domingo, 28 de abril de 2019

Plano de aula: 1º de maio "Dia do Trabalho"

Tema: Profissões/trabalho.


Objetivos:
     - Conhecer/identificar algumas profissões;
     - Despertar a curiosidade pela profissão dos pais;
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
     - Compartilhar informações.
     - Enriquecer o imaginário infantil.
      
Desenvolvimento:

Oração e acolhimento
•       Músicas Diversas
•       Conversa informal
 RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia , tempo, caderno de bilhetes.

.Nomes próprio: Entrega de crachás


-Explorar a 1º letra do nome próprio e do nome dos colegas.

Linguagem oral e escrita:

Roda de conversa;
   
   Explorar junto aos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto  “Trabalho”
- O que é trabalhar?
- Quem na sua família trabalha?
- Por que os adultos precisam trabalhar?
- Onde a mamãe trabalha?
Leitura : Cigarra e a Formiga


(Confeccionado por Janete Menezes)










Conversar sobre o texto.
Quais eram as personagens?
O que a cigarra fazia E a formiga o que fazia?
Quando chegou o inverno o que aconteceu com a formiga?
 E o que aconteceu com a cigarra?

 Por que o trabalho é importante?

Música: A Formiguinha corta folha e carrega

sábado, 27 de abril de 2019

Cartas de solidariedade para Brumadinho!!!



     A tragédia que ocorreu em Brumadinho ,causada pela empresa Vale comoveu o Brasil e o Mundo! Pessoas de vários locais solidarizaram conosco!  
   O Jornal “O Joca”  também se solidarizou com as perdas sofridas em Brumadinho e encorajou alunos de outras escolas a nos enviar cartas, com palavras de solidariedade, de força e esperança.
      As cartas foram recebidas e direcionadas aos alunos  de várias escolas do nosso município . 
Os nossos pequenos alunos da EMEI Nair das Graças Prado (zero  à 3 anos), também receberam as cartas .
       Ficamos imensamente felizes e para agradecer o apoio, as crianças e suas respectivas famílias, estão respondendo as cartas,  para os alunos do Colégio Stocco de Santo André ,São Paulo.

Agradecemos a todos! 

Essa energia positiva é maravilhosa! Esse é um trabalho muito lindo! 


                              Gratidão!!!



Todos os funcionários, familiares e nossas turminhas da EMEI Nair das Graças Prado, responderam as cartas, com muito carinho....











https://www.facebook.com/ivani.ferreira.92/posts/2074811765950217?notif_id=1556670064090340&notif_t=feedback_reaction_generic

sábado, 20 de abril de 2019

Coelhinho porta ovo de páscoa confeccionado em EVA

                                                                                   
                                                            Artes Janete Menezes

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Plano de Aula: "Dia do Livro" / Maternal 3


                              Todo dia é dia de leitura!!!



Em abril, existem três dias em que se comemora o Dia do Livro:

·          Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril: Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
·             Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril: Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
·     Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril: Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

 Objetivos :
·     Conhecer diferentes histórias infantis
·     Incentivar os alunos a manusearem livros;
·     Falar sobre Monteiro Lobato e outros autores infantis.
·     Explorar os movimentos corporais por meio de dança e brincadeiras;
·     Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
·     Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças;
·     Desenvolver a percepção visual através de atividades orais e escritas.
    Desenvolvimento:
Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome, quantos somos, ajudante do dia, alfabeto, tempo).

1º Momento: Linguagem Oral e Escrita

·     Conversa informal sobre o autor das histórias do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” Monteiro Lobato.
·     Mostrar/apresentar alguns personagens.
·     Passar o vídeo com a turma do sítio do Pica Pau Amarelo.


 2º Momento: Artes: Cartaz -  Emília

3º Momento:  Corpo e Movimento
  

MÚSICA: EMÍLIA (A BONECA-GENTE)
                                                   BABY DO BRASIL

DE UMA CAIXA DE COSTURA
PANO, LINHA E AGULHA
NASCEU UMA MENINA VALENTE
EMÍLIA, A BONECA-GENTE

NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA
ERA TODA DESENGONÇADA
FICAR EM PÉ NÃO PODIA, CAÍA
NÃO CONSEGUIA NADA

EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA

MAS A PARTIR DO MOMENTO
QUE APRENDEU A ANDAR
EMÍLIA TOMOU UMA PÍLULA
E TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR
TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR

ELA É FEITA DE PANO
MAS PENSA COMO UM SER HUMANO
ESPERTA E ATREVIDA
É UMA MARAVILHA
EMÍLIA, EMÍLIA

EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA

PARA HISTÓRIA, ELA TEM UM PLANO
INVENTA MIL IDEIAS, NÃO ENTRA PELO CANO

AH, ESSA BONECA É UMA MARAVILHA!
·                       -  Dançar e brincar.
            - Trabalhinho

 4º Momento:  Hora da leitura

·     Leitura - Manuseio de livros pelos alunos.
·     Incentivo a leitura
·      Roda de conversa.


  5º Momento:   Auditório


·                     Conversa sobre a data
·                     Incentivo à leitura
·                     Apresentações artísticas. Emília (Martinha)

Avaliação: Avaliar a participação nos momentos de leitura. Gosta de ouvir histórias?  Sabe folhear livros e recontar histórias?Tem cuidado com os livros? 

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Artes: Páscoa

                                                                                      Professora Suellen





quarta-feira, 17 de abril de 2019

💕Naninhas para as crianças de Brumadinho!!!💕💞



     ..."NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ...A PAZ É O CAMINHO"                        Mahatma Gandhi
                                                                                                                                                                           


Um ato de amor!!! 💕

💕Naninhas para as crianças de Brumadinho!💕

   Diante de tantas dificuldades, tristezas , sabemos que existem pessoas maravilhosas e que pensam no próximo. Algumas dessas pessoas, fazem parte de um grupo de artesãs, que disponibilizam seu tempo para alegrar as crianças de Brumadinho. Os pequenos alunos da Emei Nair Das Graças Prado, receberam hoje, a doação de Naninhas(confeccionadas com muito amor). 
    Foi maravilhoso ver nossos alunos encantados com o presente.
Obrigada a Regina Carmen Mueller , Denise Vancini Folegatti , Susane, Mayla e a todas as outras pessoas iluminadas/engajadas nesse projeto!!!😍😍😍😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏


#professoraivaniferreira
#Brumadinhoesseémeulugar




" A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. "
"Brumadinho_naninhas_com_amor" é um projeto idealizado e formado por várias artesãs de todo território do Brasil. Foram produzidas várias Naninhas, especialmente para crianças de Brumadinho e por intermédio de Regina, essas preciosidades chegaram até nossas crianças! ( E.M.Maria Solano )