Plano de aula- Havia um estranho, sim, no meio do jardim!
No
dia 04 de outubro, comemora-se o Dia
da Natureza, uma data importante para a reflexão a respeito das
ações humanas em relação ao meio ambiente. Essa data foi escolhida porque se
trata do dia voltado para homenagear São Francisco de Assis, um frade católico que se
destacou pelo seu amor à natureza, principalmente aos animais.
É da natureza que retiramos os recursos
necessários para a nossa sobrevivência. É ela também que garante o nosso
desenvolvimento econômico, fornecendo-nos as matérias-primas necessárias para a
construção de nossas obras, casas, máquinas etc. A natureza, portanto, é
essencial para o estabelecimento do homem no planeta.
Objetivos
- Valorizar a natureza e o meio ambiente
- Ouvir diferentes histórias
- Conhecer diferentes histórias, músicas e poesias;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
Desenvolvimento:
1º
Momento: Linguagem oral e escrita
Leitura do livro : Havia um estranho, sim, no meio do jardim!
Ilustrador: PAULO DEBS
As flores do jardim estão ansiosas, esperando a chegada do
“Grande concurso anual”, que vai eleger o jardim mais bonito. O jardineiro está
trabalhando incansavelmente, cuidando de cada flor para que o jardim fique bem
bonito.
Mas um dia todas as flores ficam alvoroçadas com a presença de um estranho visitante. Será que ele veio para atrapalhar ou para colaborar?
Com a ajuda do dedicado jardineiro o leitor vai descobrir o segredo desse jardim.
Mas um dia todas as flores ficam alvoroçadas com a presença de um estranho visitante. Será que ele veio para atrapalhar ou para colaborar?
Com a ajuda do dedicado jardineiro o leitor vai descobrir o segredo desse jardim.
O livro Havia um estranho, sim, no meio do jardim,
escrito e ilustrado por Paulo Debs, mostra para a criança que a vida sempre
deve estar em primeiro lugar, à frente das aparências e de qualquer julgamento
que se faça com base nelas. E para o jardineiro, o importante é cuidar bem das
suas plantas e fazer com que floresçam. Neste caso, o jardineiro pode ser visto
como uma metáfora dos pais, da família, dos educadores e do Criador.
Após a leitura conversar ...
- Roda de conversa sobre o conteúdo do livro...
- Quem é o estranho que apareceu no jardim?
- Qual foi a aceitação/recepção?
- Qual evento acontece anualmente nos jardins?
- Onde vocês já viram um jardim?
- Falar também sobre o meio ambiente, exemplificando
através de atitudes diárias a importância da aceitação, receptividade...de cuidar dos locais que vivemos
e os preservar.
2º
Momento: Artes
Propor aos alunos que façam uma
ilustração da história.
Comentar e expor as artes em sala de
aula.
Atividade
em família! Propor que confeccione animaizinhos que vivem em jardins,
flores...utilizando materiais recicláveis.
3º
Momento: Linguagem matemática
Contagem e recitação de números até 10.
Classificando animais de borracha
Seriação de figuras planas/animais (7
elementos)
Atividade
escrita:
4º
Momento: Música/corpo e movimento.
Cantar músicas diversas...
- Borboletinha
- Quem fez o grande sol?
- Jardineiro cuidadoso.
- Canção do jardineiro...e outras
5º Momento:Passeio no jardim...observando a natureza e os bichinhos.
Andar observar e fotografar tudo que chamar a atenção dos alunos.
6º Momento:
Exposição das atividades, desenhos, fotos e artes!
Avaliação:Avaliar a participação, linguagem oral, as atividades de registro e artes.
Projetos que achei interessante!!!
Havia um estranho, sim, no meio do jardim
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/10/havia-um-estranho-sim-no-meio-do-jardim.html
Bichinhos do Jardim
http://educacaoi.blogspot.com.br/2013/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html
Ótimo plano de aula para explorar o tema natureza e os cuidados com o meio ambiente.
ResponderExcluirAmei 💖
ResponderExcluir