domingo, 15 de abril de 2018

Visualizando e aprendendo a letrinha D.

Plano de aula: Aprendendo a letrinha "D"



EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:


  •   Reconhecer  e Identificar a letra "D" em diferentes situações
  •  Identificar o próprio nome (através da letrinha inicial)
  • Acompanhar a Música "Dentinho Contente", escrita no cartaz.
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
  • Criar hábitos de higiene corporal: Banho, lavar as mão...escovação dos dentes...


  CONTEÚDOS:  

·         Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA(Repetem diariamente)!

Na rodinha, apresentaremos a nossa rotina diária !

·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·        Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
           Conversa informal.
           


  


2º Momento:  LINGUAGEM MUSICAL

Música: Dentinho contente.






O DENTINHO CONTENTE

  AS CRIANÇAS MAIS BONITAS E CONTENTES
  SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES
 TÁ NA CARA QUE AS CRIANÇAS MAIS CONTENTES,
 SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES;

 ANTES DE DORMIR,
 DEPOIS DE SE ALIMENTAR
 É JUSTAMENTE AÍ QUE
 A ESCOVA TEM QUE TRABALHAR.

 TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
 ESCOVA EM CIMA,
 ESCOVA EM BAIXO
QUER SABER O QUE QUE EU ACHO?
SEU DENTINHO VAI BRILHAR !

TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
É NA DANÇA INTELIGENTE
QUE A FAMÍLIA CONTENTE SABE COMO SE CUIDAR!



  • Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial D. Explorar novamente o nome do coleguinha.
                                                                   DAVI

3º Momento:  VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "D"

·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra D, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra D.


      Apresentar e explorar o cartaz com trecho da música “DENTINHO CONTENTE” 
junto as crianças!



4º Momento: Linguagem oral e escrita.
  
Leitura Deleite.   E o Dente ainda Doía!



4º Momento: Cantando e aprendendo.

  Alfabeto da Xuxa.



5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.

 - Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)

 -    Jogos de encaixe.

-     Artes como massinha de modelar.


6º Momento: Formas geométricas.

Explorar as formas geométricas ...cores... texturas/pintado dentro do limite.
     Quadrado
   

                Triângulo

       


        Retângulo

        Disco.


Jogo das formas geométricas.

Jogo de encaixe
           Jogo da trilha

A criança joga o DADO  e segue a trilha com a mesma figura.
Explorar também as cores das figuras geométricas...a consciência fonológica Dado
 começa com a letrinha D.


7º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 


Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).



8º Momento: Corpo e Movimento

- Desafio corporais, dançar, pular com os dois pés...com um pé..
- Passar dentro do túnel,andar em zigue zague...
- Pular corda/cobrinha.

9º Momento: Higiene dos dentes!




  • Escovação pelos profissionais da saúde.
  • Os alunos receberão orientação para escovar os dentes e kits de escovação.
Avaliação: Através de rodas de conversas, avaliar se os alunos estão desenvolvendo 
o hábito de escovar os dentes, se estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome, 
a letrinha "D" de dente, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e
 também se está melhorando a socialização.

Anexos:

Link com atividades formas geométricas

https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/04/poema-das-formas-geometricas-waldirene.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário