
ERA TODA DESENGONÇADA
FICAR EM PÉ NÃO PODIA, CAÍA
NÃO CONSEGUIA NADA

EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA

MAS A PARTIR DO MOMENTO
QUE APRENDEU A ANDAR
EMÍLIA TOMOU UMA PÍLULA
E TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR
TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR

ELA É FEITA DE PANO
MAS PENSA COMO UM SER HUMANO
ESPERTA E ATREVIDA
É UMA MARAVILHA
EMÍLIA, EMÍLIA

EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA

PARA HISTÓRIA, ELA TEM UM PLANO
INVENTA MIL IDEIAS, NÃO ENTRA PELO CANO

AH, ESSA BONECA É UMA MARAVILHA!
·                       -  Dançar e brincar.
            - Trabalhinho

 4º Momento:  Hora da leitura

·     Leitura - Manuseio de livros pelos alunos.
·     Incentivo a leitura
·      Roda de conversa.


  5º Momento:   Auditório


·                     Conversa sobre a data
·                     Incentivo à leitura
·                     Apresentações artísticas. Emília (Martinha)

Avaliação: Avaliar a participação nos momentos de leitura. Gosta de ouvir histórias?  Sabe folhear livros e recontar histórias?Tem cuidado com os livros? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário