sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Plano de aula: O Sanduíche da Maricota - Educação infantil


Tema: O Sanduíche da Maricota




Objetivos:

Ouvir diferentes histórias;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Experimentar novos alimentos;
Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis;
Ter preferência por  uma boa alimentação.


DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: Leitura do Livro “O Sanduíche de Maricota”.


Conversar sobre os personagens da história.

Em seguida, na rodinha, faz uma leitura com pausa e ao anunciar o título fazer questionamento as crianças,sobre quais ingredientes uma galinha gostaria de colocar em um sanduíche .Por quê?

 Como se monta um sanduíche?


2º Momento: Montar um sanduiche com os alunos!

Organizar a mesa  e deixar que as crianças montem seu próprio sanduíche.



3º Momento: Músicas diversas

4º Momento: Baralhinho com os personagens da história

5º Momento: contagem e recitação de números

6º Momento: Artes:

Galinha 


7º Momento: 
Pirâmide Alimentar - Feita com papelão




A pirâmide alimentar infantil é a forma mais simples e explicativa de saber quais alimentos são fundamentais na dieta dos pequenos.



Recursos: Internet, atividade impressa, vídeo, quadro, caderno, lápis.

Avaliação: Observar o desempenho e a participação das crianças a partir das atividades realizadas em sala de aula.

Livrinho :Um Amor de Família para colorir

Um Amor de Família para colorir




















 
Esse livrinho é lindo! Como tudo o que o Ziraldo faz!!!

HISTÓRIA A CESTA DA DONA MARICOTA

LIVRO GIGANTE "A CESTA DA DONA MARICOTA"

Lindo livro, confeccionado pela professora Janete Menezes.












terça-feira, 28 de agosto de 2018

Projeto Cantigas de Roda - Tia Jane









Molde de violão para confeccionar o livrinho cantigas de roda.



Plano de aula: História contada " Os Sete Cabritinhos"



PLANO DE AULA

HISTÓRIA CONTADA

·       Os Sete Cabritinhos




Objetivos Específicos

ü  Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
ü  Desenvolver a capacidade de falar e ouvir.
ü  Estimular a criatividade sensibilidade e imaginação, propiciando momentos de prazer, através do ouvir.

Metodologia:

Conhecendo a Obra e o autor:


         Apresentar o livro começando pela capa e falando sobre o autor e ilustrador.

Ler a história: “Os Sete Cabritinhos”, utilizando o livro e fantoches.

Após ser lida a história, realizar a exploração oral do texto:

ü  Por que a mamãe cabra disse pra não abrir a porta para ninguém?
ü  Por que o lobo queria comer os cabritinhos?
ü  O que você achou da atitude da mamãe cabra?
ü  O Lobo mentiu na história, por que ele fez isso? É certo mentir?
ü  Contar história usando fantoches, livro.
ü  Deixar que os alunos peguem os fantoches explorando bem os acontecimentos.
ü  Utilizar reconto pelos alunos.

Recursos:

Livros ,fantoches ,vídeo.

Avaliação:


Em uma roda de conversa avaliar o nível de compreensão sobre o teor do
Conto. Avaliar também a capacidade em realizar o reconto da história.

sábado, 18 de agosto de 2018

O ESPANTALHO E O PASSARINHO!


                    O  ESPANTALHO E O PASSARINHO! 




quinta-feira, 16 de agosto de 2018

NOSSAS DESCOBERTAS!

ADIVINHAS DOS ALIMENTOS












ADIVINHAS 

O QUE É O QUE É?

NÃO TEM PORTA NEM JANELA
DONA GEMA MORA NELA.   

O QUE É O QUE É?

TEM COROA MAS NÃO É REI
TEM ESPINHO MAS NÃO É PEIXE?

O QUE É O QUE É?

QUE TEM NO POMAR
E NO SEU PALITÓ.

O QUE É O QUE É ?

OURO NÃO É, PRATA NÃO É
ABRA A CORTINHA
E VERÁS O QUE É?

O QUE É O QUE É ?

FRUTA VERMELHA
DOCE E SABOROSA
QUANDO ESTÁ MADURA
FICA AINDA MAIS GOSTOSA?

O QUE É O QUE É ?

É VERDE E NÃO É CAPIM
É BRANCO E NÃO É ALGODÃO
É VERMELHO E NÃO É MORANGO
É PRETO E NÃO É CARVÃO.