quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Plano de aula - Sequência Didática com o tema "Dengue"


Emei Nair das Graças Prado
Professora: Cristiane Lisboa
Turma: Maternal 3
Período de 13/03 à 24/03/2017

Tema: Dengue

Justificativa:

 Tendo em vista o aumento dos casos de dengue em nosso município, sentimos a necessidade de trabalhar o assunto “Dengue”, no intuito de conscientizar aos pais e alunos da importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim, enfatizando os bons hábitos de higiene e os cuidados com o meio ambiente.





Objetivos:

- Informar-se sobre o tema “Dengue”
- Mobilizar alunos e familiares no combate ao mosquito transmissor da dengue;
- Conhecer através de textos informativos/panfletos os sintomas da dengue.
-Desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora, a oralidade, a percepção auditiva e visual das crianças;
– Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
– Ter cuidado com o armazenamento do lixo

Linguagem oral e escrita:

Roda de conversa; explorar dos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Dengue”
- O que é dengue?
- Vocês já ouviram falar qual é o bichinho transmissor?
- O que podemos fazer para evitar que o mosquito procrie?
  (Criar outras perguntas…)

Contar a história “Zezinho e a Dengue”.

http://www.recantodasletras.com.br/infantil/1285683



Em um terreno baldio
uma sacola jogada,
veio a chuva e alí ficou
um pouco de água parada...(ver a história completo no link acima).


"A história é sobre um garotinho que ficou doente e internado, depois de ser contaminado pelo mosquito que cresceu num terreno baldio e numa sacolinha que armazenou água da chuva".

- Realizar o reconto da história, deixando as crianças contarem, com suas próprias palavras, o que entenderam sobre a mesma.
- Listar com os alunos os cuidados que devemos que devemos ter para não adquirirmos doença da dengue.
Ex:Não deixar água parada, tampar a caixa d’agua, ter cuidados com os pratinhos dos vasos das plantinhas e outros.

- Trabalhar com a paródia “Era uma casa”
Paródia da Dengue
Música -Era uma casa muito engraçada
Autor-Vinícius de Moraes

Era uma casa

Era uma casa,
Tão bem cuidada,
Não tinha lixo,
Água parada,
O tal AEDES ali não vem,
Pois não consegue,
Picar ninguém,
Não tinha febre,
Nem dor nos olhos,
Dor de cabeça ou,
Dor no corpo,
Se todo mundo,
Então ajudar,
Muito sadios,
Vamos ficar!

Realizar a interpretação oral da paródia.

Linguagem Matemática:

- Levar para a sala de aula vários objetos, sucatas e outros.
-Separar aqueles que podem armazenar água e virar o foco do mosquito. (Sacolinhas, latas, plásticos, tampinhas, copinhos e outros).
- Fazer ovinhos do mosquito da dengue, utilizando massinha.
- Levar os alunos a compararem quantidades.
-Onde tem mais ovinhos, onde tem menos, aumentar quantidades e diminuir, fazer correspondências, etc. (descontínuas)
- Confeccionar gravuras/desenhos do mosquitinho da dengue e deixar que os alunos coloquem em ordem de tamanhos (seriação).
- Trabalhar com os alunos utilizando caixas e garrafas de tamanhos variados, estabelecendo conceitos maior/menor, pequeno/grande, etc.
- Fazer ovinhos do mosquito de diversos tamanhos e trabalhar com os alunos o peso (mais leve, mais pesado, comparar, fazer estimativas, etc.
 Nessa atividade será necessário a utilização de uma pequena balança.
- Análise e síntese do mosquito da dengue/ quebra cabeça.

Artes visuais

- Mostrar aos alunos através de materiais concretos (massinha, garrafas, pratinhos e outros) o ciclo de reprodução do mosquito da dengue.
- Deixar com que os alunos façam do jeito deles a forma que entenderam o ciclo de reprodução do mosquito.
-  Mostrar cartazes juntamente com as crianças mostrando as formas de prevenção contra o mosquito (utilizar gravuras de revistas, panfletos, jornais para fazer os recortes).
- Confeccionar um mosquito da dengue utilizando garrafas pet.
- Pintura do mosquito da dengue utilizando as cores reais do mosquito (preto com bolinhas brancas);
- confeccionar um boné ou viseira de EVA com a seguinte frase
“Os caça mosquitos” (sair pelo pátio da escola a procura de focos).

Movimento

- Dramatizar a história “Zezinho e a Dengue”. Os alunos serão os próprios personagens.
-  Deixar os alunos mostrar como funciona o ciclo de reprodução do mosquito da dengue, dramatizando, imitando ou brincando (organizar o espaço com diversos materiais concretos como sucatas para que possam utilizar). Caso necessário narrar os acontecimentos.
-Brincar com mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está saudável e o andado de quem está doente.

Música
- Dengue, Tô fora (Letícia Pires)

Alôô!!!
Vamos acabar com a dengue brincando?
Cantem comigo.

São alguns minutos que vão te valer,
A tranquilidade pra poder viver
Preste atenção porque eu vou te ensinar,
Como não deixar a dengue se multiplicar
Tire a água dos pratos das plantinhas,
Encha de areia e coloque-os no lugar
Vire as garrafas, potes e latinhas,
Os pneus e brinquedos também temos que arrumar


Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar


Peça ao papai pra subir no telhado,
Cobrir a caixa d'água e limpar a calha
Pra varrer a água e limpar a piscina,
Desse jeito o mosquitinho não vai ter aonde pousar


Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar


Enquanto isso a mamãe vai olhando lá dentro,
Procurando os ralos pra que possa tampar
Todos da família juntos combatendo,
O mosquito da dengue não pode se criar

Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar
- Alerta contra a dengue (Bel Meirelles)

- A Dengue (paródia da música “A Casa” de Vinícius de Morais)

Era uma casa,
Tão bem cuidada,
Não tinha lixo,
Água parada,
O tal AEDES ali não vem,
Pois não consegue,
Picar ninguém,
Não tinha febre,
Nem dor nos olhos,
Dor de cabeça ou,
Dor no corpo,
Se todo mundo,
Então ajudar,
Muito sadios,
Vamos ficar!

- Dengue não (Melodia de a canoa virou)

Eu sou um mosquitinho
Que vive a voar!
Na água meus ovinhos
Vão se multiplicar!
Se você ,meu amigo
Não se prevenir...
Garanto que a Dengue
Vou lhe transmitir!
Se você não se cuidar,
A Dengue pode matar! ( Bis)

-O Mosquito que traz o mal (Melodia: O cravo brigou com a rosa)



O mosquito, gosta de chuva
Nós vamos nos preparar
Não deixe nada que possa
A água acumular.

Colegas tenha cuidado
Em casa, lá no quintal
Veja se não tem lixo
O mosquito, só traz o mal.


     Formação Pessoal e social  
       

- Juntamente com os alunos, dar uma volta no pátio e arredores da escola, observando se há lixo que podem acumular água e virar o foco do mosquitinho. Fazer a coleta desses lixos caso haja.
- pesquisa para os pais responderem;
-O que acontece com o lixo que é produzido em sua casa?
-Quais os cuidados que a família toma para prevenir contra a dengue?
-Alguém da casa ou algum conhecido já adquiriu a doença?
_ Quais os sintomas que teve e o que sentiu  durante os dias que ficou doente?
- Conversar com os alunos de acordo com os resultados da pesquisa que eles trouxeram de casa.
- Distribuir panfletos para que a família fique mais informada sobre o assunto e também para saber como funciona o sistema de coleta seletiva no município( parceria com a Secretaria do Meio Ambiente);
- Trabalhar com os alunos os hábitos de higiene que devemos ter no nosso dia a dia , principalmente com o ambiente que nos cerca e com o nosso corpo.
- Apresentar os panfletos para os alunos e falar sobre os sintomas da dengue.


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

16 comentários:

  1. Muito bacana seu projeto. A professora está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o planejamento ! me ajudou muoto obrigada

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO E ME AJUDOU BASTANTE. PARABÉNS E MUITO OBRIGADA POR DEIXAR DISPONÍVEL. QUE O BOM DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO RICAMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo material. Obrigada! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo!! Amei parabéns

    ResponderExcluir
  6. maravilhoso esse plano, amei

    ResponderExcluir
  7. Parabén muito rico o plano gratidāo.

    ResponderExcluir
  8. parabéns*** excelente trabalho desse projeto para trabalhar com os pequenos.

    ResponderExcluir
  9. maravilhoso esse projeto....

    ResponderExcluir
  10. Amei ! As paródias ficaram um show...vou usar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso o material! Utilizei algumas ideias para montar meu plano de aula. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Projeto top ! Parabéns por disponibilizar algo tão importante para a sociedade

    ResponderExcluir