segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PROJETO DESCOBRINDO AS CORES


Aprendendo cores e formas na educação infantil


Público Alvo: Alunos Maternal  2 e 3.

PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.
CONTEÚDO: Cores

JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, são elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças. É muito importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação. O nosso mundo é colorido, são infinita as possibilidades e utilizamos as cores para expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro).


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os 3 anos ou mais. Para que seu a criança chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos. 
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

OBJETIVOS:
  • Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
  • Através de atividades lúdicas vamos identificar cores e formas, nomear cores e formas. 
  • Ajudar nosso aluno para que desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. 
  • Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão. 
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato)
  • Contato e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da construção. 
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.
  • Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;
  • Selecionar objetos, classificando as cores;
  • Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
  •  Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
  •  Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

DESENVOLVIMENTO:
  • - Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;
  • - Realizar um passeio pela escola, para observarem as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
  • - Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
·         As cores das frutas :cada amigo deverá trazer a sua fruta preferida, antes de comer, deve contar o nome da fruta e qual a sua cor. Outra sugestão é fazer espetinho de frutas.
  • - Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.);
  • - Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
    recipiente transparente para que observem o resultado;
  • - Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
  • - Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
  • - Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
  • - Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
  • - Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
  • - Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
  • - Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
  • - Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
  • - Manusear blocos lógicos, classificar as cores;
  • - Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
  • - Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
  • - Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
  • - Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
  • - Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
  • - Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
  • - Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
  • - Brincar com massinha nas cores do arco íris;
  • - Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
  • - Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
    (peixes, mar e conchinhas);
  • - Ouvir a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
  • - Realizar pintura com giz molhado;
  • - Realizar pintura com guache e barbante;
  • - Realizar pintura sobre moedas;
  • - Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
  • - Realizar pintura com as mãos e os dedos;
  • - Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
  • - Fazer experiências com gelatinas;
  • - Fazer desenhos com carvão vegetal;
  • - Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
  • - Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
  • MATERIAIS:
  • - Anilina;
  • - Tinta guache;
  • - Cola branca;
  • - Cola colorida;
  • - Barbante;
  • - Moeda;
  • - Canudinho;
  • - Lixa de parede;
  • - Massa de modelar;
  • - Sulfite;
  • - Gelatina;
  • - Revistas;
  • - Imagens;
  • - CD;
  • - Vídeo;
  • - Bandinha;
  • - Cartolina;
  • - Buchinha;
  • - Papel crepom;
  • - Giz de lousa;
  • - Cotonete;
  • - Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
 Avaliar a participação dos alunos e a realização das atividades. 

      PRODUTO FINAL:
 Exposição das atividades realizadas.


Sugestões de livros:

Bom dia,  todas as cores! Ruth Rocha


  Flicts – de Ziraldo





 Elmer, o elefante Xadrez ou  As cores do Elmer

Qual é a cor do amor?

Quá Quá Adora as cores

Cores Legais


História sobre as cores













Massinha de modelar caseira


Use esta receita para fazer massinha colorida de longa durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira.
E o melhor é que você saberá exatamente o que o seu filho ingeriu caso ele coloque na boca!
INGREDIENTES
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 1/2 xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores


22 comentários:

  1. Muito bacana para trabalhar as cores e formas com os alunos - Aprendendo cores e formas na educação infantil

    ResponderExcluir
  2. Muito bom aprender brincando cores e formas(jane)

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso ,as crianças aprendem com muito prazer e diversão

    ResponderExcluir
  4. Olá. Achei maravilhoso esse plano. Peço permissão para poder trabalhar com minhas crianças que também são de creche (Maternal 4). Estão sendo preparadas para ano que vem ingressarem no Jardim (quatro anos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Susi! Ótimo trabalho para você!

      Excluir
    2. Também gostaria de sua permissão para desenvolver esse projeto.
      Adorei.
      Abraços

      Excluir
    3. Fiquem a vontade para desenvolver com a turminha de vocês....beijosss e ótimo trabalho!

      Excluir
  5. Parabéns, excelente projeto.Amei!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Ivani, amei seu trabalho, venho também pedir permissão para trabalhar com a minha turma.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, otimo plano de aula, peço permissão para trabalhar com minha turma inf. 4.

    ResponderExcluir