http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS
“O EU, O OUTRO E O NÓS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
Crianças bem pequenas (1 ano e 7
meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na
interação com crianças e adultos.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em
sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças
da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos,
buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características
físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas
interações e brincadeiras.
EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras,
com a orientação de um adulto.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS
E MOVIMENTOS”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
Crianças bem pequenas (1 ano e 7
meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua
cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por
noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se
envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular,
saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado
do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades
manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre
outros.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “TRAÇOS, SONS,
CORES E FORMAS”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
Crianças bem pequenas (1 ano e 7
meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos
musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de
manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas,
superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no
ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
Crianças bem pequenas (1 ano e 7
meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer
rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e
acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima
para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da
história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos,
histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em
imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais,
demonstrando reconhecer seus usos sociais.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de
escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas,
histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de
escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
Crianças bem pequenas (1 ano e 7
meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças
entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do
cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de
cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em
cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e
depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado
atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora,
antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc.,
em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças
(meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma
natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO INFANTIL
• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e
grandes grupos,
utilizando diferentes linguagens, ampliando o
conhecimento de si e do
outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças
entre as pessoas.
• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes
espaços
e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos),
ampliando e
diversificando seu acesso a produções culturais, seus
conhecimentos, sua
imaginação, sua criatividade, suas experiências
emocionais, corporais,
sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e
relacionais.
• Participar ativamente, com adultos e outras crianças,
tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo
educador
quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais
como a escolha
das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes,
desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se
posicionando.
• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas,
cores, palavras,
emoções, transformações, relacionamentos, histórias,
objetos, elementos
da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus
saberes sobre a cultura,
em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a
ciência e a tecnologia.
• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível,
suas necessidades,
emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas,
opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social
e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas
diversas experiências de cuidados, interações,
brincadeiras e linguagens
vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto
familiar e comunitário.escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Considerando
que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças
têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os
direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e
conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está
estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos
os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências
constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências
concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos
conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a
denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as
DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às
crianças e associados às suas experiências.
Considerando
esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a
BNCC são:
O eu, o outro e o nós – É
na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um
modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros
modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem
suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na
coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os
outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres
individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de
cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado,
de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação
Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato
com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes
atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes,
celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de
perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros
e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
Corpo,
gestos e movimentos – Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos,
movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as
crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações,
expressam- -se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre
o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa
corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o
teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no
entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e
reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos,
identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo,
a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade
física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele
é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico,
orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a
instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças
possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares,
explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e
mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço
com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar,
caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se,
correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
Traços, sons, cores e formas –
Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas,
locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às
crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de
expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem,
fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando
suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria
(coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações,
canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos
tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as
crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos
outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa
promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção,
manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da
sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo
que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem
suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e
vivências artísticas.
Escuta,
fala, pensamento e imaginação – Desde o nascimento, as
crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as
quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do
seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos
vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as
crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de
expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna,
pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante
promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir,
potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de
histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas
elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas
linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e
pertencente a um grupo social. Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com
relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao
observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e
escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo
diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na
Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças
conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a
literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as
crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo
à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com
histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com
livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e
escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de
manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão
construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos
e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não
convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de
representação da língua.
Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações – As crianças vivem inseridas em espaços e tempos
de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e
socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos
espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã
etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo,
os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da
natureza, os diferentes tipos de
materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural
(as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e
em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a
diversidade entre elas etc.). Além disso, nessas experiências e em muitas
outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos
matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões,
medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias,
reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais
cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a
Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam
fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno,
levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às
suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando
oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e
sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.
Código alfanumérico
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