Ficamos fascinados mais uma
vez, com os trabalhos realizados pela professora Talitha Barbosa, da Escola
Estadual Professor Tibúrcio, em Itabirito-Mg. Ela desenvolveu um maravilhoso
projeto, utilizando o livro " Sapo Comilão", juntamente com sua turminha do 2º ano. Vejam só como a obra
foi bem explorada e com riquezas de detalhes.
Parabéns Talitha! Seu trabalho e criatividade nos encantam, sempre!
Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco. Com certeza irá enriquecer projetos de outros educadores.
Obra trabalhada: Sapo Comilão Autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela
- Conhecer as
profissões existentes em seu ambiente escolar e familiar;
- Identificar e
valorizar as diferentes profissões;
- Despertar a
curiosidade pela profissão dos pais;
- Valorizar o trabalho como forma digna de sobrevivência
- Desenvolver a linguagem oral e
expressividade.
- Compartilhar informações.
- Permitir à criança a descoberta de
hipóteses.
- Enriquecer o imaginário infantil.
Desenvolvimento:
Linguagem oral e escrita:
Roda de conversa; explorar junto aos alunos os
conhecimentos prévios sobre o assunto “Trabalho”
- O que é trabalhar?
- Quem na sua família trabalha?
- Por que os adultos precisam trabalhar?
Leitura de imagens:
- Observar as diferentes profissões.
Linguagem Matemática:
-Contagem e recitação de números até 5.
Artes visuais
Levar para a sala de aula várias revistas para que
os alunos procurem imagens de pessoas exercendo sua profissão/trabalho.
- Fazer um mural junto aos alunos.
Corpo e Movimento
Música profissões
Atividade: Poema " A Enxadinha"
- Recitar com os alunos até a memorização.
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas.
Brincar de "lego" além de proporcionar diversão para as crianças, também é benéfico para que elas aprendam habilidades básicas. Estimula a criatividade, o raciocínio lógico, coordenação fina e óculo-manual...
A Copa do Mundo é uma boa oportunidade para explorar as riquezas do País (Rússia) e demais participantes, a diversidade cultural e musical, reportagens, cores e muito mais...
Somos Brasileiros e torcemos pelo nosso país,
mas... é preciso desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela
vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a
derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências
Objetivos:
Explorar o tema da
atualidade ”Copa do Mundo na Rússia/2018”;
Ter contato com
diferentes gêneros textuais abordando o tema;
Enfocar a
pluralidade cultural;
Desenvolvimento:
Roda de conversa sobre a
copa •
·Em que país será realizada a
Copa do Mundo?
·Alguém sabe?
·Montar o nome do país (RÚSSIA)com
letras móveis(visualização)
·Agora ´me respondam: Qual é
o nome do nosso país?
·Montar o nome do país (BRASIL)com
letras móveis(visualização)
·Mostrar a localização Brasil
e Rússia no mapa.
Eixo
Linguagem Oral e Escrita:
o Hino Nacional Brasileiro.
Cantar o hino
nacional explorando algumas estrofes junto aos alunos;
Mencionar que
cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
Utilização do alfabeto
móvel para a construção das palavras trabalhadas;
Promoção
de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
Jogo da memória com bandeira dos países participantes(mais conhecidos)
Caça-palavras;
cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem
Matemática:
Contagem do número
de jogadores que atuam no jogo de futebol.
Seriação com o mascote da copa;
Seriação com bolinhas.
Classificação por cores.
Eixo
Identidade e Autonomia:
Identificação do
nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
Reconhecimento
do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
Observação no
mapa do Brasil .Onde está o Brasil...a Rússia( Visualização)
Ter atenção
aos valores importantes para a convivência em grupo: respeito às
regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo, zelar
pelo material utilizado e exposto em sala de aula;
Linguagem
Plástica:
Confeccionar...
Desenho de um
campo de futebol
Construção de
maquete de um campo com jogadores
Confecção de cartaz
coletivos sobre a copa;
Pintura do
mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça....
Utilização de
massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos (
pequenas, médias e grandes)
Constução coletiva de um globo terrestre(Colagem de jornal em balões)
Corpo e Movimento:
Jogo de futebol
entre os alunos e alunas.
Importância
de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular,
saltar, contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
Exercícios
de alongamento do corpo;
Movimentos
diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um
lado; para o outro; para frente. para trás;
Carrinho de
mão. Atividade em dupla.
Encaixe de
bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas...
Música
Apreciação de
músicas sobre a copa, hino nacional;
Apreciação de
músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros,
cabeça, chocalhos, e outros instrumentos, etc
Natureza
e Sociedade:
·
Pesquisas/recortes sobre a
copa do mundo(painel coletivo);
A Importância da
prática de esportes para a saúde;
A importância de
uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
Mural de notícias
sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
Culminância do projeto: Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.
Anexos:
Algumas sugestões de atividades!
Mascote da copa da Rússia-2018.
A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, já tem seu mascote definido. Trata-se do lobo Zabivaka, que foi eleito em votação aberta, que teve mais de um milhão de participações.
“Os mascotes são embaixadores, promovem o evento e trazem diversão aos estádios. Isso já está acontecendo com Zabivaka na Rússia.
MASCOTE ZABIVAKA
TAÇA DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA/2018
MASCOTE ZABIVAKA
TAÇA PARA COLORIR
BOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA
Telstar 18, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia
A Fifa descreveu o novo lançamento como uma "recriação que presta homenagem à primeira bola criada pela Adidas para a Copa do Mundo"