segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO: SEMEANDO E CULTIVANDO VALORES

PROJETO: SEMEANDO E CULTIVANDO VALORES


APRESENTAÇÃO



Após algumas observações realizadas no cotidiano da Escola Municipal(....), percebemos que o  projeto “Semeando e Cultivando Valores” é uma necessidade imediata .É fundamental  que nossos alunos percebam o quanto é  importante valorizar a amizade, ter atitudes de respeito com o próximo, dizer obrigado, pedir desculpas, licença .. por favor(...) Essas  atitudes e palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo. 


Os pequenos devem sentir que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos .


JUSTIFICATIVA: 
                                                                                                    
A escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano. Não há como crescer e se desenvolver cognitivamente se não houver a relação entre as pessoas. É nessa relação humana que os valores tornam-se relevantes.
Desde à educação infantil (berçário e maternal) os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Todos estão em processo de constante aprendizagem.
Nesta fase a criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida. Sendo então muito importante que escola e família falem a mesma linguagem.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.

OBJETIVO GERAL:

  • Oportunizar a criança, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e amor ao próximo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Explorar histórias que abordam valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
  • Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, adotando atitudes de respeito.
  • Oportunizar a criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro.
  • Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
  • Propor situações para a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar do grupo.
  • Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem o bem estar da criança.
  • Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e respeito que possibilitem a boa interação entre as crianças. 
ESTRATÉGIAS:




O Projeto Semeando e Cultivando Valores será desenvolvido através das seguintes ações:

CONTEÚDOS:
                                             LINGUAGEM ORAL:

.       Ouvir diferentes histórias abordando valores
         Reconto das histórias trabalhadas;
·          Dramatizações;
·          Falar e escutar: trabalhar com as histórias lidas e contadas:
·           Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
·           Rimas;
·          Adivinhas usando as palavras mágicas;
·          Histórias com fantoche;
·          Cartaz com as regras da escola;
·          Cartaz com poesias;
·         Recitar poesias;
·         Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
·         Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
·          Trabalhar crachás com nome dos alunos;
·         Trabalhar símbolos relacionados ás palavras mágicas e sentimentos;
·         Caixa surpresa.

MATEMÁTICA:


  • Explorar as quantidades apresentadas nas histórias.
  • Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação);
  • Brincadeiras diversas que envolvam valores;
  • Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
  • Calendário: explorar a data de aniversário;
  • Espaço e forma: jogos e brincadeiras;


NATUREZA E SOCIEDADE

·         Atividades sobre Boas Maneiras
·         DVDs (Palavras mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas mágicas – Eliana, As mãos – Patati Patatá...);
·         Boas maneiras no momento do hino nacional e do município;


MOVIMENTO

  • Mímica;
  • Dança;
  • Brincar;
  • Função semiótica;
  • Correr, saltar, pular.

ARTES VISUAIS

  • Desenhos;
  • Pinturas;
  • Modelagens;
  • Colagens;
  • Recortes diversos;
  • Dobraduras;
  • Confecção de murais;
  • Esquema corporal.

RECURSOS DIDÁTICOS


  • Materiais diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.
CRONOGRAMA:

·         Meses de fevereiro, março e abril: Combinados – convivência - amizade -solidariedade – partilha.

·         Meses de maio, junho e julho: Respeito – cooperação – gentileza – união
AVALIAÇÃO:
. A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do projeto.
             Este projeto será apresentado na feira cultural e terá sua culminância na Mostra cultural.


Sugestões de livros:
·         Doki e as palavras mágicas (Educação e respeito)
·         O Jardim de Ceci (Colaboração e cuidados)
·         Douglas quer um abraço (Carinho e fraternidade)
·         O peixinho arco Íris (Partilha e amizade)
·         Os Três Porquinhos (Amizade e união)
·         Branca de Neve (Bondade)
·         Pinóquio (Honestidade)
·         Chapeuzinho Vermelho (Obediência)
·         A Bela e a Fera (Amor)
·         A Galinha Ruiva (Trabalho, cooperação, partilha)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apostila Vivendo Valores na Escola,SP.1995-UNICEF
Baú do Professor -Vol.3 ed.FAPI
Celso Antunes, Alfabetização Emocional- Petrópolis- Ed. Vozes, 7 edição- 1999
_____________Alfabetização Moral em sala de aula e em casa: do nascimento aos 12 anos.
CD Eliana
Maria Radespiel, Alfabetização sem Segredos. Contagem MG.Ed.IEMAR
Revista do Professor - outubro a dezembro de 2007.
Willian Bennett, O Livro das Virtudes para Crianças-Ed. Nova Fronteira.





7 comentários:

  1. Gostei do jeito que foram distribuidas as atividades.Vou desenvolver esse projeto aqui em minha escola. Bacana demais! (Elaine)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Elaine! Ótimo trabalho para você e sua turminha. Sucesso!

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar! Me ajudou na elaboração do meu projeto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada também , ajudou na elaboração do meu projeto.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso projeto. Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. Obrigada

    ResponderExcluir