segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Plano de aula - Qual é a Cor do Amor?



 Tema: Qual é a cor do amor? 

Turma:  2º período.

Conteúdos: Linguagem oral, artes visuais, natureza e sociedade


Objetivos:

Ter contato com diferentes histórias;
Oferecer momentos prazerosos de construção de vínculos afetivos por meio da história “Qual é a Cor do Amor”?

Desenvolver a afetividades, criatividade, imaginação e a expressão oral das crianças;

Reconhecer/identificar as cores  presentes no livro e outras que forem mencionadas pelos alunos.

 Pesquisar informações e curiosidades sobre os elefantes.

1º Momento: Qual é a cor do amor?



     Realizar junto aos alunos e familiares uma pesquisa sobre:
      Qual é a cor do amor?
 - Os  alunos deverão confeccionar um coração na cor que ele achar que é a cor do amor.
- Os corações deverão ser colados o painel da classe.
- Cada aluno deverá justificar a sua escolha. Por que acha que essa é a cor do amor?


Música:  A Cor do amor.


2º Momento:   Ler a história

     Qual é a cor do amor?
 - Após ler a história conversar sobre o amor  e as cores que apareceram na história.
- Afinal o amor só tem uma cor?

  Conhecendo a autora!!!


SOBRE A AUTORA – LINDA STRACHAN

A autora das crianças, Linda Strachan, nasceu em Edimburgo, mas foi ensinada em internados em Aberdeen e Perthshire. Ex técnica de laboratório hospitalar, modelo e gerente de restaurante, escreveu mais de 50 livros para crianças. Seu primeiro livro, Zoola, foi publicado em 1996 e é bem conhecido por sua série de livros Hamish McHaggis. Seu primeiro romance para adolescentes, Spider, foi selecionado para o prêmio do Livro VERDE do Conselho de Falkirk em 2009.

Strachan também escreveu Writing for Children. Ela mora 
em East Lothian, e regularmente conduz oficinas criativas 
de escrita com crianças e adultos em toda a Escócia.

SOBRE A TRADUTORA

Gilda de Aquino é a mestra com as palavras por trás de vários livros infantis que lemos para nossos alunos e filhos.
Talvez você não esteja familiarizado com o nome de Gilda de Aquino. Mas se você costuma ler autores estrangeiros como Audrey Wood (Casa SonolentaRei Bigodeira e Sua Banheira), Stephen Michael King (O Homem que Amava CaixasA Árvore MagníficaUma meia azul) ou a Julia Donaldson (GrúfaloCarona na Vassoura e Macaco Danado) você também está levando para casa as palavras da tradutora Gilda de Aquino.


3º  Momento: Refletindo sobre o amor da família...amigos..

- Quem é a pessoa que você mais ama neste mundo?
- Qual é o tamanho desse amor?

    Analisar a obra de Arte de  Romero Britto



O Brasileiro Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop, tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego, colecionadores e admiradores a chamam de “arte da cura”.
Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.


Atividades!!!

 - Conversar e analisar a pintura, as cores e em seguida fazer uma releitura/pintura da arte.
- Expor as artes no final.


4º Momento:  Explorando as cores!

Quais foram as sequências de cores na história do livro?
Tem cores na história que são diferentes das cores presentes nos corações do mural?
Trabalhar as cores e misturas de cores. Criar artes multicores e expor no pátio.


5º Momento: Exteriorizando sentimentos!

 Como podemos demonstrar o amor e afetividade aos amigos?
Vamos brincar de amigo secreto?
Crie um cartão com uma frase, para o amigo sorteado.
Com a turma em círculo, entregar o cartão ao amigo secreto.Um aluno de cada vez, falando as qualidades / características para a turma tentar adivinhar o amigo secreto.

6º Momento: 

 Realizar a dramatização da história .

                          Qual é a cor do amor?

Socializar com uma confraternização/lanche comunitário.
Alimentos traz cores, texturas, sabores e amor!



Avaliação: Registro das atividades realizadas:  pinturas, desenhos observar se as crianças aprenderam as cores e se compreenderam que o amor está em todas as cores.  

18 comentários:

  1. Ameiiii...vou trabalhar assim como está publicado. Bom demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou sua fã Ivani Ferreira. (Carmem)

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Gostei pois pensava que a autora fosse brasileira!

    ResponderExcluir
  4. Da para explorar cores , amor afetividade a figura materna. Bom para o dia das mães.

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amei trabalhar com essa história principalmente a curiosidades sobre o elefante

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHO ESSE PLANO DE AULA, BOM DEMAIS PRA SER TRABALHADO NOS DIAS DE HOJE, ONDE NÓS PROF. ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS ALUNOS DESAMOROSOS E A FAMÍLIA NÃO ENSINA OS VERDADEIROS VALORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Fico feliz! Devemos explorar o amor e a afetividade em sala de aula.

      Excluir
  7. O espaço educar está plagiando sua págiana

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana seu planejamento Ivani Ferreira .Pena que outros sites estão copiando sem citar sua autoria! (Jane- RJ)

    ResponderExcluir
  9. Professora, amarelo mais laranja dá vermelho????? Acho que a senhora se equivocou! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por analisar e me falar! Era apenas sugestões, mas ficou errada!(
      amarelo com vermelho faz laranja).

      Excluir
  10. Parabéns! Adorei as ideias,irei adaptar ao 4° ano fundamental

    ResponderExcluir
  11. Que sequência didática gostosa e significativa.

    ResponderExcluir