Corpo e movimento❤❤❤❤
Objetivo
do encontro: -
Pensar em novas possibilidades de atividades para as crianças de tempo
integral.
- Participar, aprender e vivenciar diversos jogos e
brincadeiras que propiciam às crianças múltiplas possibilidades para
explorar, conhecer, aprender, interagir e se comunicar por meio do corpo e do
movimento.
|
Conhecendo
os participantes!
-
Identificação, escola que atua e turma.
-
Como é a rotina dos alunos de tempo integral na EMEI que atua?
-
Quanto tempo tem disponível para realizar alguma atividade com as crianças?
-
O que é possível fazer diariamente ou semanalmente?
É possível trabalhar com ...
ü
Literatura:
Contar uma História, poesia...
ü
Faz
de conta: Cantinhos temáticos (casinha, médico, salão de beleza, pista para
carros)
ü
Brincadeiras
ao ar livre (uso do parquinho)
ü
Corpo
e movimento através de músicas e brincadeiras;
ü
Músicas
diversas (bandinha)
ü
Artes
(Dramatização, dobradura, escultura com massinha, pintura...)
ü
Roda
de conversa: Com foi a sua manhã? O que aprendeu/novidades? Quem sabe me
mostrar o que aprendeu/demonstração.
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM
|
•
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos
e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento
de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as
pessoas.
|
•
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes
espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando
seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua
criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais,
expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
|
• Participar ativamente,
com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e
das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da
vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos
ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos,
decidindo e se posicionando.
|
• Explorar movimentos,
gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações,
relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora
dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades:
as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
|
Expressar,
como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções,
sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por
meio de diferentes linguagens.
|
Conhecer-se e
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências
de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição
escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
|
HOJE VAMOS APROFUNDAR NO SEGUINTE CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO
|
Crianças bem pequenas (1
ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
|
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no
cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG02)
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás,
no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e
atividades de diferentes naturezas.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no
espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva
independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as
habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar,
folhear, entre outros.
|
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:
Com
o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais,
coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o
espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-
-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo
social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa
corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o
teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no
entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e
reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos,
identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo,
a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade
física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele
é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico,
orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a
instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças
possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares,
explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e
mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço
com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar,
caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se,
correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
|
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
|
METODOLOGIA
|
·
Coordenação Motora/ Visomotora
- Integração
entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão
·
Ritmo
·
Equilíbrio
|
Habilidades
motoras:
·
Rolar
para um lado para o outro, saltar com os 2 pés, com um pé, equilibrar-se.
·
Vivenciar
a dança através dos brinquedos cantados, trabalhado o ritmo.
|
Atividades:
·
Empilhar
objetos/jogos, encaixar, alinhavar, amarrar, abotoar, trajeto com pés e mãos,
jogo dos pezinhos, circuito...
·
Pular
amarelinha, caracol; procurar tesouro
·
O
mestre mandou...
Atividade
Musical: Envolvendo
danças e coreografias que movimentam o corpo.
·
Marcha
soldado,
·
Cavalinho
vai trotar
·
A
formiguinha
·
A
Jiboia
·
Homenzinho
torto
·
Duelo
dos mágicos
·
Boneca
de lata
·
O
foguetinho
|
Aprendendo na prática!!! Troca de experiências/demonstração de materiais e possibilidades de uso na prática.
CANÇÕES PARA TRABALHAR O CORPO E MOVIMENTO
Músicas que estimulam a
dança ou pequenos movimentos coreografados – pular, abaixar, balançar, etc.
Canções que favorecem a coordenação motora grossa, que diz respeito a
atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em
movimentos maiores, tais como: sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e
correr são exemplos disso.
JIBOIA
A JIBOIA ME FALOU QUE ESTÁ COM FOME
TÁ COM FOME E FAZ UM ANO QUE NÃO COME.
FOI FALANDO E FOI ABRINDO A SUA GOELA
E É POR ISSO QUE NÃO CHEGO PERTO DELA. (BIS)
A JIBOIA ME FALOU QUE ME ADMIRA
MAS EU ACHO QUE ELA DISSE UMA MENTIRA.
A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO QUER BRIGA
TÁ COM FOME MAS QUER SER MINHA AMIGA.
A JIBOIA ME PEDIU UM GRANDE ABRAÇO
ELA PENSA QUE EU SOU BOBO E SOU PALHAÇO.
A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO ME APERTA
MAS EU ACHO QUE A JIBÓIA É MUITO ESPERTA.
A JIBOIA ME PEDIU UMA CARÍCIA
MAS EU ACHO QUE A JIBÓIA TEM MALÍCIA.
A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO ME ENGOLE
MAS EU LOGO RESPONDI QUE NÃO ME AMOLE.
A JIBOIA TÁ OLHANDO PRO MEU LADO
E EU NÃO OLHO PRA NÃO SER ENFEITIÇADO.
A JIBOIA FAZ UM ANO QUE NÃO COME
MAS COMIGO ELA NÃO MATA A SUA FOME.
O TROTE DO CAVALINHO
CAVALINHO VAI TROTAR
VOU COM ELE PASSEAR
UMA CORRIDA APOSTAREI
E A RÉDEA PUXAAREI (OHAAAAAA)
O FOGUETINHO
O FOGUETINHO VAI SUBINDO VAI
VAI LEVANDO O ASTRONAUTA VAI (BIS)
QUANTA COISA O ASTRONAUTA VÊ
O ASTRONAUTA ME LEVE COM VOCÊ!
ATENÇÃO...VAI DECOLAR...1...2...3
HOMENZINHO TORTO
HAVIA UM HOMENZINHO TORTO
MORAVA NUMA CASA TORTA
ANDAVA NUM CAMINHO TORTO
SUA VIDA ERA TORTA
UM DIA O HOMENZINHO TORTO
A BÍBLIA ENCONTROU
E TUDO QUE ERA TORTO
JESUS ENDIREITOU
O DENTINHO CONTENTE
AS CRIANÇAS MAIS BONITAS E CONTENTES
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES
TÁ NA CARA QUE AS CRIANÇAS MAIS CONTENTES,
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES;
ANTES DE DORMIR,
DEPOIS DE SE ALIMENTAR
É JUSTAMENTE AÍ QUE
A ESCOVA TEM QUE TRABALHAR.
TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
PARA CIMA E PARA BAIXO
QUER SABER O QUE QUE EU ACHO?
SEU DENTINHO VAI BRILHAR !
A FORMIGUINHA
A FORMIGUINHA SOBE NA ESPIGA,
TIRA UM GRÃOZINHO E PLOFT NO CHÃO. (BIS)
QUE BELO OLHINHO TEM A FORMIGUINHA,
QUE BELO OLHÃO TEM O FORMIGÃO
---------
A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA,
A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA,
QUANDO UMA DEIXA A OUTRA PEGA. (BIS)
VEJAM QUE MISTÉRIO GLORIOSO:
VEJAM QUE MISTÉRIO GLORIOSO:
UMA FORMIGUINHA ENSINANDO UM PREGUIÇOSO. (BIS)
_____
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
VEIO A FORMIGUINHA
E PICOU O MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
---
A JANELINHA
A JANELINHA FECHA
QUANDO ESTÁ CHOVENDO
A JANELINHA ABRE
SE O SOL ESTÁ APARECENDO
FECHOU, ABRIU
FECHOU, ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU, ABRIU
QUANDO ESTÁ CHOVENDO
A JANELINHA ABRE
SE O SOL ESTÁ APARECENDO
FECHOU, ABRIU
FECHOU, ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU, ABRIU
CASINHA
ERA UMA CASA BEM
FECHADA, ERA UMA CASA BEM FECHADA
ABRE A JANELINHA
DEIXA O SOL ENTRAR, ABRE A JANELINHA DEIXA O SOL ENTRAR
PERTO DA CASA TEM
UMA ÁRVORE, PERTO DA CASA TEM UMA ÁRVORE
E OS PASSARINHOS
POUSAM NELA ASSIM, E OS PASSARINHOS POUSAM NELA ASSIM
PERTO DO ÁRVORE
TEM UMA PONTE, PERTO DA ÁRVORE TEM UMA PONTE
E POR BAIXO DELA
CORRE UM RIO ASSIM, E POR BAIXO DELA CORRE UM RIO ASSIM
ESTÁ TROVEJANDO E
ESCURECENDO, ESTÁ TROVEJANDO E ESCURECENDO
FECHA A JANELINHA
QUE JÁ VAI CHOVER, FECHA A JANELINHA QUE JÁ VAI CHOVER.
O PALHACINHO ATRAPALHADO
ERA UM PALHACINHO, MUITO ATRAPALHADO
DAVA PIRUETAS, FAZIA CARETAS
SEMPRE QUE PULAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
DAVA PIRUETAS, FAZIA CARETAS
SEMPRE QUE PULAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
ESSE PALHACINHO, TINHA UM MONOCICLO
DAVA MUITAS VOLTAS, AO REDOR DO CIRCO
SEMPRE QUE PARAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
CORRE, CORRE, CORRE PALHACINHO
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
PULA, PULA, PULA PALHACINHO
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO, MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO, MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
BEM NO FINALZINHO DA APRESENTAÇÃO
O NOSSO PALHACINHO MEXIA O POPOZÃO
SEMPRE QUE DANÇAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
O NOSSO PALHACINHO MEXIA O POPOZÃO
SEMPRE QUE DANÇAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
UM PASSARINHO PROCURA SUA MÃE
SE POSSÍVEL
COLOQUE UMA MÚSICA. A PROFESSORA FAZ A ATIVIDADE COM AS CRIANÇAS.
1. ERA UMA
VEZ UM PASSARINHO QUE ESTAVA DENTRO DE UM OVO. (SENTAR SOBRE AS PERNAS COM O
TRONCO PARA FRENTE)
2. DE
REPENTE, O OVO QUEBROU-SE E O PASSARINHO LEVANTOU AS ASINHAS, MAS AINDA NÃO
PODIA VOAR. RESPIROU BEM FUNDO. (MANTENHA-SE SENTADO, ERGA O TRONCO E LEVANTE
OS DOIS BRAÇOS PARA O ALTO).
3. LOGO QUIS
SABER ONDE ESTAVA SUA MÃE. DOBROU AS ASINHAS E OLHOU DE UM LADO PARA OUTRO.
(FAÇA GIROS COM O TRONCO).
4. COMO NÃO
VIU NINGUÉM, SAIU VOANDO PARA PROCURAR SUA MÃE. (CAMINHE PELA SALA, SUBINDO E
DESCENDO OS BRAÇOS ABERTOS, COMO SE BATESSE ASAS.
5. VIU UMA
RÃ PEQUENINA E PENSOU QUE FOSSE SUA MÃE. (FAÇA FLEXÕES COMO UM SAPO).
6. EM SEGUIDA
ENCONTROU UMA VACA E UM GATO. (IMITE OS ANIMAIS).
7. PERGUNTOU
SE ERAM SUA MÃE, E ELES RESPONDERAM QUE NÃO. TRISTE, CONTINUOU VOANDO. (CAMINHE
BATENDO OS BRAÇOS).
8. MAIS
ADIANTE, VIU UMA SOMBRA NUMA ÁRVORE E PAROU PARA VER QUEM ERA. UMA ENORME AVE POUSOU
JUNTO DELE, OLHOU NOS SEUS OLHOS E SORRIU. ERA SUA MÃE! JUNTINHOS, SAÍRAM
VOANDO.
9. DE TANTO
VOAR POR BELOS LUGARES, NÃO SE DERAM CONTA QUE JÁ ERA NOITE. DORMIRAM.
(DEITEM-SE PARA RELAXAR).
A FUGA DO PALHAÇO
ERA UMA VEZ UM PALHACINHO
QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.RESOLVEU, ENTÃO,
FUGIR PARA UMA FLORESTA.ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE
NEM SAPO (SALTAR) NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA
CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG)NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE
ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR
SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA
ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRA-LA. EMPURROU, EMPURROU
(EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO. MAIS
ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE
FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR) DO OUTRO LADO DA CERCA
HAVIA UM CANGURU E O PALHACINHO RESOLVEU IMITA-LO. (SALTAR COMO UM CANGURU.) ENQUANTO
ELE IMITAVA O BICHINHO, AVISTOU UM PASSARINHO E RESOLVEU IMITAR UM CANGURU
VOADOR ( PULAR E BATER COM OS BRAÇOS)MESMO BRINCANDO, O PALHACINHO COMEÇOU A
FICAR CANSADO. SEU PEZINHO DOÍA E ELE RESOLVEU CAMINHAR SÓ COM O PÉ DIREITO
PARA DESCANSAR O OUTRO (PULAR COM O PÉ DIREITO) , DEPOIS SÓ COM O PÉ ESQUERDO
(PULAR COM O PÉ ESQUERDO).A NOITE CHEGAVA RÁPIDO E O PALHACINHO CANSADO
COMEÇAVA A FICAR COM MEDO. A ÚNICA COISA QUE ELE QUERIA AGORA ERA VOLTAR PARA O
CIRCO.ELE COMEÇOU ENTÃO A VOLTAR PELO MESMO CAMINHO.ELE CONTORNAVA AS ÁRVORES
BEM DEVAGAR POIS ESTAVA MUITO CANSADO. (ANDAR EM ZIG ZAG BEM DEVAGAR), SUA
GARGANTA DOÍA E ELE FAZIA ASSIM (RESPIRAR OFEGANTE) O SONO CHEGAVA DEPRESSA E O
PALHACINHO NÃO CONSEGUIA MANTER OS OLHOS ABERTOS POR MUITO TEMPO (PISCAR).NESTE
MOMENTO ELE AVISTOU O CIRCO E COMEÇOU A OUVIR O RISO DAS CRIANÇAS. O PALHACINHO
JÁ NÃO SE SENTIA MAIS CANSADO, NÃO TINHA MEDO NEM SONO. ELE COMEÇOU A RESPIRAR
FUNDO E BEM DEVAGAR, AFINAL ELE ESTAVA EM CASA. (EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO).
– A SEMENTINHA
VÁRIAS SEMENTINHAS
PEQUENINAS ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO, (CRIANÇAS AGACHADAS COM OS JOELHOS
ENTRE OS BRAÇOS)
ELAS DORMIAM UM SONO...
DORMIAM UM SONO... SOSSEGADO E BOM ( RESPIREM FUNDO E FECHEM OS OLHOS)
VEIO A CHUVA E MOLHOU AS
SEMENTINHAS ( A PROFESSORA FAZ A CHUVA COM PAPEL PICADO, AS CRIANÇAS ABREM
OS OLHOS E MEXEM A CABEÇA DE UM LADO PARA O OUTRO)
DEPOIS O SOL BRILHOU LINDO
NO CÉU (RESPIREM FUNDO)
DE REPENTE AS SEMENTINHAS
ACORDARAM ...DEVAGARINHO...DEVAGARINHO... (AS CRIANÇAS VÃO LEVANTANDO
DEVAGAR)
AS PLANTINHAS COMEÇARAM A
APARECER (ESTICAM UM BRAÇO PARA O LADO)
ESTICARAM OS GALHOS E
FICARAM AJEITADAS (ESTICAM O OUTRO BRAÇO PARA O LADO)
DEPOIS CRESCERAM...CRESCERAM
E ENROSCARAM-SE NO VARAL (FICAM EM PÉ E LEVANTAM OS BRAÇOS ALONGANDO AO
MÁXIMO)
E CHEINHAS DE FLORES
ALEGRARAM O QUINTAL! (E COMEÇAM A BALANÇAR)
3 – O GATINHO PIPO
ERA UMA VEZ UM GATINHO
CHAMADO PIPO.UM DIA ELE ACORDOU COM MUITA PREGUIÇA (ESTICAR BRAÇOS E PERNAS).
MAMÃE GATA JÁ ESTAVA
CHAMANDO E ELE TEVE DE PULAR DA CAMA. ELE SAIU CORRENDO PARA ATENDER A MAMÃE
(CORRER). SAIU COM TANTA PRESSA QUE BATEU COM O PÉ NA MESA (PULAR NUM PÉ SÓ).
DEPOIS QUE O PÉ PAROU DE DOER, ELE SAIU A PASSEAR (QUADRUPEDAR) E NÃO PRESTOU
ATENÇÃO NOS CARROS QUE PASSAVAM, QUASE FOI ATROPELADO SE NÃO TIVESSE PULADO
PARA TRÁS (QUADRUPEDAR PARA TRÁS). PIPO FICOU NERVOSO E COMEÇOU A TREMER
(TREMER). VOLTOU CORRENDO PARA CASA (QUADRUPEDAR CORRENDO) E SE DEITOU
NOVAMENTE (DEITAR). PIPO APRENDEU A LIÇÃO E AGORA CADA VEZ QUE SI A RUA OLHA
PARA TODOS OS LADOS (MOVIMENTO DO PESCOÇO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário