quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

sábado, 17 de dezembro de 2016

PROJETO ÁGUA-2016


PROJETO ÁGUA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSAS VIDAS
                         Monitor de informática:  Vitor Damião

1 – Apresentação:

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

2 – Justificativa:

o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

3 – Objetivos gerais:
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: 

- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.


4 – Problematização:
através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

5 – Etapas Previstas: 


1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais; 
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar; 
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios; 
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

6 – Recursos didáticos:

são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.

7 – Avaliação:

Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

8 – Conclusão:

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

9 – Bibliografia: 



- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto, 
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde, 
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.


sábado, 10 de dezembro de 2016

Projeto abordando a diversidade e o respeito as diferenças

A professora Leine desenvolveu o projeto utilizado o livro a Arca de 
Ninguém e a Arca de Noé.
                            Parabéns pelo trabalho da equipe!























ARTES: PINTURA EM TELHAS! - E. M. Celuta Ribeiro da Silva



A professora  de artes Luciana Leal realizou um maravilhoso trabalho, de  pintura  em telhas, com a turma do quarto ano/ prof. regente Cidinha. 
                                         

                    Parabéns à professora Luciana Leal e aos alunos !!! Os trabalhos ficaram lindos!!!



















OS NÍVEIS DE ESCRITA ALFABÉTICA E AS INTERVENÇÕES PARA CADA NÍVEL




INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.



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PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I


NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA, RABISCOS, GARATUJAS.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II

O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.

TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO

O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”

DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:

SILÁBICO SEM SOM (OU QUANTITATIVO) – PARA CADA SÍLABA O ALUNO ESCREVE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.


→ SILÁBICO COM SOM (OU QUALITATIVO) – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.

SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM FORTES MARCAS DA ORALIDADE.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO

  • MANUSEAR ALFABETO MÓVEL
  • FAZER USO E EXPLORAR O CRACHÁ DIARIAMENTE
  • EXPLORAR A LETRA INICIAL DO NOME PRÓPRIO
  • MONTAR QUEBRA CABEÇA DO NOME PRÓPRIO
  • DESENHAR E DESCREVER O QUE DESENHOU
  • OUVIR DIFERENTES HISTÓRIAS
  • FAZER RECONTO DAS HISTÓRIAS 
  • ASSOCIAR PALAVRAS E OBJETOS;
  • MEMORIZAR PALAVRAS GLOBALMENTE;
  • ANALISAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS, INICIAL E FINAL;
  • FREQUENTAR A BIBLIOTECA
  • BRINCAR DE BINGO DE LETRAS
  • PRODUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS(PROFESSOR COMO ESCRIBA)
  • DISTINGUIR LETRAS E NÚMEROS;
  • EXPLORAR/RECONHECER AS LETRAS DO ALFABETO
  • FAMILIARIZAR-SE COM OS ASPECTOS SONOROS DAS LETRAS ATRAVÉS DAS INICIAIS DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS;
  • DISTINGUIR IMAGEM DE ESCRITA;
  • IDENTIFICAR LETRAS E PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO.
  • MONTAR PALAVRAS COM ALFABETO MÓVEL
  • DICIONÁRIO ALFABÉTICO
  • JOGO COM OS CRACHÁS
  • BOLICHE
  • BARALHOS
  • BINGOS
  • CAIXA SURPRESA
  •  IDENTIFICAR O PRÓPRIO NOME E DEPOIS O NOME DE CADA COLEGA

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR ACRESCENTANDO AS SEGUINTES:
  • RECONHECER A PRIMEIRA LETRA DAS PALAVRAS NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL;
  • COMPARAR PALAVRAS MEMORIZADAS GLOBALMENTE COM A HIPÓTESE SILÁBICA;
  • CONTAR O NÚMERO DE LETRA DAS PALAVRAS;
  • DESMEMBRAR ORALMENTE AS PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • RECONHECER O SOM DAS LETRAS PELA ANÁLISE DA PRIMEIRA SÍLABA DAS PALAVRAS;
  • IDENTIFICAR PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO
  • PRODUZIR TEXTOS SILABICAMENTE;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COLORIR ESPAÇOS ENTRE PALAVRAS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM (OBSERVANDO QUE O NÚMERO DE LETRAS PRESENTES EXCEDA SEMPRE O NÚMERO DE SÍLABAS DA PALAVRA).

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR
  • FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS SÍLABAS DE UM TEXTO
  • ORDENAR FRASES DE UM TEXTO TRABALHADO
  • LEITURAS DIVERSAS
  • PEDIR QUE O ALFABETIZANDO REESCREVA AS PALAVRAS NO CADERNO E TENTE LER APONTANDO QUAIS LETRAS CORRESPONDEM AO SOM LIDO.
  • PROMOVER TRABALHOS EM GRUPOS PARA QUE O EDUCANDO COMPARE SUA ESCRITA COM A DOS COLEGAS.
  • CRIAR LISTAS DE BRINQUEDOS, PRESENTES, LIVROS DE HISTÓRIAS, DE INGREDIENTES PARA UMA RECEITA, UM BILHETE, LISTA DE COMPRAS...
  • TRABALHAR COM TEXTOS CONHECIDOS DE MEMÓRIA, PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DA ESCRITA.
  • FAZER “DICIONÁRIO” ILUSTRADO COM AS PALAVRAS APRENDIDAS, DIÁRIO DA TURMA, RELATÓRIOS DE ATIVIDADES...
  • PROPOR ATIVIDADES EM DUPLA (UM DITA E OUTRO ESCREVE), PARA REESCRITA DE NOTÍCIAS, HISTÓRIAS, PESQUISAS, CANÇÕES, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS...


  SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO ALFABÉTICO

  • TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES ACRESCENTANDO AS DEMAIS...
  • COMPOR PALAVRAS COM SÍLABAS;
  • DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
  • ESCREVER TEXTOS (CURTOS) DE MEMÓRIA;
  • REESCREVER PARTES DE HISTÓRIAS CONHECIDAS;
  • LER DIVERSOS TEXTOS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE FALTAM;
  • OBSERVAR A SEGMENTAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS NO TEXTO;
  • OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
  • CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS DADAS.
  • JOGOS DIVERSOS: RIMAS , UMA PALAVRA DENTRO DA OUTRA, CRUZADINHAS,SEQUÊNCIA LÓGICA, BINGO, FORCA...
  • INTERPRETAÇÕES ORAIS E ESCRITAS DE PEQUENOS TEXTOS
  • COPIAR DO TEXTO TRÊS PALAVRAS COM DUAS SÍLABAS.
  •  ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS
  • COPIAR DO TEXTO DUAS PALAVRAS COM TRÊS SÍLABAS. ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS ESCOLHIDAS;
  • ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM ...( ANÃO, COELHA)...
  • ENFIM IR AUMENTANDO AS DIFICULDADES GRADATIVAMENTE.
  • O TRABALHO AGUÇANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DEVERÁ PERPASSAR TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIAS!!!
                                ÓTIMO TRABALHO!!!


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Projeto Trilhas da Natura

Professora Ivani Ferreira recebeu o Kit trilha da Natura!!!

Após fazer o curso trilhas a professora e supervisora pedagógica Ivani Ferreira recebeu seu kit Trilhas em casa.

           Conheça o Projeto Trilhas da Natura!

O foco deste curso é aprimorar a prática do professor nos campos da leitura, escrita e oralidade com o uso dos materiais do Projeto TRILHAS. O curso é gratuito, totalmente online, e o participante pode escolher o melhor momento para estudar.
Os concluintes do curso a distância recebem o novo kit em casa.


LINK DE ACESSO AO PROJETO –> http://www.portaltrilhas.org.br/

                                                                    FONTE: Portal Trilhas



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Mapa para avaliar o Sistema de Escrita alfabética /SEA

Mapa das hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita


Ficha de acompanhamento e monitoramento  dos alunos