sábado, 7 de abril de 2018

Plano de aula " Os Três Porquinhos"- Educação infantil



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS

Objetivos:

•    Ouvir diferentes histórias infantis;
•    
Estimular a criatividade, sensivilidade e imaginação;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Desenvolvimento:

1º Momento:

Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”

Ø Ler a história completa dos três porquinhos  explorando as imagens.
Resultado de imagem para professora ivani ferreira os tres porquinhos

Conversar sobre a história!

Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre  a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.

2º Momento:

Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:

Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
3º Momento: Poema "Os Três Porquinhos"

4 º Momento:

Filme: “Os Três Porquinhos”.


Geralmente  o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos  verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme  e o livro.
4 º Momento: Linguagem matemática
   Tamanhos pequeno,médio e grande.

ü Explorar figuras dos porquinhos  em tamanhos diferentes(pequeno, médio e grande).

ü  Distribuir figuras dos três porquinhos na mesa ,deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.

ü Solicitar que pegue a figura grande...média....pequena.

Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os  três porquinhos na mesa  e pedir para a  criança contar.

Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas  das casinhas.



   Observação: Os alunos brincaram com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho  para cada casinha(correspondência um a um).
 Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.


Teatro com fantoches de vara (confeccionados pela professora Janete).




Leitura/produção com cenas.
Os Três Porquinhos(Livrão confeccionado pela professora Janete).













AVALIAÇÃO:

Avaliar a participação e atenção durante as atividades, a compreensão da relação do signo numeral com sua quantificação de 1 a 3 e observar a afetividade entre as crianças da turma, sua capacidade de reconhecimento e gratidão.

Anexos:















11 comentários: