PROJETO
INSTITUCIONAL – 2019
TEMA: Brumadinho: “esse é meu lugar!”
LEMA: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO: UNIDOS EM PROL DA NOSSA
BRUMADINHO.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a tragédia ocorrida no município de Brumadinho em 25 de janeiro
de 2019 e baseado na necessidade de se trabalhar sobre Educação Ambiental
prevista na grade curricular de ensino (temas transversais) e também observando
o Programa Saúde na Escola, instituído pelo governo federal para as secretarias
de saúde dos municípios, os representantes da Educação, Saúde e Meio Ambiente,
decidiram em reunião que a forma mais organizada de se trabalhar causas,
consequências, atitudes, ações e orientações que desemboquem num novo olhar
sobre o município e suas necessidades em todos os campos sociais seria através
de um projeto pedagógico com o envolvimento conjunto com as secretarias
citadas.
OBJETIVOS:
Geral:
·
Desenvolver ações pedagógicas em parceria com
as secretarias de meio Ambiente e Saúde através de um projeto que possibilite o
espírito de solidariedade, respeito mútuo compreendendo a ajuda humanitária, a
fim de desmistificar os efeitos impactantes, tanto para o meio ambiente, quanto
para o homem, causadores de sofrimentos à comunidade Brumadinhense elevando a
autoestima tão esfacelada pela tragédia de 25 de janeiro de 2019.
Específicos:
·
Ampliar o entendimento das comunidades em
relação à gravidade da tragédia de 25 de janeiro de 2019 bem como suas consequências/impactos
ambientais e humanos na vida de todos.
·
Ampliar a coleta seletiva com base no
entendimento de que tais ações compartilhadas ajudem a ASCAVAP e o meio
ambiente;
·
Atrelar a higiene geral – corpo, ambiente e
mente com a prevenção de doenças corporais e emocionais.
·
Destacar a alimentação saudável como forma de
fortalecimento corporal e longevidade;
·
Explorar a importância da família na vida das
crianças/adolescentes como direcionamento de extrema necessidade para se criar
um cidadão consciente capaz de discernir ações que o levam para a derrota ou o
sucesso;
·
Refletir e aprofundar sobre ações que
contribuam com a eliminação do mosquito Aedes Aegypti (área urbana), Haemagogus
e o Sabethes (área silvestre);
·
Aumentar a participação dos familiares nas
atividades desenvolvidas dentro da escola na busca de uma boa política pública nos
projetos sociais de interesse amplo;
·
Divulgar a necessidade de uma cultura de PAZ
em todos os setores da vida tendo embasamento as dificuldades observadas nas
relações humanas, sejam na família, no trânsito, no trabalho, na religião e na
escola;
·
Trabalhar valores éticos que possibilitem a
transformação do comportamento negativo a favor do positivo expandindo a
cultura da cooperação, solidariedade, visando a prática do respeito mútuo;
·
Conscientizar a comunidade escolar sobre as
questões relativas ao pós – tragédia ambiental e humana: traumas, perdas,
doenças, esfacelamento familiar, mortandade dos peixes, “morte” do rio
Paraopeba, dentre outros, que se fizerem necessário dentro da realidade de cada
escola;
·
Despertar nas crianças/adolescentes e seus
familiares o interesse por questões humanitárias através de tarefas gincaneiras
de cunho social;
·
Ampliar a leitura, escrita, produção de
desenhos e textos diversos que reproduzam conhecimentos sobre Brumadinho bem
como o ocorrido em 25 de janeiro de 2019;
·
Sensibilizar e conscientizar a comunidade
escolar sobre a importância do meio ambiente para a vida buscando sua
preservação ou sua revitalização quando necessário;
·
Capacitar profissionais das diversas áreas do
município para que possam trabalhar com mais entendimento na amenização do
trauma geral sofrido pela população Brumadinhense em relação à tragédia da
vale.
Desenvolvimento:
O projeto será desenvolvido pelas
escolas do município através de atividades pedagógicas dentro das disciplinas
da base comum e diversificada da grade curricular.
Serão atividades variadas
condizentes com a realidade de cada escola no que tange às suas necessidades
particulares e de atividades comuns dentro da gincana educacional/ambiental que
contempla diversas tarefas competitivas e também dos eixos temáticos dentro do
Programa Saúde na escola.
Como forma de registro a
curto e em longo prazo, é objetivo do projeto a confecção de um jornal ou até
mesmo um livro para que fique memorizado a importância do desenvolvimento deste
projeto no município, assim como, os resultados alcançados diante da parceria
entre as secretarias executoras.
O projeto visa:
·
Sensibilização da população Brumadinhense
quanto as perdas ambientais e seus impactos a curto, médio e longo prazo em
vários setores do município: agricultura, saúde, comércio, turismo... e
viabilizar junto a empresa causadora do desastre, recursos para reparação dos
danos causados;
·
Formação de professores dentro de campos apontados
pelo corpo docente diante das necessidades pós - tragédia e/ou outros que se
fizerem necessários para o melhor acolhimento e acompanhamento das crianças/adolescentes
do município;
·
Cursos, oficinas e palestras direcionadas
tanto aos funcionários municipais das citadas secretarias como para a
comunidade escolar;
·
Fortalecimento da autoestima dos
profissionais das secretarias envolvidas para que o município tenha sempre
resultados positivos com relação a amenização do impacto sofrido na cidade pela
tragédia do dia 25 de janeiro.
·
Desenvolvimento das tarefas apresentadas pela
secretaria do meio ambiente relativas à gincana sócioambiental.
·
Aprimoramento dos eixos de trabalho
apresentados pelo Programa Saúde na Escola, que deverão ser desenvolvidos com o
intuito de visão globalizada do indivíduo, já que o mesmo trata de eixos coletivos,
individuais e emocionais.
·
Leituras de textos e livros diversificados
que levem ao entendimento dos traumas existentes na cidade de forma global ou
mesmo os mais individualizados dentro da comunidade escolar ou somente dentro
da instituição educacional. Cada escola poderá desenvolver projetos menores
dentro deste que atinjam sua necessidade específica.
·
Conscientização dos moradores da cidade de
Brumadinho da necessidade do trabalho conjunto de todas as áreas (ambiental,
social, educacional, saúde, esportista, governamental) para superação dos
problemas causados pela tragédia do dia 25 de janeiro de 2019.
TRANSVERSALIDADE
DO PROJETO COMO MEIO AMBIENTE
Todo o projeto desenvolvido
terá como eixo principal o impacto ambiental, gerador de vários outros efeitos
negativos na vida do cidadão de Brumadinho – traumas, perdas humanas,
financeiras, patrimoniais, emocionais, acarretamento de doenças diversas,
poluição das águas e do solo, epidemias, “morte” do rio Paraopeba dentre outros
que poderão aparecer ao longo dos dias.
Para
o Programa Saúde na Escola serão desenvolvidos os eixos abaixo de
acordo com o cronograma de cada escola, desde que sejam vencidos todos os eixos
no âmbito municipal:
1º EIXO: DENGUE – COMO COMBATER?? (Obrigatório para todas
as escolas)
Sugestão
de atividade: Plantação de crotalária e citronela.
2º
EIXO: HIGIENE: SUA VIDA COM SAÚDE
Sugestão de atividade:
palestras sobre piolho, CC, chulé, distribuição de remédio para piolho, saúde
bucal e também trabalhos dentro da higiene emocional (palestras, oficinas,
terapias alternativas...)
3º EIXO: ATIVIDADE
FÍSICA/CORPORAL
Sugestão
de atividade: medição de pressão, atividades coletivas com
funcionários das escolas, controle de obesidade das crianças,...
A musica como terapia!
A musica como terapia!
4º
EIXO: POR UMA CULTURA DE PAZ – NECESSIDADE MUNDIAL
Sugestão de atividades:
Palestras diversificadas dentro do contexto de cada escola.
explorar
atividades que ressaltem a não violência (reportagens, filmes de cunho
solidário / amor pelo próximo, notícias, bons exemplos da cidade...) Trabalhos
com os pilares da ética.
5º EIXO: A FAMÍLIA NO
PROCESSO DE EDUCAR
OBS: Este eixo também deve
ser trabalhado nas reuniões de pais.
Sugestão de atividades:
Apesar da sensibilidade do assunto, deve-se pensar em formas de trabalhar sobre
o esfacelamento de muitas famílias pós- tragédia da Vale.
É
importante também ressaltar sobre a importância da criação dos filhos dentro de
valores e regras éticas para uma boa convivência nas relações humanas.
6º
EIXO: COMPETÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS
Sugestão de atividades:
Formação psicoeducativas, práticas e habilidades sócioemocionais em sala de
aula.
Para
o trabalho socioambiental, será seguido o regulamento da gincana
que consta no anexo. As tarefas possuem teor pedagógico que pode ser
desenvolvido dentro das disciplinas de cada série.
CULMINÂNCIA: A
culminância do projeto será com premiação na gincana socioambiental no mês de
outubro onde serão computados os resultados das tarefas.
Entrega de kits de educação
física para cada escola participante (caso seja conseguido o patrocínio).
Outra apresentação/exposição
será através da mostra literária das escolas prevista no Calendário Escolar Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário