sábado, 7 de abril de 2018

Plano de aula " Os Três Porquinhos"- Educação infantil



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS

Objetivos:

•    Ouvir diferentes histórias infantis;
•    
Estimular a criatividade, sensivilidade e imaginação;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Desenvolvimento:

1º Momento:

Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”

Ø Ler a história completa dos três porquinhos  explorando as imagens.
Resultado de imagem para professora ivani ferreira os tres porquinhos

Conversar sobre a história!

Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre  a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.

2º Momento:

Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:

Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
3º Momento: Poema "Os Três Porquinhos"

4 º Momento:

Filme: “Os Três Porquinhos”.


Geralmente  o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos  verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme  e o livro.
4 º Momento: Linguagem matemática
   Tamanhos pequeno,médio e grande.

ü Explorar figuras dos porquinhos  em tamanhos diferentes(pequeno, médio e grande).

ü  Distribuir figuras dos três porquinhos na mesa ,deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.

ü Solicitar que pegue a figura grande...média....pequena.

Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os  três porquinhos na mesa  e pedir para a  criança contar.

Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas  das casinhas.



   Observação: Os alunos brincaram com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho  para cada casinha(correspondência um a um).
 Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.


Teatro com fantoches de vara (confeccionados pela professora Janete).




Leitura/produção com cenas.
Os Três Porquinhos(Livrão confeccionado pela professora Janete).













AVALIAÇÃO:

Avaliar a participação e atenção durante as atividades, a compreensão da relação do signo numeral com sua quantificação de 1 a 3 e observar a afetividade entre as crianças da turma, sua capacidade de reconhecimento e gratidão.

Anexos:















14 comentários:

  1. amei sua forma de trabalhar a historia dos 3 porquinhos . parabéns! vai mim ajudar muuuuito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito bom. Suporte legal vamos montar apostila para as crianças. Suporte excelente!

      Excluir
  3. Parabéns Professora muito bem elaborado,já havia feito com minha Turma porém vou acrescentar as casinhas para o trabalho tátil.

    ResponderExcluir
  4. Olá... gostei do seu projeto. Parabéns ! Vc fez as casas com quais materiais?

    ResponderExcluir
  5. QUAL O TAMANHO DE IMPRESSÃO QUE VC USOU PARA MONTAR O CARTAZ DO 3º MOMENTO MA IMPRESSAO DA ESCRITA SRIA EM UMA FOLHA SULFITI CADA ESCRITA OU MAIS DE UMA ?

    ResponderExcluir