ESTAGIÁRIA: SÍLVIA
CONTEÚDOS: Contação de histórias,
poesias, músicas e brincadeiras.
OBJETIVOS: Recepcionar os alunos, acalmá-los e deixá-los
tranquilos e felizes no período de adaptação.
METODOLOGIA:
1ºMOMENTO: Acolhida
Fazer o acolhimento em sala de aula, mostrar onde ficarão os
pertences, mochila, apresentar a bandeja onde ficarão os copos com água...
Apresentar-se: Boa tarde! Eu sou a Tia Sílvia e gostaria de
saber o nome de todos os alunos. Após ouvir cada aluno, conferir os nomes de acordo com a listagem,anotar os nomes em uma fita adesiva e colocar
em cada criança (para os próximos dias preparar o crachá para cada um).
Cantar músicas diversas...
Acolhida: Cantar
música de Boa Tarde.
Boa tarde,
coleguinha, como vai?
Boa tarde,
coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
2º MOMENTO: Conhecendo
a escola nova.
Sair com os alunos em fila para conhecer a escola, onde fica o banheiro,
refeitório, diretoria....
Neste momento os alunos já usam o banheiro e retornam
para a sala em fila , junto ao professor.
3º MOMENTO: Cantar música
para iniciar uma história
E agora minha gente
uma história vou contar
uma história bem bonita
todo mundo vai gostar rê, rê, rê... rá, rá, rá...
Contar a história “Chapeuzinho
Vermelhos”
Explorar a capa, personagens e
deixar os alunos fazer o reconto.
Caso queiram podem fazer a
dramatização da história
Cantar a música:
Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente.
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente.
4º MOMENTO:
Recreio/lanche
5º MOMENTO: Brincadeiras no pátio
- Morto –vivo
-Pular amarelinha
- Parquinho
- Ao retornar para a sala oferecer água aos alunos.
-Perguntar se algum deseja ir ao banheiro.
-Perguntar se algum deseja ir ao banheiro.
6º MOMENTO: Relaxamento
com uma música calma.
-Brincar com massinha de modelar.
- Dar um pirulito para cada criança.
- Dar um pirulito para cada criança.
AVALIAÇÃO: Conversar com os alunos na rodinha, sobre os acontecimentos
do dia, o que foi bacana, parabenizar aos alunos que não choraram. Conversar com os
alunos que sentiram a ausência da família
acalmando –os e mostrando as coisas bacanas que aconteceram no dia.
Cantar música de despedida.
Está na hora da saída, eu preciso ir embora!
A mamãe já está chegando!
Vou para casa sem demora!
A mamãe já está chegando!
Vou para casa sem demora!
Olá prof td bem vc tem mais algum plano de aula adaptação crianças 2 anos Maternal 1 . Minha turma começa dia 19 estou um pouco ansiosa
ResponderExcluir