Turma: 2º período.
Conteúdos:
Linguagem oral, artes visuais, natureza e sociedade
Objetivos:
Ter
contato com diferentes histórias;
Oferecer
momentos prazerosos de construção de vínculos afetivos por meio da história “Qual
é a Cor do Amor”?
Desenvolver
a afetividades, criatividade, imaginação e a expressão oral das crianças;
Reconhecer/identificar
as cores presentes no livro e outras que forem mencionadas pelos alunos.
Pesquisar
informações e curiosidades sobre os elefantes.
1º Momento: Qual é a cor do amor?
1º Momento: Qual é a cor do amor?
Realizar junto aos alunos e familiares uma pesquisa sobre:
Qual é a cor do amor?
- Os alunos deverão confeccionar um coração na cor
que ele achar que é a cor do amor.
- Os corações
deverão ser colados o painel da classe.
- Cada aluno
deverá justificar a sua escolha. Por que acha que essa é a cor do amor?
Música: A Cor do amor.
2º
Momento: Ler a história
Qual é a cor do amor?
- Após ler a história conversar sobre o amor e as cores que apareceram na história.
- Afinal o amor só tem uma cor?
SOBRE A AUTORA – LINDA STRACHAN
A autora das crianças, Linda Strachan, nasceu em Edimburgo, mas foi ensinada em internados em Aberdeen e Perthshire. Ex técnica de laboratório hospitalar, modelo e gerente de restaurante, escreveu mais de 50 livros para crianças. Seu primeiro livro, Zoola, foi publicado em 1996 e é bem conhecido por sua série de livros Hamish McHaggis. Seu primeiro romance para adolescentes, Spider, foi selecionado para o prêmio do Livro VERDE do Conselho de Falkirk em 2009.
Strachan também escreveu Writing for Children. Ela mora
em East Lothian, e regularmente conduz oficinas criativas
de escrita com crianças e adultos em toda a Escócia.
SOBRE A TRADUTORA
Gilda de Aquino é a mestra com as palavras por trás de vários livros infantis que lemos para nossos alunos e filhos.
Talvez você não esteja familiarizado com o nome de Gilda de Aquino. Mas se você costuma ler autores estrangeiros como Audrey Wood (Casa Sonolenta, O Rei Bigodeira e Sua Banheira), Stephen Michael King (O Homem que Amava Caixas, A Árvore Magnífica, Uma meia azul) ou a Julia Donaldson (Grúfalo, Carona na Vassoura e Macaco Danado) você também está levando para casa as palavras da tradutora Gilda de Aquino.
3º Momento: Refletindo sobre o amor da
família...amigos..
- Quem
é a pessoa que você mais ama neste mundo?
- Qual é o tamanho desse amor?
Analisar a obra de Arte de Romero Britto
O Brasileiro Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop, tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego, colecionadores e admiradores a chamam de “arte da cura”.
Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.
Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.
Atividades!!!
- Conversar e analisar a pintura, as cores e em seguida fazer uma releitura/pintura da arte.
- Expor as artes no final.
4º
Momento: Explorando as
cores!
Quais foram as sequências de cores na história do livro?
Tem cores na história que são diferentes das cores
presentes nos corações do mural?
Trabalhar as cores e misturas de cores. Criar artes
multicores e expor no pátio.
5º
Momento: Exteriorizando sentimentos!
Como podemos demonstrar o
amor e afetividade aos amigos?
Vamos brincar de amigo secreto?
Crie um cartão com uma frase, para o amigo sorteado.
Com a turma em círculo, entregar o cartão ao amigo
secreto.Um aluno de cada vez, falando as qualidades / características para a
turma tentar adivinhar o amigo secreto.
6º
Momento:
Realizar a dramatização da história .
Qual é a cor do amor?
Socializar com uma confraternização/lanche comunitário.
Alimentos traz cores, texturas, sabores e amor!
Avaliação:
Registro das atividades realizadas: pinturas, desenhos observar se as crianças aprenderam as cores e se compreenderam que o amor está em todas as cores.
Ameiiii...vou trabalhar assim como está publicado. Bom demais!!!
ResponderExcluirSou sua fã Ivani Ferreira. (Carmem)
ResponderExcluirNossa! Gostei pois pensava que a autora fosse brasileira!
ResponderExcluirDa para explorar cores , amor afetividade a figura materna. Bom para o dia das mães.
ResponderExcluirprojeto rico e muito agradável
ResponderExcluirprojeto rico e muito agradável
ResponderExcluirEu simplesmente amei trabalhar com essa história principalmente a curiosidades sobre o elefante
ResponderExcluirQue bom! Volte sempre!
ExcluirMARAVILHO ESSE PLANO DE AULA, BOM DEMAIS PRA SER TRABALHADO NOS DIAS DE HOJE, ONDE NÓS PROF. ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS ALUNOS DESAMOROSOS E A FAMÍLIA NÃO ENSINA OS VERDADEIROS VALORES.
ResponderExcluirQue bom que gostou. Fico feliz! Devemos explorar o amor e a afetividade em sala de aula.
ExcluirEu amei!
ResponderExcluirO espaço educar está plagiando sua págiana
ResponderExcluirMuito bacana seu planejamento Ivani Ferreira .Pena que outros sites estão copiando sem citar sua autoria! (Jane- RJ)
ResponderExcluirObrigada! Infelizmente isso ocorre mesmo.
ExcluirProfessora, amarelo mais laranja dá vermelho????? Acho que a senhora se equivocou! Obrigado
ResponderExcluirObrigada por analisar e me falar! Era apenas sugestões, mas ficou errada!(
Excluiramarelo com vermelho faz laranja).
Parabéns! Adorei as ideias,irei adaptar ao 4° ano fundamental
ResponderExcluirQue sequência didática gostosa e significativa.
ResponderExcluir