quarta-feira, 14 de março de 2018

Visualizando e aprendendo a letrinha "B"




OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome nas fichas/crachás
  •  Reconhecer  e Identificar a letra B (explorada na música “Borboletinha”)
  • Andar sobre o traçado da letrinha B.
  • Acompanhar a cantiga da “Borboletinha”, escrita no cartaz.
  • Conhecer diferentes histórias e músicas infantis.

  CONTEÚDOS:  

·  Música,cores, leitura, matemática, artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
  • Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
  •  Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
  • Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
  •  Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
  •  Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas infantis diversas.




·         Roda de  conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem novidades para relatar, o que fizeram no final de semana e em seguida, falaremos sobre  as atividades/rotina . Nesta semana iremos explorar (individualmente) a letrinha B.


           
2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "B"


 Apresentar o cartaz  com a música "Borboletinha". 


Cantar diariamente,acompanhando a escrita.


3º Momento: Artes borboletinha!


Carimbando com as mãos e tinta guache.


4º Momento: Jogo das letras "Passa lata"


  • Com os alunos sentados em círculos, ir passando a lata , cantando e quando terminar a música o aluno retirará uma letra dizendo o nome.





Passa a lata pela roda, 

Sem a roda desmanchar.
Quem quiser ficar na roda,
Uma letra vai tirar!




5º Momento: Leitura deleite.


  A Dona Baratinha

6º Momento: Corpo e movimento


     Dançando com a Dona Baratinha!






  •  Dançar e se divertir acompanhando a coreografia.

7º Momento: Matemática.

Contagem e recitação de números.
Seriação...

8º Momento: Atividades para desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
                  Carimbando massinhas / letras do alfabeto.


9º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).


10º Momento: Educação física.
       Formas geométricas

  • O aluno deverá andar pisando somente sobre os discos...triângulos... e assim sucessivamente.
  • Além das formas são exploradas também as cores.



Observação: No Dia 15 trabalhamos músicas e atividades relacionadas ao circo.
dia Internacional do Circo é dia 15 de março e o Dia Nacional do Circo é em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data
(Geralmente comemoramos no dia 27, mas irá ser trabalhada a páscoa)


Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a ficha do nome (letrinha inicial do próprio nome), a letrinha "B" da música borboletinha, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e também se estão evoluindo na socialização.





Anexos:

Outras sugestões!!!

 




3 comentários: