Aprendendo cores e formas na educação
infantil
Público Alvo: Alunos Maternal
2 e 3.
PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.
CONTEÚDO: Cores
JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o
que nos cerca, são elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que
necessitamos desenvolver nas crianças. É muito importante
propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de
diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando
a identificação. O nosso mundo é colorido, são infinita as possibilidades e utilizamos
as cores para expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas,
utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Descobrir
as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Nomeá-las,
porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até
os 3 anos ou mais. Para que seu a criança chame o azul de azul e não de verde,
precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e
exemplos.
As cores estão presentes em tudo
que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a
criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para
que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado
que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no
desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras
coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva,
raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é
completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se
estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam
a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar
do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.
OBJETIVOS:
- Reconhecer
existência de formas e cores do mundo.
- Através
de atividades lúdicas vamos identificar cores e formas, nomear cores e
formas.
- Ajudar
nosso aluno para que desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
- Produzir
trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem
e da construção.
- Utilizar
diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
- Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em
contato)
- Contato
e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens
expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da
construção.
- Desenvolver
o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.
- Nomear cores no ambiente, sala de
aula, parque e roupas;
- Selecionar objetos, classificando as
cores;
- Relacionar as cores primárias com os
objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
- Demonstrar a utilização das cores, nas
revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
- Produzir
trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem
e da construção.
DESENVOLVIMENTO:
- -
Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os
objetos da sala de aula;
- -
Realizar um passeio pela escola, para observarem as cores do prédio, dos
brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
- -
Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
·
As cores das frutas :cada amigo deverá trazer a
sua fruta preferida, antes de comer, deve contar o nome da fruta e qual a sua
cor. Outra sugestão é fazer espetinho de frutas.
- -
Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores. Perguntar a
cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da
criança, etc.);
- -
Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado; - -
Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
- -
Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da
bandinha;
- -
Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da
criança na música;
- -
Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
- - Folhear
revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- -
Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- -
Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
- -
Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
- -
Manusear blocos lógicos, classificar as cores;
- -
Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
- -
Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e
colar estrelas;
- -
Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
- -
Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
- -
Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
- -
Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- -
Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
- -
Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- -
Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
- -
Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas); - -
Ouvir a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro,
colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
- -
Realizar pintura com giz molhado;
- -
Realizar pintura com guache e barbante;
- -
Realizar pintura sobre moedas;
- -
Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
- -
Realizar pintura com as mãos e os dedos;
- -
Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
- -
Fazer experiências com gelatinas;
- -
Fazer desenhos com carvão vegetal;
- -
Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao
meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
- -
Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
- MATERIAIS:
- -
Anilina;
- -
Tinta guache;
- -
Cola branca;
- -
Cola colorida;
- -
Barbante;
- -
Moeda;
- -
Canudinho;
- -
Lixa de parede;
- -
Massa de modelar;
- -
Sulfite;
- -
Gelatina;
- -
Revistas;
- -
Imagens;
- -
CD;
- -
Vídeo;
- -
Bandinha;
- - Cartolina;
- -
Buchinha;
- -
Papel crepom;
- -
Giz de lousa;
- -
Cotonete;
- -
Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
Avaliar a participação dos alunos e a realização
das atividades.
PRODUTO FINAL:
Exposição das atividades
realizadas.
Elmer, o elefante
Xadrez ou As cores do Elmer
Qual é a cor do amor?
Massinha de modelar
caseira
Use esta receita para fazer massinha colorida de longa
durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer
recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira.
E o melhor é que você saberá exatamente o que o seu filho
ingeriu caso ele coloque na boca!
INGREDIENTES
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 1/2 xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores
Muito bacana para trabalhar as cores e formas com os alunos - Aprendendo cores e formas na educação infantil
ResponderExcluirMuito bom aprender brincando cores e formas(jane)
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso.
ResponderExcluirMaravilhoso ,as crianças aprendem com muito prazer e diversão
ResponderExcluirOlá. Achei maravilhoso esse plano. Peço permissão para poder trabalhar com minhas crianças que também são de creche (Maternal 4). Estão sendo preparadas para ano que vem ingressarem no Jardim (quatro anos).
ResponderExcluirQue bom que gostou Susi! Ótimo trabalho para você!
ExcluirTambém gostaria de sua permissão para desenvolver esse projeto.
ExcluirAdorei.
Abraços
Fiquem a vontade para desenvolver com a turminha de vocês....beijosss e ótimo trabalho!
ExcluirAmeiiii
ResponderExcluirMaravilhoso seu projeto adorei
ResponderExcluirMaravilhoso seu projeto adorei
ResponderExcluirParabéns, excelente projeto.Amei!!!
ResponderExcluirParabéns!!!! Amei!!!
ResponderExcluirÓtimo trabalho!
ResponderExcluirque inspirador, meus parabéns!
ResponderExcluirAmei! super criativo!
ResponderExcluirENCANTADA
ResponderExcluirBoa noite Ivani, amei seu trabalho, venho também pedir permissão para trabalhar com a minha turma.
ResponderExcluirParabéns, amei !
ResponderExcluirParabéns, amei !
ResponderExcluirBoa noite, otimo plano de aula, peço permissão para trabalhar com minha turma inf. 4.
ResponderExcluir