terça-feira, 26 de março de 2019

Plano de aula - Dia do Circo



            Tema: Circo


Objetivos:
- Informar-se sobre o tema circo;
- Ouvir diferentes histórias e relatos sobre circo/palhaço;
- Desenvolver a criatividade;
- Brincar, dançar e  se alegrar nesta data.

1º Momento: Linguagem Oral e Escrita

        Quem Roubou a Alegria do Palhaço?
- Ler a história fazendo as adaptações necessárias para a idade e para atrair a atenção dos pequenos.
- Conversar sobre alegria , tristeza explorar expressões faciais.


2º Momento: Matemática
- Montar palhacinho usando os blocos lógicos

3º Momento: Artes  Visuais
 Confeccionar cartaz com o tema .
- Confeccionar palhacinho enroladinho.


4º Momento:Música/corpo e movimento.
  Cantar  de dançar ouvindo músicas diversas.



4º Momento: História com movimento

- A FUGA DO PALHAÇO

ERA UMA VEZ UM PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)

PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)
DO OUTRO LADO DA CERCA HAVIA UM CANGURU E O PALHACINHO RESOLVEU IMITÁ-LO. (SALTAR COMO UM CANGURU.) ENQUANTO ELE IMITAVA O BICHINHO, AVISTOU UM PASSARINHO E RESOLVEU IMITAR UM CANGURU VOADOR (PULAR E BATER COM OS BRAÇOS) MESMO BRINCANDO, O PALHACINHO COMEÇOU A FICAR CANSADO. SEU PEZINHO DOÍA E ELE RESOLVEU CAMINHAR SÓ COM O PÉ DIREITO PARA DESCANSAR O OUTRO (PULAR COM O PÉ DIREITO), DEPOIS SÓ COM O PÉ ESQUERDO (PULAR COM O PÉ ESQUERDO). A NOITE CHEGAVA RÁPIDO E O PALHACINHO CANSADO COMEÇAVA A FICAR COM MEDO. A ÚNICA COISA QUE ELE QUERIA AGORA ERA VOLTAR PARA O CIRCO.
ELE COMEÇOU ENTÃO A VOLTAR PELO MESMO CAMINHO.
ELE CONTORNAVA AS ÁRVORES BEM DEVAGAR, POIS ESTAVA MUITO CANSADO. (ANDAR EM ZIG ZAG BEM DEVAGAR), SUA GARGANTA DOÍA E ELE FAZIA ASSIM (RESPIRAR OFEGANTE) O SONO CHEGAVA DEPRESSA E O PALHACINHO NÃO CONSEGUIA MANTER OS OLHOS ABERTOS POR MUITO TEMPO (PISCAR). NESTE MOMENTO ELE AVISTOU O CIRCO E COMEÇOU A OUVIR O RISO DAS CRIANÇAS.
O PALHACINHO JÁ NÃO SE SENTIA MAIS CANSADO, NÃO TINHA MEDO NEM SONO. ELE COMEÇOU A RESPIRAR FUNDO E BEM DEVAGAR, AFINAL ELE ESTAVA EM CASA. (EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO).

  Hora de brincadeiras com o palhaço.

 - Pintura de rosto
-  Sessão de fotos
-  Pipoca

Avaliação: A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Atividades desenvolvidas em fevereiro- 2019


Conhecendo a turminha!


Rodinha Diariamente- Chamada com ficha do nome
                                        -Músicas / conversa/orientações /combinados
                                         Explorar cartazes e alfabeto.

História :     OS TRÊS PORQUINHOS

                                                             -Filme Os Três Porquinhos
                                                             - Número quantidade/seriação
                                                             - música quantidades
                                                              - Dramatização da história.

   Cartaz com a música/Quem mora na casinha..

 Cantinho de leitura (organizo os livros em uma mesinha no centro da sala).

Atividades motoras.
·        Rasgar papéis com as pontas dos dedos e colar em uma folha
·        Bolinhas de papéis e colar contornando a inicial do nome;
·        Jogos de encaixe/lego
·        Massinha de modelar
·        Movimento de pinça (tampinhas de garrafas e prendedor de roupas)
·        Rolamento no colchão (Rola para um lado e para o outro)
·        Cores  (uso mostrando tampinhas de garrafas, palitos, formas geométricas...)

Músicas Diversas
·        Caixa musical (cada criança vai à frente da classe e tira um CD da caixinha. Com a ajuda da professora canta a música usando o microfone).

Artes.
·        Colorindo dentro do limite do desenho
·        Pintura.

HISTÓRIA COM MOVIMENTO



- GINÁSTICA COM FAZ DE CONTA 

ESSE TIPO DE GINÁSTICA É AQUELA EM QUE O PROFESSOR CONTA A HISTÓRIA E AO MESMO TEMPO EXECUTA OS MOVIMENTOS MENCIONADOS NO TEXTO.
O PROFESSOR LÊ FAZENDO OS MOVIMENTOS E AS CRIANÇAS VÃO SEGUINDO.

BRINCADEIRA COM MOVIMENTO…

- APRIMORA GESTOS E RITMOS CORPORAIS. 
- ESTIMULA A DESCOBERTA DOS LIMITES DO CORPO. 
- SENSIBILIZA PARA O CONVÍVIO COM OS COLEGAS.

1- A FUGA DO PALHAÇO

ERA UMA VEZ UM PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)
PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)
DO OUTRO LADO DA CERCA HAVIA UM CANGURU E O PALHACINHO RESOLVEU IMITÁ-LO. (SALTAR COMO UM CANGURU.) ENQUANTO ELE IMITAVA O BICHINHO, AVISTOU UM PASSARINHO E RESOLVEU IMITAR UM CANGURU VOADOR (PULAR E BATER COM OS BRAÇOS) MESMO BRINCANDO, O PALHACINHO COMEÇOU A FICAR CANSADO. SEU PEZINHO DOÍA E ELE RESOLVEU CAMINHAR SÓ COM O PÉ DIREITO PARA DESCANSAR O OUTRO (PULAR COM O PÉ DIREITO), DEPOIS SÓ COM O PÉ ESQUERDO (PULAR COM O PÉ ESQUERDO). A NOITE CHEGAVA RÁPIDO E O PALHACINHO CANSADO COMEÇAVA A FICAR COM MEDO. A ÚNICA COISA QUE ELE QUERIA AGORA ERA VOLTAR PARA O CIRCO.
ELE COMEÇOU ENTÃO A VOLTAR PELO MESMO CAMINHO.
ELE CONTORNAVA AS ÁRVORES BEM DEVAGAR, POIS ESTAVA MUITO CANSADO. (ANDAR EM ZIG ZAG BEM DEVAGAR), SUA GARGANTA DOÍA E ELE FAZIA ASSIM (RESPIRAR OFEGANTE) O SONO CHEGAVA DEPRESSA E O PALHACINHO NÃO CONSEGUIA MANTER OS OLHOS ABERTOS POR MUITO TEMPO (PISCAR). NESTE MOMENTO ELE AVISTOU O CIRCO E COMEÇOU A OUVIR O RISO DAS CRIANÇAS.
O PALHACINHO JÁ NÃO SE SENTIA MAIS CANSADO, NÃO TINHA MEDO NEM SONO. ELE COMEÇOU A RESPIRAR FUNDO E BEM DEVAGAR, AFINAL ELE ESTAVA EM CASA. (EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO).


2- O ELEFANTE NA TEIA DE ARANHA
UM ELEFANTE
SE PENDUROU
NUMA TEIA DE ARANHA
MAS QUANDO VIU
QUE A TEIA RESISTIU
FOI CHAMAR OUTRO ELEFANTE… (REPETIR A LETRA COM DOIS ELEFANTES, DEPOIS COM TRÊS, SUCESSIVAMENTE, ATÉ ALCANÇAR O NÚMERO DE CRIANÇAS DA CLASSE.)



3- O GATINHO PIPO
ERA UMA VEZ UM GATINHO CHAMADO PIPO. UM DIA ELE ACORDOU COM MUITA PREGUIÇA. (ESTICAR BRAÇOS E PERNAS) MAMÃE GATA JÁ ESTAVA CHAMANDO E ELE TEVE DE PULAR DA CAMA. ELE SAIU CORRENDO PARA ATENDER A MAMÃE. (CORRER). SAIU COM TANTA PRESSA QUE BATEU COM O PÉ NA MESA (PULAR NUM PÉ SÓ). DEPOIS QUE O PÉ PAROU DE DOER, ELE SAIU A PASSEAR (ENGATINHAR) E NÃO PRESTOU ATENÇÃO NOS CARROS QUE PASSAVAM, QUASE FOI ATROPELADO SE NÃO TIVESSE PULADO PARA TRÁS (ENGATINHAR PARA TRÁS). PIPO FICOU NERVOSO E COMEÇOU A TREMER (TREMER). VOLTOU CORRENDO PARA CASA. (ENGATINHAR CORRENDO) E SE DEITOU NOVAMENTE (DEITAR). PIPO APRENDEU A LIÇÃO E AGORA CADA VEZ QUE SI A RUA OLHA PARA TODOS OS LADOS (MOVIMENTO DO PESCOÇO)

4- O LEÃO E O RATO

CERTO DIA O RATO SAIU DA TOCA CORRENDO. (CORRER) MUITO ASSUSTADO ESTAVA O RATO, POIS FUGIA DO GATO PRETO. NO CAMINHO ENCONTROU O LEÃO, LEVOU UM GRANDE SUSTO E COMEÇOU A TREMER. (TREMER) O REI DOS ANIMAIS VENDO O RATINHO TÃO NERVOSO, NÃO LHE FEZ MAL NENHUM E DEIXOU QUE ELE SEGUISSE SEU CAMINHO. UM DIA O LEÃO CAIU EM UMA ARMADILHA E POR MAIS QUE MOVIMENTASSE O CORPO NÃO CONSEGUIA SAIR. (MOVIMENTAR O CORPO INTEIRO). FEZ FORÇA (MOVIMENTO DE EMPURRAR), RUGIU FURIOSO, MAS DE NADA ADIANTOU. O RATO QUE NAQUELE DIA PASSAVA POR ALI, VIU O DESESPERO DO AMIGO E RESOLVEU ROER AS CORDAS DA REDE COM MUITA PACIÊNCIA. QUANDO TERMINOU ESTAVA CANSADO, MAS MUITO FELIZ ENTÃO COMEÇOU A DAR PULOS DE ALEGRIA (SALTAR). SALTOU TANTO QUE COMEÇOU NOVAMENTE A FICAR CANSADO, TÃO CANSADO QUE MAL CONSEGUIA RESPIRAR E RESPIRAVA ASSIM (RESPIRAR BEM DEVAGAR). O LEÃO, VENDO-SE LIVRE, AGRADECEU AO RATINHO E PROMETERAM SER AMIGOS PARA SEMPRE.

5- EXPLORANDO A TERRA

VAMOS SAIR PELO MUNDO PARA CONHECÊ-LO MELHOR? _QUE LUGAR MONTANHOSO! VAMOS ESCALAR ESSA MONTANHA? (MOVIMENTO DE BRAÇOS E PERNAS). MUITO CUIDADO PARA NÃO CAIR… UFA! CONSEGUIMOS. QUE BELA VISTA TEMOS DAQUI DO ALTO (COLOCAR A MÃO SOBRE A TESTA) _OLHEM O MAR LÁ EMBAIXO. QUE TAL NADARMOS UM POUCO? VAMOS DESCER COM CUIDADO. _AGORA VAMOS CORRER ATÉ A PRAIA? (CORRER)
_CHEGAMOS. OBA! TODOS PARA A ÁGUA… (NADAR)
_ UFA, QUE CANSAÇO! VAMOS DESCANSAR? (SENTAR)
_VEJAM… CONCHINHAS! VAMOS LEVAR ALGUMAS PARA CASA? (FLEXÃO DOS JOELHOS) _QUANTAS PEDRAS NO CHÃO! VAMOS SALTAR POR CIMA DELAS? (SALTAR)
_VEJAM, UMA BARRAQUINHA> VAMOS CHUPAR UM SORVETE! _ESTOU SENTIDO UM CHEIRINHO DE CACHORRO QUENTE (EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS) EU ESTOU COM FOME. VOCÊS TAMBÉM? DEPOIS DE TODA ESSA AVENTURA, QUE TAL UMA BALINHA? (DAR A CADA CRIANÇA UMA BALINHA COM UM CARTÃOZINHO DE INCENTIVO).

5- CHAPEUZINHO VERMELHO

ERA UMA VEZ UMA MENINA MUITO ALEGRE E EDUCADA. TINHA ESSE NOME PORQUE USAVA UM GORRO VERMELHO NA CABEÇA. UM DIA ELA PEDIU A MAMÃE PARA LEVAR FLORES PARA A VOVÓ QUE MORAVA NO BOSQUE, ANDAVA BEM DEPRESSA ENTRE AS ÁRVORES (ANDAR EM SERPENTINA). ELA OLHOU PARA CIMA E NOTOU QUE HAVIA UNS PASSARINHOS QUE CANTAVAM E VOAVAM E COMEÇOU A IMITÁ-LOS (CORRER MOVIMENTANDO OS BRAÇOS). CHAPEUZINHO VERMELHO ESTAVA MUITO CANSADA E RESPIROU FUNDO (RESPIRAÇÃO) QUANDO CHAPEUZINHO LEVANTOU A CABEÇA, AVISTOU EM UMA ÁRVORE UM NINHO DE PASSARINHOS. ELA SUBIU NA ÁRVORE. VAMOS SUBIR TAMBÉM? (FAZER O MOVIMENTO) DEPOIS ELA DESCEU DA ÁRVORE E AVISTOU UMAS FLORES LINDAS. COMEÇOU A APANHÁ-LAS. (ABAIXAR) QUE FLORES CHEIROSAS! QUE PERFUME! (EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO). ANDANDO NOVAMENTE, ELA ATRAVESSOU UM CÓRREGO COM MUITAS PEDRAS (SALTAR VÁRIAS VEZES), LOGO DEPOIS TEVE DE CRUZAR UM TERRENO CHEIO DE ESPINHOS, ENTÃO ELA CRUZOU ASSIM… (COM OS CALCANHARES). LOGO ADIANTE TINHA UM RIO. ELA PEGOU UM BARQUINHO PARA ATRAVESSÁ-LO (REMAR). QUANDO CHAPEUZINHO DESCEU DO BARCO AVISTOU O LOBO E COMEÇOU A CORRER (CORRER). O LOBO AVANÇOU PARA ELA. CHAPEUZINHO PEGOU DO CHÃO UMA PORÇÃO DE PEDRINHAS (AGACHAR E LEVANTAR) E COMEÇOU A JOGAR NO LOBO (FLEXÃO DOS BRAÇOS E PERNAS). O LOBO FUGIU E CHAPEUZINHO CONTINUOU CAMINHANDO MUITO CANSADA (RELAXAR OS MÚSCULOS-BONECO DE MOLA) CHEGOU À CASA DA VOVÓ QUE ESTAVA NA PORTA. ENTÃO, A VOVÓ LHE FALOU:
_CHAPEUZINHO, OLHA QUE LINDO ESTÁ O NOSSO POMAR, (OLHAR A DIREITA) E VEJA COMO ESTÁ BONITA A PINTURA DA CASA (OLHAR A ESQUERDA). CHAPEUZINHO E A VOVÓ SENTARAM-SE NA FRENTE DA CASA (SENTAR) E COMEÇARAM A CANTAR A MUSIQUINHA QUE ELAS TANTO GOSTAVAM. (CANTAR) “PELA ESTRADA A FORA EU VOU BEM SOZINHA
LEVAR ESSES DOCES PARA A VOVOZINHA.
ELA MORA LONGE, O CAMINHO É DESERTO
E O LOBO MAU PASSEIA AQUI POR PERTO.
E A TARDINHA, AO SOL POENTE, JUNTO A VOVOZINHA
DORMIREI CONTENTE.”

6- ERA UMA VEZ UM AS SEMENTINHAS

CADA CRIANÇA DEVE DRAMATIZAR A HISTÓRIA, NA MEDIDA EM QUE A PROFESSORA VAI NARRANDO, ALGUNS PODEM SER A MENINA, OUTROS A SEMENTINHA, OUTROS A CHUVA E OUTROS O SOLZINHO, OU AS CRIANÇAS PODEM SER A SEMENTINHA, ENQUANTO A EDUCADORA DRAMATIZA OS PERSONAGENS RESTANTES.
ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE PREOCUPAVA MUITO COM AS PLANTINHAS, CERTO DIA ELA CAVOU UM BURAQUINHO NA AREIA BEM FOFA, DENTRO DELE COLOCOU UMA LINDA SEMENTINHA, (AGORA AS CRIANÇAS SERÃO A SEMENTINHA).
A SEMENTINHA ERA BEM PEQUENINA E ESTAVA TODA ENCOLHIDINHA, COMO QUE SE ESTIVESSE SENTINDO MUITO, MUITO FRIO, MAS FICOU PARADINHA ALI NA TERRA FOFINHA COMO SE ESTIVESSE DORMINDO. DE REPENTE COMEÇOU A SENTIR UMA SENSAÇÃO MUITO AGRADÁVEL, A SEMENTINHA ENTÃO, SE SENTIA PROTEGIDA.
LOGO PELA MANHÃ O SOL CHEGOU SEUS RAIOZINHOS AOS POUCOS PENETRARAM A TERRA E AQUECERAM A SEMENTINHA, QUE ACORDOU COM O CALORZINHO. QUANDO VEIO A CHUVA SUAS GOTINHAS FININHAS PENETRARAM A AREIA FOFINHA E DERAM UM GOSTOSO BEIJINHO NA SEMENTINHA, FELIZ, A SEMENTINHA COMEÇOU A ERGUER SEUS BRACINHOS, PROCURANDO PELAS GOTINHAS DE CHUVA E PELO CALORZINHO DO SOL. AOS POUCOS A PLANTINHA COMEÇA A GANHAR FOLHINHAS.
A NOITE CHEGA E A LUA PRATEADA JOGA O ORVALHO PARA A PLANTINHA, QUE LOGO ESTICA SUAS FOLHINHAS PARA RECEBÊ-LO E É SAUDADA PELAS ESTRELAS. CADA DIA QUE PASSAVA, A PLANTINHA CRESCIA MAIS, MAIS E MAIS. SUAS RAÍZES FICARAM PROFUNDAS, BEM DENTRO DA TERRA, SEU CAULE ESTAVA GRANDE E FORTE E SUSTENTAVA MUITAS FOLHAS, TODA VEZ QUE VENTAVA ELA SEGURAVA AS FOLHINHAS PARA LÁ E PARA CÁ… (UTILIZAR À MÚSICA A SEMENTINHA, BETO HERMANN)

7- FOGO NO CIRCO
O CIRCO ESTAVA ARMADO NO CENTRO DA PRAÇA. A LONA ERA MUITO GRANDE, MUITO GRANDE MESMO (O PROFESSOR ABRE OS BRAÇOS PARA DAR IDÉIA DO TAMANHO DA LONA E AS CRIANÇAS IMITAM). LÁ DENTRO HAVIA UMA PORÇÃO DE BICHOS: LEÃO, TIGRE, GIRAFA, CAVALO, ONÇA, URSO E UM MACACO.
ERA NOITE E ESTAVA ESCURO. OS BICHOS ESTAVAM TODOS DORMINDO. NÃO SE OUVIA NENHUM BARULHO. QUEM TOMAVA CONTA DO CIRCO DE NOITE ERA O SR. JOÃO, UM VELHINHO QUE SEMPRE LEVAVA NA MÃO UMA LANTERNA ACESA. SEU JOÃO ESTAVA SENTADO E OUVIU UM BARULHO. ELE SE LEVANTOU E FOI ANDANDO DEVAGARZINHO, ASSIM NA PONTINHA DOS PÉS (DESLOCAMENTO DE TODO O GRUPO). COMEÇOU A SENTIR CHEIRO DE QUEIMADO E FOI ANDANDO MAIS DEPRESSA (MARCHA), MAIS DEPRESSA, MAIS DEPRESSA… COMEÇOU A CORRER NA DIREÇÃO DO BARULHO E VIU UM FOGO AINDA PEQUENININHO. VOLTOU CORRENDO E PASSOU ASSIM, POR BAIXO DOS BANCOS (QUADRUPEDISMO). PARA CHEGAR MAIS DEPRESSA À RUA, GRITOU: — O CIRCO ESTÁ PEGANDO FOGO, O CIRCO ESTÁ PEGANDO FOGO! COMEÇOU A JUNTAR GENTE E LOGO CHEGARAM OS BOMBEIROS.
VIERAM MUITOS CARROS, E OS BOMBEIROS PUSERAM AS ESCADAS E FORAM SUBINDO (SUBIR) E COMEÇARAM A JOGAR ÁGUA NA FOGUEIRA QUE JÁ ESTAVA MUITO GRANDE.
OS LEÕES URRAVAM (IMITAR), OS CAVALOS RELINCHAVAM, OS TIGRES RUGIAM, OS MACACOS GUINCHAVAM. OS POBRES MACACOS, QUE ESTAVAM PRESOS NAS JAULAS, COMEÇARAM A PULAR DE UM LADO PARA OUTRO (SALTAR), POIS O FOGO JÁ ESTAVA PERTO DELES.
SEU JOÃO VEIO ABRIR AS JAULAS. OS MACACOS SUBIRAM PELAS GRADES E COMEÇARAM A ATRAVESSAR O CIRCO DE UM LADO PARA O OUTRO, CAMINHANDO POR CIMA DE UM ARAME (EQUILIBRAR), COM MUITO CUIDADO PARA NÃO CAIR, ATÉ CHEGAREM ONDE NÃO HAVIA MAIS FOGO (COLOCAR NO CHÃO UMA CORDA PARA AS CRIANÇAS ANDAREM EM CIMA). OS MACACOS TAMBÉM QUISERAM AJUDAR E COMEÇARAM A JOGAR (LANÇAR) TUDO PARA FORA DO CIRCO. JOGARAM AS BOLAS, OS ARCOS, AS ROUPAS. TUDO QUE ENCONTRARAM ELES IAM JOGANDO.
ENTÃO OS BOMBEIROS APAGARAM O FOGO.
OS CARROS COMEÇARAM A VOLTAR PARA O QUARTEL DOS BOMBEIROS. IAM CORRENDO PELAS RUAS (CORRER), COM A SIRENE TOCANDO ASSIM (CORRER IMITANDO BARULHO DA SIRENE). LÁ NO CIRCO JÁ ESTAVA TUDO CALMO OUTRA VEZ.
SE JOÃO, QUE TINHA TOMADO UM GRANDE SUSTO, AGORA ESTAVA CONTENTE, PORQUE TINHA SALVO TODOS OS BICHOS. E FOI FELIZ PARA CASA ANDANDO (MARCHA FINAL COM TODAS AS CRIANÇAS CANTANDO). FIM
EXTRAÍDO DE: PINTO, GERUSA RODRIGUES; LIMA, REGINA CÉLIA VILLAÇA. O DIA-A-DIA DO PROFESSOR. 3ED. BELO HORIZONTE (MG): FAPI. VOL. V


8. FORMIGUINHA

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
VEIO A FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDÍ, SACUDÍ, SACUDÍ
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR (TROCAR AS PALAVRAS SUBLINHADAS POR OBJETOS E PARTES DO CORPO QUE RIMEM. EX: PANELA/CANELA; ESPELHO/JOELHO. A CADA PARTE DO CORPO DEVEMOS MEXER AO CANTARMOS “SACUDI”).

9. BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)
PRÁ FRENTE, PRÁ TRAZ (4 VEZES) MEU BARCO É BEM LIGEIRO E VAI
CORRENDO PELO MAR
TRAZENDO MIL PEIXINHOS QUE EU
PESQUEI PRO MEU JANTAR
PRÁ FRENTE, PRÁ TRAZ (4 VEZES)


10. PIRULITO
_ MAMÃE, ACHO QUE VOU DAR UM GRITO!
_ NÃO GRITA NÃO, QUE EU TE DOU UM PIRULITO.
_ MAMÃE O QUE É UM PIRULITO?
_ É UMA BALA ENFIADA NUM PALITO.
 _ MAMÃE O QUE É UM PALITO?
_ É UM “PAUZINHO” QUE SEGURA O PIRULITO.
_ MAMÃE O QUE É UM PIRULITO?
 _ AI! AI! AI! ACHO MELHOR CÊ DÁ UM GRITO!!!

11. TCHIBUM! TCHIBUM!
TCHIBUM! TCHIBUM! CHALALALALALALALA (2 VEZES )
EUFRIDIA, EUFRIDIA É UMA “BRABOLETA” AZUL (2 VEZES)
ELA É AZUL E VOA ASSIM
MEXE AS ANTENINHAS PISCANDO PARA MIM!
MAS EU AMO! (SE AMO!)
E GOSTO DELA ASSIM:
DE ASAS ABERTAS, DE ASAS FECHADAS SORRINDO PARA MIM!
( TROCAR O NOME DA “BRABOLETA” E FAZER UMA RIMA COM ELE. EX. EUFRÉLHA/ BRABOLETA VELHA; EUFRESCA/BRABOLETA FRESCA)



12. MEU BURRO
MEU BURRO, MEU BURRO FICOU COM DOR DE CABEÇA
MAMÃE MANDOU COMPRAR… CHAPÉU PARA A CABEÇA
CHAPÉU PARA CABEÇA E TEM SAPATO AZUL
(BATE DUAS PALMAS )
MEU BURRO, MEU BURRO FICOU COM DOR NOS OLHOS
MAMÃE MANDOU COMPRAR… COLÍRIO PARA OS OLHOS
COLÍRIO PARA OS OLHOS E TEM SAPATO AZUL (BATE DUAS PALMAS E VAI ACRESCENTANDO OUTRAS PARTES DO CORPO E OS REMÉDIOS CORRESPONDENTES)

13. POLENTA
QUANDO SE PLANTA LA BELA POLENTA
LA BELA POLENTA SE PLANTA COSI
SE PLANTA COSI Ô Ô Ô
LA BELA POLENTA COSI TCHÁ TCHÁ PUM, TCHÁ TCHÁ PUM
TCHÁ TCHÁ PUM PUM PUM PUM!
(ACRESCENTAR O QUE VAI ACONTECENDO COM A POLENTA. EX. BROTA, FLORE, CRESCE, ETC).

14. LOJA DO MESTRE ANDRÉ
FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ QUE EU COMPREI UM VIOLÃO
BLÃO! BLÃO! BLÃO! UM VIOLÃO
AIOLÈ! AIOLÈ! FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ REFRÃO
FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ QUE EU COMPREI UM PIANINHO
PLIN! PLIN! PLIN! UM PIANINHO
BLÃO! BLÃO! BLÃO! UM VIOLÃO
REPETIR REFRÃO
( IR ACRESCENTANDO INSTRUMENTOS E SEUS SONS. EX.: CORNETA/FON! FON! FON!; PANDEIRINHO/PAN! PAN! PAN! )

15 A MOSCA NA VELHA
ESTAVA A VELHA EM SEU LUGAR DUAS VEZES
VEIO A MOSCA LHE ATENTAR
A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR
ESTAVA A MOSCA EM SEU LUGAR DUAS VEZES
VEIO A ARANHA LHE ATENTAR
A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR




16- ESTICA, ESTICA, ESTICA – TURMA DA MÔNICA
       [ÁLBUM: NÃO BRINQUE COM A SAÚDE]

OI! CRIANÇADA!
AQUI É O JOTALHÃO!
EU VOU ENSINAR HOJE PARA VOCÊS UM EXERCÍCIO MUITO FÁCIL.
É SIMPLES, NÓS VAMOS APRENDER A ESTICAR O NOSSO CORPINHO.
POR QUÊ?
O NOSSO CORPO É FANTÁSTICO,
E TEM MÚSCULOS ELÁSTICOS
QUE CRESCEM E SE FORTALECEM
SE VOCÊ SOUBER USAR.
ESTICA, ESTICA, ESTICA,
QUANTO MAIS VOCÊ ESTICA
MAIS ELÁSTICO ELE FICA
ESTICA, ESTICA, ESTICA,
QUANTO MAIS VOCÊ ESTICA
MAIS ELÁSTICO ELE FICA
É!
ATENÇÃO, ATENÇÃO!
VAMOS ESTICAR ESSE BRACINHO.
AGORA, VAMOS ESTICAR A PERNINHA. ISSO.
ESTICA, ESTICA, ESTICA, ESTICA SEM PARAR.
ISSO, ESTOU GOSTANDO DE VER.
MAS VAMOS ESTICAR MAIS UM POUQUINHO, TÁ BOM?
ENTÃO VAMOS LÁ!
O NOSSO CORPO É FANTÁSTICO,
E TEM MÚSCULOS ELÁSTICOS
QUE CRESCEM E SE FORTALECEM
SE VOCÊ SOUBER USAR.
ESTICA, ESTICA, ESTICA,
QUANTO MAIS VOCÊ ESTICA
MAIS ELÁSTICO ELE FICA
ESTICA, ESTICA, ESTICA,
QUANTO MAIS VOCÊ ESTICA
MAIS ELÁSTICO ELE FICA
LEGAL, LEGAL!
ESTÃO GOSTANDO DA AULINHA?
VAMOS CONTINUAR.
AGORA VAMOS ESTICAR OS DEDINHOS DAS MÃOS. HEIN!
VAMOS LÁ, FORÇA, FORÇA. ESTICANDO.
VAMOS ESTICAR OS DEDINHOS DO PÉ TAMBÉM.
VAMOS LÁ. ISSO. ESTICANDO, ESTICANDO, ESTICANDO SEM PARAR.
VALEU CRIANÇADA.

Música a formiguinha

A FORMIGUINHA

QUE BELO OLHINHO TEM A FORMIGUINHA, QUE BELO OLHÃO TEM O FORMIGÃO. (BIS)
A FORMIGUINHA SOBE NA ESPIGA, TIRA UM GRÃOZINHO E PLOFT NO CHÃO. (BIS)
DÓ, RÉ, MI, FÁ. VIVA JESUS QUE VEM NOS SALVAR
A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA, QUANDO UMA DEIXA A OUTRA CARREGA. (BIS)
VEJAM QUE MISTÉRIO GLORIOSO: UMA FORMIGUINHA ENSINANDO UM PREGUIÇOSO. (BIS)
DEUS NÃO QUER PREGUIÇOSO EM SUA OBRA (3X) POR QUE SE NÃO O TEMPO SOBRA. (BIS)

domingo, 24 de março de 2019

Sorveteria dos Gêneros Textuais - Professora Luciana Silva

Com o objetivo de tornar as aulas de produções de textos mais agradáveis , a professora Luciana montou uma sorveteria literária. Assim os alunos retiram um sorvete com um determinado texto e após socializar com os colegas. Irá elaborar um outro texto em seu caderno de produções.


 

 



Oficina: Corpo e movimento na Educação infantil




 Corpo e movimento


Formação com os monitores de tempo integral/ educação infantil 😘😘
#professoraivaniferreira

Objetivo do encontro: - Pensar em novas possibilidades de atividades para as crianças de tempo integral.
-  Participar, aprender e vivenciar diversos jogos e brincadeiras que propiciam às crianças múltiplas possibilidades para explorar, conhecer, aprender, interagir e se comunicar por meio do corpo e do movimento.
Conhecendo os participantes!
- Identificação, escola que atua e turma.
- Como é a rotina dos alunos de tempo integral na EMEI que atua?
- Quanto tempo tem disponível para realizar alguma atividade com as crianças?
- O que é possível fazer diariamente ou semanalmente?
                   É possível trabalhar com ...
ü  Literatura: Contar uma História, poesia...
ü  Faz de conta: Cantinhos temáticos (casinha, médico, salão de beleza, pista para carros)
ü  Brincadeiras ao ar livre (uso do parquinho)
ü  Corpo e movimento através de músicas e brincadeiras;
ü  Músicas diversas (bandinha)
ü  Artes (Dramatização, dobradura, escultura com massinha, pintura...)
ü  Roda de conversa: Com foi a sua manhã? O que aprendeu/novidades? Quem sabe me mostrar o que aprendeu/demonstração.
                                    DIREITOS DE APRENDIZAGEM                                                                         
• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.















                        

HOJE VAMOS APROFUNDAR NO SEGUINTE CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

                   CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:

                   OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                    Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.


                 CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço  e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam- -se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
         CONTEÚDOS    PROGRAMÁTICOS
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
METODOLOGIA
·         Coordenação Motora/  Visomotora
- Integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão
·          Ritmo
·         Equilíbrio


Habilidades motoras:
·         Rolar para um lado para o outro, saltar com os 2 pés, com um pé, equilibrar-se.
·         Vivenciar a dança através dos brinquedos cantados, trabalhado o ritmo.
Atividades:
·         Empilhar objetos/jogos, encaixar, alinhavar, amarrar, abotoar, trajeto com pés e mãos, jogo dos pezinhos, circuito...
·         Pular amarelinha, caracol; procurar tesouro
·         O mestre mandou...
Atividade Musical: Envolvendo danças e coreografias que movimentam o corpo.
·         Marcha soldado,
·         Cavalinho vai trotar
·         A formiguinha
·         A Jiboia
·         Homenzinho torto
·         Duelo dos mágicos
·         Boneca de lata
·         O foguetinho


Aprendendo na prática!!! Troca de experiências/demonstração de materiais e possibilidades de uso na prática.

CANÇÕES PARA TRABALHAR O CORPO E MOVIMENTO
Músicas que estimulam a dança ou pequenos movimentos coreografados – pular, abaixar, balançar, etc. Canções que favorecem a coordenação motora grossa, que diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores, tais como: sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso.

JIBOIA

A JIBOIA ME FALOU QUE ESTÁ COM FOME
TÁ COM FOME E FAZ UM ANO QUE NÃO COME.

FOI FALANDO E FOI ABRINDO A SUA GOELA
E É POR ISSO QUE NÃO CHEGO PERTO DELA. (BIS)

A JIBOIA ME FALOU QUE ME ADMIRA
MAS EU ACHO QUE ELA DISSE UMA MENTIRA.

A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO QUER BRIGA
TÁ COM FOME MAS QUER SER MINHA AMIGA.

A JIBOIA ME PEDIU UM GRANDE ABRAÇO
ELA PENSA QUE EU SOU BOBO E SOU PALHAÇO.

A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO ME APERTA
MAS EU ACHO QUE A JIBÓIA É MUITO ESPERTA.

A JIBOIA ME PEDIU UMA CARÍCIA
MAS EU ACHO QUE A JIBÓIA TEM MALÍCIA.

A JIBOIA ME FALOU QUE NÃO ME ENGOLE
MAS EU LOGO RESPONDI QUE NÃO ME AMOLE.

A JIBOIA TÁ OLHANDO PRO MEU LADO
E EU NÃO OLHO PRA NÃO SER ENFEITIÇADO.

A JIBOIA FAZ UM ANO QUE NÃO COME
MAS COMIGO ELA NÃO MATA A SUA FOME.

O TROTE DO CAVALINHO

CAVALINHO VAI TROTAR
VOU COM ELE PASSEAR
UMA CORRIDA APOSTAREI
E A RÉDEA PUXAAREI (OHAAAAAA)

O FOGUETINHO
O FOGUETINHO VAI SUBINDO VAI
VAI LEVANDO O ASTRONAUTA VAI (BIS)
QUANTA COISA O ASTRONAUTA VÊ
O ASTRONAUTA ME LEVE COM VOCÊ!
ATENÇÃO...VAI DECOLAR...1...2...3

HOMENZINHO TORTO
HAVIA UM HOMENZINHO TORTO
MORAVA NUMA CASA TORTA
ANDAVA NUM CAMINHO TORTO
SUA VIDA ERA TORTA

UM DIA O HOMENZINHO TORTO
A BÍBLIA ENCONTROU
E TUDO QUE ERA TORTO
JESUS ENDIREITOU

O DENTINHO CONTENTE


AS CRIANÇAS MAIS BONITAS E CONTENTES
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES
TÁ NA CARA QUE AS CRIANÇAS MAIS CONTENTES,
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES;

ANTES DE DORMIR,
DEPOIS DE SE ALIMENTAR
É JUSTAMENTE AÍ QUE
A ESCOVA TEM QUE TRABALHAR.

TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
PARA CIMA E PARA BAIXO
QUER SABER O QUE QUE EU ACHO?
SEU DENTINHO VAI BRILHAR !


A FORMIGUINHA
A FORMIGUINHA SOBE NA ESPIGA,
TIRA UM GRÃOZINHO E PLOFT NO CHÃO. (BIS)

QUE BELO OLHINHO TEM A FORMIGUINHA,
QUE BELO OLHÃO TEM O FORMIGÃO
    ---------

A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA,
QUANDO UMA DEIXA A OUTRA PEGA. (BIS)
VEJAM QUE MISTÉRIO GLORIOSO:
UMA FORMIGUINHA ENSINANDO UM PREGUIÇOSO. (BIS)
_____
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
VEIO A FORMIGUINHA
E PICOU O MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
---

A JANELINHA
A JANELINHA FECHA
QUANDO ESTÁ CHOVENDO
A JANELINHA ABRE
SE O SOL ESTÁ APARECENDO

FECHOU, ABRIU
FECHOU, ABRIU, FECHOU

ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU, ABRIU
           
CASINHA

ERA UMA CASA BEM FECHADA, ERA UMA CASA BEM FECHADA
ABRE A JANELINHA DEIXA O SOL ENTRAR, ABRE A JANELINHA DEIXA O SOL ENTRAR

PERTO DA CASA TEM UMA ÁRVORE, PERTO DA CASA TEM UMA ÁRVORE
E OS PASSARINHOS POUSAM NELA ASSIM, E OS PASSARINHOS POUSAM NELA ASSIM

PERTO DO ÁRVORE TEM UMA PONTE, PERTO DA ÁRVORE TEM UMA PONTE
E POR BAIXO DELA CORRE UM RIO ASSIM, E POR BAIXO DELA CORRE UM RIO ASSIM

ESTÁ TROVEJANDO E ESCURECENDO, ESTÁ TROVEJANDO E ESCURECENDO
FECHA A JANELINHA QUE JÁ VAI CHOVER, FECHA A JANELINHA QUE JÁ VAI CHOVER.

O PALHACINHO ATRAPALHADO
ERA UM PALHACINHO, MUITO ATRAPALHADO
DAVA PIRUETAS, FAZIA CARETAS
SEMPRE QUE PULAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA

ESSE PALHACINHO, TINHA UM MONOCICLO
DAVA MUITAS VOLTAS, AO REDOR DO CIRCO
SEMPRE QUE PARAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA
CORRE, CORRE, CORRE PALHACINHO
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
PULA, PULA, PULA PALHACINHO
SEGURA, SEGURA, SEGURA ESSA CALÇA
SÓ MAIS UMA VEZ, SÓ PRA GENTE RIR
QUE PALHAÇO, MAIS ENGRAÇADO, DEIXOU ELA CAIR
BEM NO FINALZINHO DA APRESENTAÇÃO
O NOSSO PALHACINHO MEXIA O POPOZÃO
SEMPRE QUE DANÇAVA, A CALÇA CAIA
ELE RIA, ELE CHORAVA E O PÚBLICO APLAUDIA

História ginasticada ou história com movimento

          UM PASSARINHO PROCURA SUA MÃE

SE POSSÍVEL COLOQUE UMA MÚSICA. A PROFESSORA FAZ A ATIVIDADE COM AS CRIANÇAS.
1. ERA UMA VEZ UM PASSARINHO QUE ESTAVA DENTRO DE UM OVO. (SENTAR SOBRE AS PERNAS COM O TRONCO PARA FRENTE)
2. DE REPENTE, O OVO QUEBROU-SE E O PASSARINHO LEVANTOU AS ASINHAS, MAS AINDA NÃO PODIA VOAR. RESPIROU BEM FUNDO. (MANTENHA-SE SENTADO, ERGA O TRONCO E LEVANTE OS DOIS BRAÇOS PARA O ALTO).
3. LOGO QUIS SABER ONDE ESTAVA SUA MÃE. DOBROU AS ASINHAS E OLHOU DE UM LADO PARA OUTRO. (FAÇA GIROS COM O TRONCO).
4. COMO NÃO VIU NINGUÉM, SAIU VOANDO PARA PROCURAR SUA MÃE. (CAMINHE PELA SALA, SUBINDO E DESCENDO OS BRAÇOS ABERTOS, COMO SE BATESSE ASAS.
5. VIU UMA RÃ PEQUENINA E PENSOU QUE FOSSE SUA MÃE. (FAÇA FLEXÕES COMO UM SAPO).
6. EM SEGUIDA ENCONTROU UMA VACA E UM GATO. (IMITE OS ANIMAIS).
7. PERGUNTOU SE ERAM SUA MÃE, E ELES RESPONDERAM QUE NÃO. TRISTE, CONTINUOU VOANDO. (CAMINHE BATENDO OS BRAÇOS).
8. MAIS ADIANTE, VIU UMA SOMBRA NUMA ÁRVORE E PAROU PARA VER QUEM ERA. UMA ENORME AVE POUSOU JUNTO DELE, OLHOU NOS SEUS OLHOS E SORRIU. ERA SUA MÃE! JUNTINHOS, SAÍRAM VOANDO.
9. DE TANTO VOAR POR BELOS LUGARES, NÃO SE DERAM CONTA QUE JÁ ERA NOITE. DORMIRAM. (DEITEM-SE PARA RELAXAR).




A FUGA DO PALHAÇO
ERA UMA VEZ UM PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR) NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG)NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRA-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.  MAIS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR) DO OUTRO LADO DA CERCA HAVIA UM CANGURU E O PALHACINHO RESOLVEU IMITA-LO. (SALTAR COMO UM CANGURU.) ENQUANTO ELE IMITAVA O BICHINHO, AVISTOU UM PASSARINHO E RESOLVEU IMITAR UM CANGURU VOADOR ( PULAR E BATER COM OS BRAÇOS)MESMO BRINCANDO, O PALHACINHO COMEÇOU A FICAR CANSADO. SEU PEZINHO DOÍA E ELE RESOLVEU CAMINHAR SÓ COM O PÉ DIREITO PARA DESCANSAR O OUTRO (PULAR COM O PÉ DIREITO) , DEPOIS SÓ COM O PÉ ESQUERDO (PULAR COM O PÉ ESQUERDO).A NOITE CHEGAVA RÁPIDO E O PALHACINHO CANSADO COMEÇAVA A FICAR COM MEDO. A ÚNICA COISA QUE ELE QUERIA AGORA ERA VOLTAR PARA O CIRCO.ELE COMEÇOU ENTÃO A VOLTAR PELO MESMO CAMINHO.ELE CONTORNAVA AS ÁRVORES BEM DEVAGAR POIS ESTAVA MUITO CANSADO. (ANDAR EM ZIG ZAG BEM DEVAGAR), SUA GARGANTA DOÍA E ELE FAZIA ASSIM (RESPIRAR OFEGANTE) O SONO CHEGAVA DEPRESSA E O PALHACINHO NÃO CONSEGUIA MANTER OS OLHOS ABERTOS POR MUITO TEMPO (PISCAR).NESTE MOMENTO ELE AVISTOU O CIRCO E COMEÇOU A OUVIR O RISO DAS CRIANÇAS. O PALHACINHO JÁ NÃO SE SENTIA MAIS CANSADO, NÃO TINHA MEDO NEM SONO. ELE COMEÇOU A RESPIRAR FUNDO E BEM DEVAGAR, AFINAL ELE ESTAVA EM CASA. (EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO).
– A SEMENTINHA

VÁRIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO, (CRIANÇAS AGACHADAS COM OS JOELHOS ENTRE OS BRAÇOS)
ELAS DORMIAM UM SONO... DORMIAM UM SONO... SOSSEGADO E BOM ( RESPIREM FUNDO E FECHEM OS OLHOS)
VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS ( A PROFESSORA FAZ A CHUVA COM PAPEL PICADO, AS CRIANÇAS ABREM OS OLHOS E MEXEM A CABEÇA DE UM LADO PARA O OUTRO)
DEPOIS O SOL BRILHOU LINDO NO CÉU (RESPIREM FUNDO)
DE REPENTE AS SEMENTINHAS ACORDARAM ...DEVAGARINHO...DEVAGARINHO... (AS CRIANÇAS VÃO LEVANTANDO DEVAGAR)
AS PLANTINHAS COMEÇARAM A APARECER (ESTICAM UM BRAÇO PARA O LADO)
ESTICARAM OS GALHOS E FICARAM AJEITADAS (ESTICAM O OUTRO BRAÇO PARA O LADO)
DEPOIS CRESCERAM...CRESCERAM E ENROSCARAM-SE NO VARAL (FICAM EM PÉ E LEVANTAM OS BRAÇOS ALONGANDO AO MÁXIMO)
E CHEINHAS DE FLORES ALEGRARAM O QUINTAL! (E COMEÇAM A BALANÇAR)



            3 – O GATINHO PIPO

ERA UMA VEZ UM GATINHO CHAMADO PIPO.UM DIA ELE ACORDOU COM MUITA PREGUIÇA (ESTICAR BRAÇOS E PERNAS).

MAMÃE GATA JÁ ESTAVA CHAMANDO E ELE TEVE DE PULAR DA CAMA. ELE SAIU CORRENDO PARA ATENDER A MAMÃE (CORRER). SAIU COM TANTA PRESSA QUE BATEU COM O PÉ NA MESA (PULAR NUM PÉ SÓ). DEPOIS QUE O PÉ PAROU DE DOER, ELE SAIU A PASSEAR (QUADRUPEDAR) E NÃO PRESTOU ATENÇÃO NOS CARROS QUE PASSAVAM, QUASE FOI ATROPELADO SE NÃO TIVESSE PULADO PARA TRÁS (QUADRUPEDAR PARA TRÁS). PIPO FICOU NERVOSO E COMEÇOU A TREMER (TREMER). VOLTOU CORRENDO PARA CASA (QUADRUPEDAR CORRENDO) E SE DEITOU NOVAMENTE (DEITAR). PIPO APRENDEU A LIÇÃO E AGORA CADA VEZ QUE SI A RUA OLHA PARA TODOS OS LADOS (MOVIMENTO DO PESCOÇO).