segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Plano de aula para o período de adaptação - 1º PERÍODO




ESTAGIÁRIA: SÍLVIA      

                         

CONTEÚDOS:  Contação de histórias,  poesias, músicas e brincadeiras.

OBJETIVOS: Recepcionar os alunos, acalmá-los e deixá-los tranquilos e felizes no período de adaptação.

METODOLOGIA:

1ºMOMENTO: Acolhida

Fazer o acolhimento em sala de aula, mostrar onde ficarão os pertences, mochila, apresentar a bandeja onde ficarão os copos com água...
Apresentar-se: Boa tarde! Eu sou a Tia Sílvia e gostaria de saber o nome de todos os alunos. Após ouvir cada aluno, conferir os nomes de acordo com a listagem,anotar os nomes em uma fita adesiva e colocar em cada criança (para os próximos dias preparar o crachá para cada um).
Cantar músicas diversas...

Acolhida: Cantar música  de Boa Tarde.

Boa tarde, coleguinha, como vai?
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?

2º MOMENTO: Conhecendo a escola nova.

Sair com os alunos em fila  para conhecer a escola, onde fica o banheiro, refeitório, diretoria....
Neste momento os alunos já usam o banheiro e retornam para a sala em fila , junto ao professor.

3º MOMENTO: Cantar música para iniciar uma história

E agora minha gente
uma história vou contar
uma história bem bonita
todo mundo vai gostar  rê, rê, rê... rá, rá, rá...
Contar a história “Chapeuzinho Vermelhos”
Explorar a capa, personagens e deixar os alunos fazer o reconto.
Caso queiram podem fazer a dramatização da história

Cantar a música:

Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente.

4º MOMENTO:  Recreio/lanche

5º MOMENTO: Brincadeiras no pátio

  - Morto –vivo
  -Pular amarelinha
  - Parquinho
       - Ao retornar para  a sala oferecer água aos alunos.
       -Perguntar se algum deseja ir ao banheiro.

6º MOMENTO: Relaxamento com uma música calma.

                        -Brincar com massinha de modelar.
                        - Dar um pirulito para cada criança.

AVALIAÇÃO: Conversar com os alunos na rodinha, sobre os acontecimentos do dia, o que foi bacana, parabenizar  aos alunos que não choraram. Conversar com os alunos que sentiram a ausência da família  acalmando –os e mostrando as coisas bacanas que aconteceram no dia.

Cantar música de despedida.

Está na hora da saída, eu preciso ir embora!
A mamãe já está chegando!
Vou para casa sem demora!

Um comentário:

  1. Olá prof td bem vc tem mais algum plano de aula adaptação crianças 2 anos Maternal 1 . Minha turma começa dia 19 estou um pouco ansiosa

    ResponderExcluir