sábado, 12 de janeiro de 2019

Plano de aula : Paladar -Doce, salgado, azedo, amargo.

                                        Paladar


Objetivos:

ü Conhecer e identificar diferentes sabores,
ü  Degustar alimentos doces, salgados, amargo e azedo/ácido.
ü  Provar alimentos e conhecer a parte da língua que permite sentir determinado sabor;

Duração das atividades.

Uma semana.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

Identificar sabores doces, azedos, amargo e salgado.

Desenvolvimento:


Contar história e apresentar imagens sobre o paladar!

– Degustar alimentos descobrir sabores  

 1º momento – O professor inicia o tema questionando sobre os alimentos e seus sabores/ paladar.

Quais alimentos tem o sabor doce?
-  Brigadeiro, balas, açúcar, melancia, maçã...
Quais alimentos tem o sabor salgado?
-  Pipoca, sal, carnes, pastel....
E azedo? Amargo?

2º momento-  Experimentando sabores!

O professor prepara vários recipientes com pequenas porções de alimentos para degustação (jiló, sal, limão, açúcar). No momento da experimentação, deixar as crianças colocarem a pontinha do dedo no açúcar e levar até a boca. Solicitar que as crianças descrevam o sabor. A criança que não desejar experimentar deixa para outro momento, durante os lanche e refeições.

 Conversar e fazer trabalhinhos com o tema alimentação.

3º Momento- Música “O sentido é o paladar”






4º Momento-  Lanche comunitário.

  • Apresentar o projeto aos pais e combinar para que  providenciem um alimento, para compartilhar com os colegas.
  • Conversar sobre os sabores dos alimentos!
  • Degustar alimentos de diversos sabores.



5º Momento - Exposição de atividades!

"Comer alimentos de várias texturas, cores e sabores fortes é um trabalho que começa desde cedo."


             Avaliação: Avaliar através da observação e registro para o portfólio.

2 comentários: