Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Escola Municipal Leon Renault: Confraternização da Leon Renault - 2016. Tudo de b...
Escola Municipal Leon Renault: Confraternização da Leon Renault - 2016. Tudo de b...: Chegamos ao final do ano letivo!!! Queremos agradecer a equipe da Leon Renault pelo companheirismo, pela união, e pelos ensinamentos.Esta d...
sábado, 17 de dezembro de 2016
PROJETO ÁGUA-2016
PROJETO ÁGUA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSAS VIDAS
Monitor de informática: Vitor Damião
1 – Apresentação:
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa:
o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais:
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
4 – Problematização:
através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos:
são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
7 – Avaliação:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
8 – Conclusão:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
9 – Bibliografia:
- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
sábado, 10 de dezembro de 2016
ARTES: PINTURA EM TELHAS! - E. M. Celuta Ribeiro da Silva
A professora de artes Luciana Leal realizou um maravilhoso trabalho, de pintura em telhas, com a turma do quarto ano/ prof. regente Cidinha.
Parabéns à professora Luciana Leal e aos alunos !!! Os trabalhos ficaram lindos!!!
OS NÍVEIS DE ESCRITA ALFABÉTICA E AS INTERVENÇÕES PARA CADA NÍVEL
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I
NESSE NÍVEL
O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA
ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA
BOLA, RABISCOS, GARATUJAS.
SEGUNDO
NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II
O ALUNO JÁ
SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE
NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL
O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS
SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES
SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS
LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA
QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO
CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
TERCEIRO
NÍVEL → SILÁBICO
O ALUNO
DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É
UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER
“CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS
SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:
→ SILÁBICO SEM SOM (OU QUANTITATIVO) – PARA CADA SÍLABA O ALUNO ESCREVE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.
→ SILÁBICO COM SOM (OU QUALITATIVO) – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA
COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.
→SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS
SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.
QUARTO
NÍVEL → ALFABÉTICO
O ALUNO
COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA
LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE
FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM
FORTES MARCAS DA ORALIDADE.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
- MANUSEAR ALFABETO MÓVEL
- FAZER USO E EXPLORAR O CRACHÁ DIARIAMENTE
- EXPLORAR A LETRA INICIAL DO NOME
PRÓPRIO
- MONTAR QUEBRA CABEÇA DO NOME
PRÓPRIO
- DESENHAR E DESCREVER O QUE
DESENHOU
- OUVIR DIFERENTES HISTÓRIAS
- FAZER RECONTO DAS HISTÓRIAS
- ASSOCIAR PALAVRAS E OBJETOS;
- MEMORIZAR PALAVRAS GLOBALMENTE;
- ANALISAR PALAVRAS QUANTO AO
NÚMERO DE LETRAS, INICIAL E FINAL;
- FREQUENTAR A BIBLIOTECA
- BRINCAR DE BINGO DE LETRAS
- PRODUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS(PROFESSOR COMO ESCRIBA)
- DISTINGUIR LETRAS E NÚMEROS;
- EXPLORAR/RECONHECER AS LETRAS DO
ALFABETO
- FAMILIARIZAR-SE COM OS ASPECTOS
SONOROS DAS LETRAS ATRAVÉS DAS INICIAIS DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS;
- DISTINGUIR IMAGEM DE ESCRITA;
- IDENTIFICAR LETRAS E PALAVRAS EM
TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO.
- MONTAR PALAVRAS COM ALFABETO MÓVEL
- DICIONÁRIO ALFABÉTICO
- JOGO COM OS CRACHÁS
- BOLICHE
- BARALHOS
- BINGOS
- CAIXA SURPRESA
- IDENTIFICAR O PRÓPRIO NOME E DEPOIS O
NOME DE CADA COLEGA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO SILÁBICO
- AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR ACRESCENTANDO AS SEGUINTES:
- RECONHECER A PRIMEIRA LETRA DAS
PALAVRAS NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL;
- COMPARAR PALAVRAS MEMORIZADAS
GLOBALMENTE COM A HIPÓTESE SILÁBICA;
- CONTAR O NÚMERO DE LETRA DAS
PALAVRAS;
- DESMEMBRAR ORALMENTE AS PALAVRAS
EM SUAS SÍLABAS;
- RECONHECER O SOM DAS LETRAS PELA
ANÁLISE DA PRIMEIRA SÍLABA DAS PALAVRAS;
- IDENTIFICAR PALAVRAS EM TEXTOS
DE CONTEÚDO CONHECIDO
- PRODUZIR TEXTOS SILABICAMENTE;
- OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
- COLORIR ESPAÇOS ENTRE PALAVRAS
- COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS
QUE FALTAM (OBSERVANDO QUE O NÚMERO DE LETRAS PRESENTES EXCEDA SEMPRE O
NÚMERO DE SÍLABAS DA PALAVRA).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO
- AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR
- FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS SÍLABAS DE UM TEXTO
- ORDENAR FRASES DE UM TEXTO TRABALHADO
- LEITURAS DIVERSAS
- PEDIR QUE O ALFABETIZANDO REESCREVA AS PALAVRAS
NO CADERNO E TENTE LER APONTANDO QUAIS LETRAS CORRESPONDEM AO SOM LIDO.
- PROMOVER TRABALHOS EM GRUPOS PARA QUE O EDUCANDO
COMPARE SUA ESCRITA COM A DOS COLEGAS.
- CRIAR LISTAS DE BRINQUEDOS, PRESENTES, LIVROS DE
HISTÓRIAS, DE INGREDIENTES PARA UMA RECEITA, UM BILHETE, LISTA DE
COMPRAS...
- TRABALHAR COM TEXTOS CONHECIDOS DE MEMÓRIA, PARA
AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DA ESCRITA.
- FAZER “DICIONÁRIO” ILUSTRADO COM AS PALAVRAS
APRENDIDAS, DIÁRIO DA TURMA, RELATÓRIOS DE ATIVIDADES...
- PROPOR ATIVIDADES EM DUPLA (UM DITA E OUTRO
ESCREVE), PARA REESCRITA DE NOTÍCIAS, HISTÓRIAS, PESQUISAS, CANÇÕES,
PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS...
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO ALFABÉTICO
- TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES ACRESCENTANDO AS
DEMAIS...
- COMPOR PALAVRAS COM SÍLABAS;
- DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS
SÍLABAS;
- PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
- ESCREVER TEXTOS (CURTOS) DE
MEMÓRIA;
- REESCREVER PARTES DE HISTÓRIAS
CONHECIDAS;
- LER DIVERSOS TEXTOS
- COMPLETAR PALAVRAS COM AS
SÍLABAS QUE FALTAM;
- OBSERVAR A SEGMENTAÇÃO ENTRE AS
PALAVRAS NO TEXTO;
- OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
- OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
- COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
- CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS
DADAS.
- JOGOS DIVERSOS: RIMAS , UMA
PALAVRA DENTRO DA OUTRA, CRUZADINHAS,SEQUÊNCIA LÓGICA, BINGO, FORCA...
- INTERPRETAÇÕES ORAIS E ESCRITAS
DE PEQUENOS TEXTOS
- COPIAR DO TEXTO TRÊS PALAVRAS
COM DUAS SÍLABAS.
- ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A
PRIMEIRA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS
- COPIAR DO TEXTO DUAS PALAVRAS
COM TRÊS SÍLABAS. ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A ÚLTIMA SÍLABA DE
CADA UMA DAS PALAVRAS ESCOLHIDAS;
- ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM
...( ANÃO, COELHA)...
- ENFIM IR AUMENTANDO AS
DIFICULDADES GRADATIVAMENTE.
- O TRABALHO AGUÇANDO A
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DEVERÁ PERPASSAR TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIAS!!!
ÓTIMO TRABALHO!!!
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Projeto Trilhas da Natura
Professora Ivani Ferreira recebeu o Kit trilha da Natura!!!
Conheça o Projeto Trilhas da Natura!
Após fazer o curso trilhas a professora e supervisora pedagógica Ivani Ferreira recebeu seu kit Trilhas em casa.
Conheça o Projeto Trilhas da Natura!
O foco deste curso é aprimorar a prática do professor nos campos da leitura, escrita e oralidade com o uso dos materiais do Projeto TRILHAS. O curso é gratuito, totalmente online, e o participante pode escolher o melhor momento para estudar.
Os concluintes do curso a distância recebem o novo kit em casa.
LINK DE ACESSO AO PROJETO –> http://www.portaltrilhas.org.br/
FONTE: Portal Trilhas
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Mapa para avaliar o Sistema de Escrita alfabética /SEA
Mapa das hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita
Ficha de acompanhamento e monitoramento dos alunos