quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Folclore:Atividades realizadas na Escola M. Dona Manoela Moreira



Trabalhando o folclore  através de leitura, artes, ortografia , contagem e recitação de números .


Atividade realizada conjuntamente /professora regente Rosilene Faccion e professora de literatura e produção de texto, Adriana.
             Parabéns professoras e alunos !!!
                           Amo artes... sacizinhos lindos!



Anexo:



Projeto Cantigas de Roda

Livrinho em forma de violão, confeccionado pela  turminha do 2º período com a ajuda das  famílias e da professora Luciana.













   Livrinho cantigas de roda


 Molde para confeccionar o livrinho.




Link do projeto:

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2015/05/projeto-cantiga-de-roda-professora.html

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/08/projeto-cantigas-de-roda-e-brincadeiras.html

RESGATANDO BRINCADEIRAS! FOGUETINHO







MATERIAL

PAPEL CREPOM;
JORNAL;
BARBANTE.

COMO FAZER: 

  1. DOBRE UMA FOLHA DE JORNAL FAZENDO COM ELA FIQUE PARECENDO UMA TIRA;
  2. DOBRE ESSA FOLHA AO MEIO;
  3. CORTE ALGUMAS TIRAS DO PAPEL CREPOM E COLOQUE NO MEIO DA TIRA DE JORNAL;
  4. ENROLE A TIRA DE JORNAL SOBRE AS TIRAS COLADAS DE PAPEL CREPOM, FORMANDO UM PEQUENO CANUDO.
  5. AMARRE O CANUDO UTILIZANDO UM PEDAÇO DE BARBANTE.

sábado, 19 de agosto de 2017

Plano de aula : Dia Mundial do meio ambiente- Sequência didática "Os Guardiões do Planeta"

  Sugestão ótima para a semana mundial do meio ambiente!

Os Guardiões do Planeta
      Professora: Cristiane Lisboa
           Turma: Maternal 3
            Tema:  Meio ambiente




Justificativa

A humanidade acordou para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Pensando nisto, escolhemos o Planeta Terra para ser nosso objeto de estudo em um Projeto que envolverá toda a instituição.
Você já parou para pensar como estamos a todo momento analisando as mais diversas situações problema do Planeta sempre como algo intocável ou impossível de realizar? Muitas vezes temos até uma solução para aquele problema, mas, nos sentimos pequenos ou incapazes de aplicar o que acreditamos ser a saída em prol das mudanças necessárias.
É nossa responsabilidade proporcionar às crianças de hoje instrumentos, consciência e a confiança que elas podem mudar ou até salvar o Planeta Terra. Se nós pais e educadores damos a elas a chance de experimentar e realizar algo bom, a satisfação e o prazer serão nosso ponto de partida para essa mudança.
            
Objetivo Geral:

Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.

Objetivos específicos:


  • Conhecer diferentes histórias, músicas e poesias;
  • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
  • Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
  • Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
  •   Desenvolver a linguagem oral;
  •    Valorizar o meio ambiente.

Desenvolvimento  

Linguagem oral e escrita

Mala surpresa: "O livro  do Planeta Terra”


  • Explorar as imagens do livro, estabelecendo um diálogo com os alunos;
  • Portfólio: Meu primeiro desenho-ilustração livre do livro.
  • Ilustrar poesias.Minha enxadinha, O Jardineiro ,As borboletas.


  • Realizar uma excursão à uma fazenda  ou sítio.
  • Roda de conversa  sobre a excursão realizada.
Matemática

  • Classificação  dos animais que vivem na água, na terra e no ar.
  • Quantidade descontínua:Relacionar a lista de animais com palitinhos
  • Seriação: Ordenar as crianças pelo tamanho
  • Conceitos :Maior e menor
  • Caixa de sensações juntamente com a caixa de animais e frutas.
  • Jogo da memória dos bichinhos/animais
  • Classificar seres do ambiente como pedra, terra, água,areia,plantas,flores, folhas...

    Movimento

  • Brincadeiras"macaco disse: imitar os animais".
  • Bolhas de sabão (sopar)
                    Cantigas de roda.
  • Se eu fosse um peixinho;
  • Ai bota aqui;
  • Cabeça, ombro ,joelho e pé;
  • Coelhinho sai da toca
  • Brincar com mímica.
Artes

  • Colagem do girassol (com sementes)
  • Desenho livre do corpinho;
  • Dobradura de bichinhos
  • Pintura a dedo da natureza,
  • Pintura com pincel (corpinho no papel Krafite)
  • Ilustrar as músicas trabalhadas;
  • Confecção do livrinho meio ambiente .
  • Pinturas e colagens com folhas secas de diversos tamanhos.

     Formação Pessoal e social  

  • Trabalhar o dia e noite
  • Conceito: Claro e escuro
  • Explorar os hábitos de animais diurno e noturno
  • Colagem de gravuras sobre o dia e a noite
  • Semear o girassol (acompanhar o crescimento)
  • Trabalhar o esquema corporal e explorar os sentidos.
  • Explorar a imagem no espelho
  • Montar um mural com gravuras trazidas de casa sobre o meio ambiente, paisagens... confecção coletiva do mural.
  • Masculino e feminino de animais.
  • Produção de uma árvore coletiva( pintura/carimbando com as mãos)
Músicas


  • O sítio do Seu Lobato;
  • Alguém bate a porta
  • Quem fez o grande sol
  • O boi barnabé;
  • Como é linda a natureza;
  • O girassol
  • Show de calouro com microfone na quadra.

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Plano de aula- Sequência Didática : Tema " Brinquedos e brincadeiras"


Professora: Cristiane Lisboa
Turma: 1º Período

 Tema: " Brinquedos e brincadeiras"

Justificativa:

       Os jogos e as brincadeiras contribuem muito para a aprendizagem das crianças, em inúmeros aspectos como, motricidade, aquisição de conceitos matemáticos, socialização, desenvolvimento do raciocínio, da atenção e, podem ser explorados por professores e alunos em diversos aspectos do conhecimento.
     O lúdico ocupa um lugar importante no imaginário infantil, proporcionando condições de interpretação da realidade, de forma a promover na crianças articulações entre a realidade e a sua forma de expressão. Com isso, a capacidade de sintetizar informações, de compreender o mundo e por assim dizer melhorar sua aprendizagem.
     Por meio das brincadeiras os professores podem perceber o desenvolvimento das crianças, analisando o grau de liderança, a maneira com que lidam com o outro, como resolvem os problemas, suas capacidades para o uso da linguagem dentre outros aspectos. Por isso, é importante que o professor disponibilize recursos que propiciem às crianças disponibilidade de escolherem temas, papéis e que assim possam elaborar de maneira particular suas emoções, sentimentos e interpretações.

Objetivos:

 - Conhecer diferentes histórias
 _ Criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas.
– Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
– Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
– Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
– Participar de variadas situações de comunicação oral.

Linguagem oral e escrita:

Iniciar a aula com uma caixa surpresa com o livro:

“ A Boneca de Pano” de Rubem Alves

-Colocar dentro da caixa  um envelope e uma boneca de pano. Retirar primeiro o envelope e explorar o conteúdo que pode ter dentro dele, depois a boneca e por último o livro.
- Explorar a história enfatizando os brinquedos que não podem ser comparados e os brinquedos que podem ser comprados.
- Levar um baú surpresa para a sala com roupinhas de bonecas. Cada aluno tenta adivinhar o que tem dentro.
- Confecciona um livrão “ A boneca de Pano de Rubem Alves”
- Cada criança com a ajuda da professora irá confeccionar um livrinho.
- A ilustração será através de desenhos da própria criança.
- Trabalhar com a poesia “Boneca” de Olavo Bilac(Em um cartaz);

- Explorar a poesia, perguntar o que aconteceu com as meninas, quais os brinquedos são mencionados na poesia.

-Trabalhar com a poesia “A Pipa”, confeccionar cartaz.



Linguagem Matemática:

- Levar brinquedos variados para a sala de aula.
- Dentre esses brinquedos haverá brinquedos manuais e artesanais (ex: boneca de pano, boneca de lata, palhacinho de tampinhas, pipa e outros).Haverá também brinquedos de fábrica (Ex; Barbie, carrinho,bola e outros). Os alunos deverão separar e classificar os brinquedos que podem ser comparados em lojas e os brinquedos que não podem ser comprados em lojas.
- Classificar as roupinhas do baú, por tamanho, cor , etc.
- Seriar as roupas conforme o tamanho.
- Aproveitar e levar várias bonecas  de tamanhos variados e deixar os alunos vestir as roupinhas nas bonecas.
- Seriação com gravuras de uma boneca em 10 tamanhos diferentes.
- Iniciar a seriação com 5 gravuras e aumentar na medida que os alunos evoluem de acordo com cada um.
- A capa do livro será em forma de mosaico, como a capa original. Porém com retalhos de panos, com tamanhos e formas geométricas diferentes.
- Fazer uma coleção de penas de galinha, trabalhando seriação e classificação das mesmas(serão usadas para a confecção de petecas).
- Montar uma pipa utilizando figuras geométricas.


Artes visuais

Cada criança, juntamente com o papai ou a mamãe deverá confeccionar um brinquedo de amor, ou seja um brinquedo que não pode ser comprado. As meninas confeccionam a boneca de pano e os meninos uma linda pipa colorida.
- Ao final desse trabalho com os pais, mandar uma folha para casa, pedindo que eles relatem a experiência que tiveram com a confecção do brinquedo.
- Confecção de uma boneca de pano grande na sala de aula juntamente com as crianças.
- Ilustração do resumo do livro “ A Boneca de Pano” de Rubem Alves e mosaico da capa do livro com retalhos de pano.
- Confecção de uma peteca (cada aluno escolhe suas penas e ajuda na confecção).
Dobradura da pipa.

Movimento

- Dramatizar  a música "A Bonequinha (xuxa)





- Levar as crianças ao pátio /quadra ou campo para brincar com uma pipa (pipa de papel, pipa de sacola plástica e a pipa tradicional).

- Brincar com a música ‘Boneca de lata”, dançar e fazer os movimentos corporais relacionados a música.



- Dançar a música da Emília(Baby Consuelo)





- Levar os alunos à quadra da escola para brincar com a peteca que eles mesmos confeccionaram.

Formação pessoal e social

- Levar para a sala um boneco, uma banheira e dar banho, trocar de roupa no boneco. Trabalhar o esquema corporal e também a higiene com o corpinho. Deixar todas as crianças  participarem da brincadeira;
- Trabalhar com a identidade, ou seja, fazer com que os alunos compreendam que toda criança quando nasce tem um registro, o papai e a mamãe escolhe um nome  para o filho.
-Cada criança tem um nome e esse nome  se torna importante para nós ao longo da vida.
- Nesse momento iremos  escolher o nome de cada bonequinho;
Trabalhar valores como respeito, amor  e também  sentimentos e escolha em relação aos brinquedos.
- Na poesia “ A Boneca de  “Olavo Bilac” relata uma briga entre meninas querendo a mesma boneca. Pedir  que os alunos inventem um final diferente para a poesia que não haja destruição da boneca.

Música

- Trabalhar com a música da bonequinha (xuxa)
- Minha boneca de lata( Eliana)
- Emília ( Baby Consuelo)

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.



Plano de aula - Sequência Didática com o tema "Dengue"


Emei Nair das Graças Prado
Professora: Cristiane Lisboa
Turma: Maternal 3
Período de 13/03 à 24/03/2017

Tema: Dengue

Justificativa:

 Tendo em vista o aumento dos casos de dengue em nosso município, sentimos a necessidade de trabalhar o assunto “Dengue”, no intuito de conscientizar aos pais e alunos da importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim, enfatizando os bons hábitos de higiene e os cuidados com o meio ambiente.





Objetivos:

- Informar-se sobre o tema “Dengue”
- Mobilizar alunos e familiares no combate ao mosquito transmissor da dengue;
- Conhecer através de textos informativos/panfletos os sintomas da dengue.
-Desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora, a oralidade, a percepção auditiva e visual das crianças;
– Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
– Ter cuidado com o armazenamento do lixo

Linguagem oral e escrita:

Roda de conversa; explorar dos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Dengue”
- O que é dengue?
- Vocês já ouviram falar qual é o bichinho transmissor?
- O que podemos fazer para evitar que o mosquito procrie?
  (Criar outras perguntas…)

Contar a história “Zezinho e a Dengue”.

http://www.recantodasletras.com.br/infantil/1285683



Em um terreno baldio
uma sacola jogada,
veio a chuva e alí ficou
um pouco de água parada...(ver a história completo no link acima).


"A história é sobre um garotinho que ficou doente e internado, depois de ser contaminado pelo mosquito que cresceu num terreno baldio e numa sacolinha que armazenou água da chuva".

- Realizar o reconto da história, deixando as crianças contarem, com suas próprias palavras, o que entenderam sobre a mesma.
- Listar com os alunos os cuidados que devemos que devemos ter para não adquirirmos doença da dengue.
Ex:Não deixar água parada, tampar a caixa d’agua, ter cuidados com os pratinhos dos vasos das plantinhas e outros.

- Trabalhar com a paródia “Era uma casa”
Paródia da Dengue
Música -Era uma casa muito engraçada
Autor-Vinícius de Moraes

Era uma casa

Era uma casa,
Tão bem cuidada,
Não tinha lixo,
Água parada,
O tal AEDES ali não vem,
Pois não consegue,
Picar ninguém,
Não tinha febre,
Nem dor nos olhos,
Dor de cabeça ou,
Dor no corpo,
Se todo mundo,
Então ajudar,
Muito sadios,
Vamos ficar!

Realizar a interpretação oral da paródia.

Linguagem Matemática:

- Levar para a sala de aula vários objetos, sucatas e outros.
-Separar aqueles que podem armazenar água e virar o foco do mosquito. (Sacolinhas, latas, plásticos, tampinhas, copinhos e outros).
- Fazer ovinhos do mosquito da dengue, utilizando massinha.
- Levar os alunos a compararem quantidades.
-Onde tem mais ovinhos, onde tem menos, aumentar quantidades e diminuir, fazer correspondências, etc. (descontínuas)
- Confeccionar gravuras/desenhos do mosquitinho da dengue e deixar que os alunos coloquem em ordem de tamanhos (seriação).
- Trabalhar com os alunos utilizando caixas e garrafas de tamanhos variados, estabelecendo conceitos maior/menor, pequeno/grande, etc.
- Fazer ovinhos do mosquito de diversos tamanhos e trabalhar com os alunos o peso (mais leve, mais pesado, comparar, fazer estimativas, etc.
 Nessa atividade será necessário a utilização de uma pequena balança.
- Análise e síntese do mosquito da dengue/ quebra cabeça.

Artes visuais

- Mostrar aos alunos através de materiais concretos (massinha, garrafas, pratinhos e outros) o ciclo de reprodução do mosquito da dengue.
- Deixar com que os alunos façam do jeito deles a forma que entenderam o ciclo de reprodução do mosquito.
-  Mostrar cartazes juntamente com as crianças mostrando as formas de prevenção contra o mosquito (utilizar gravuras de revistas, panfletos, jornais para fazer os recortes).
- Confeccionar um mosquito da dengue utilizando garrafas pet.
- Pintura do mosquito da dengue utilizando as cores reais do mosquito (preto com bolinhas brancas);
- confeccionar um boné ou viseira de EVA com a seguinte frase
“Os caça mosquitos” (sair pelo pátio da escola a procura de focos).

Movimento

- Dramatizar a história “Zezinho e a Dengue”. Os alunos serão os próprios personagens.
-  Deixar os alunos mostrar como funciona o ciclo de reprodução do mosquito da dengue, dramatizando, imitando ou brincando (organizar o espaço com diversos materiais concretos como sucatas para que possam utilizar). Caso necessário narrar os acontecimentos.
-Brincar com mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está saudável e o andado de quem está doente.

Música
- Dengue, Tô fora (Letícia Pires)

Alôô!!!
Vamos acabar com a dengue brincando?
Cantem comigo.

São alguns minutos que vão te valer,
A tranquilidade pra poder viver
Preste atenção porque eu vou te ensinar,
Como não deixar a dengue se multiplicar
Tire a água dos pratos das plantinhas,
Encha de areia e coloque-os no lugar
Vire as garrafas, potes e latinhas,
Os pneus e brinquedos também temos que arrumar


Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar


Peça ao papai pra subir no telhado,
Cobrir a caixa d'água e limpar a calha
Pra varrer a água e limpar a piscina,
Desse jeito o mosquitinho não vai ter aonde pousar


Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar


Enquanto isso a mamãe vai olhando lá dentro,
Procurando os ralos pra que possa tampar
Todos da família juntos combatendo,
O mosquito da dengue não pode se criar

Dengue, tô fora, aqui não é o seu lugar
Sai fora, vai embora, não te deixarei ficar
- Alerta contra a dengue (Bel Meirelles)

- A Dengue (paródia da música “A Casa” de Vinícius de Morais)

Era uma casa,
Tão bem cuidada,
Não tinha lixo,
Água parada,
O tal AEDES ali não vem,
Pois não consegue,
Picar ninguém,
Não tinha febre,
Nem dor nos olhos,
Dor de cabeça ou,
Dor no corpo,
Se todo mundo,
Então ajudar,
Muito sadios,
Vamos ficar!

- Dengue não (Melodia de a canoa virou)

Eu sou um mosquitinho
Que vive a voar!
Na água meus ovinhos
Vão se multiplicar!
Se você ,meu amigo
Não se prevenir...
Garanto que a Dengue
Vou lhe transmitir!
Se você não se cuidar,
A Dengue pode matar! ( Bis)

-O Mosquito que traz o mal (Melodia: O cravo brigou com a rosa)



O mosquito, gosta de chuva
Nós vamos nos preparar
Não deixe nada que possa
A água acumular.

Colegas tenha cuidado
Em casa, lá no quintal
Veja se não tem lixo
O mosquito, só traz o mal.


     Formação Pessoal e social  
       

- Juntamente com os alunos, dar uma volta no pátio e arredores da escola, observando se há lixo que podem acumular água e virar o foco do mosquitinho. Fazer a coleta desses lixos caso haja.
- pesquisa para os pais responderem;
-O que acontece com o lixo que é produzido em sua casa?
-Quais os cuidados que a família toma para prevenir contra a dengue?
-Alguém da casa ou algum conhecido já adquiriu a doença?
_ Quais os sintomas que teve e o que sentiu  durante os dias que ficou doente?
- Conversar com os alunos de acordo com os resultados da pesquisa que eles trouxeram de casa.
- Distribuir panfletos para que a família fique mais informada sobre o assunto e também para saber como funciona o sistema de coleta seletiva no município( parceria com a Secretaria do Meio Ambiente);
- Trabalhar com os alunos os hábitos de higiene que devemos ter no nosso dia a dia , principalmente com o ambiente que nos cerca e com o nosso corpo.
- Apresentar os panfletos para os alunos e falar sobre os sintomas da dengue.


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.