sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projeto Alimentação (Professora Regina )

Este projeto ficou ótimo!!!  

PROJETO: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

PROFESSORA Regina Esméria de morais 

 

APRESENTAÇÃO:

Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Reeducação Alimentar surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação.  Coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças. Espera-se que, a fim de conferir amplitude ao projeto, as famílias espontaneamente participem do projeto ajudando com os “Para Casas” e enviando frutas nas datas estabelecidas pela professora. O projeto terá a duração de seis meses e todas as atividades em sala de aula serão voltadas para reeducação alimentar.

JUSTIFICATIVA

Ao observar a alimentação dos alunos durante seis meses, verifiquei  o excessivo consumo de comida industrializada de modo geral (salgadinhos, bolachas recheadas, etc.) e a ausência de frutas em suas lancheiras. Além de tal dieta constituir uma fonte pouco saudável de nutrientes, acredito que também contribuiu para a criação de uma resistência a frutas oferecidas pela escola. Cabe à escola reverter esse quadro por meio da introdução de novas variedades alimentares na própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche.
O Projeto de Reeducação Alimentar se faz tão necessário considerando o elevado número de casos e doenças diretamente ligados aos maus hábitos de alimentação e higiene. Essa mudança de hábitos, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e práticas higiênicas, contribuirá para o crescimento e boa saúde, missões de toda boa escola.

                                                                     

OBJETIVO GERAL:

Promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Ampliar o vocabulário;

* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;

* Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação;

* Investigar a importância nutritiva dos alimentos e despertar o apreço por eles;

* Conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos;

* Entrar em contato com textos de gêneros distintos (lista de frutas/receitas);

* Observar as cores e sentir tanto os sabores quanto a textura dos alimentos;

* Conscientizar os alunos, por meio da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;

* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

 

PÚLBLICO ALVO: 

Educação Infantil: Maternal 1º e 2° período 

 

ÁREAS: 

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: 

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, sobre a necessidade de higienizarmos os alimentos, sobre a existência de alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.

* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);

* Contos;

* Poemas;

* Histórias;

* Adivinhas;

* Parlendas;

* Músicas;

* Letras iniciais.

 

MATEMÁTICA: 

* Gráficos;

* Quantidades;

* Contagem;

* Seriação:

* Classificação e agrupamento.

 

NATUREZA E SOCIEDADE: 

* Experiências;

* Observação da transformação dos alimentos em outros;

* Meio ambiente (produção dos alimentos);

* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);

* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

 

ARTES: 

* Artes com material reciclável;

* Confecção de fantoches dos alimentos;

* Produção de desenhos com interferência e sem interferência;

* Disponibilização de frutas, legumes e verduras para manipulação livre; 

* Trabalho com massa de modelar;

* Confecção de painéis.

 

CULINÁRIA: 

* Produção de pratos. Ex: Salada de frutas e sucos;

* Criação de receitas saudáveis.

 

TRABALHO COM OS PAIS: 

* Incentivo à participação com o objetivo de estimular o envio, por parte dos pais, de frutas e legumes;

* Pesquisas enviadas para a casa;

* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.

 

PRODUTO FINAL: 

* Cada criança levará para a casa um livro de receitas;

* Encenação de uma peça teatral sobre o tema.

* Uma produção de texto coletiva escrita pelo educando para o portfólio.

* Um livro para o portfólio

 

A AVALIAÇÃO 

Será efetuada durante todo o decorrer do projeto por meio de observação e registros feitos pelas professoras, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha de conversa.

 

ANEXOS/DICAS DE ATIVIDADES:

Atividades a serem realizadas no decorrer do desenvolvimento do projeto:

– Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos alunos.

Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no almoço.

Na hora do lanche, observar com os alunos o que está sendo servido. Listar o que foi consumido na sala de aula.

– Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que os alunos copiem as palavras correspondentes aos nomes de tais alimentos escritas no quadro pela professora. Posteriormente,  fazer a leitura coletiva.

 – Organizar, em parceria com os alunos, uma pesquisa com os pais no que diz respeito ao cardápio do dia seguinte (e isso inclui artigos como balas, doces, refrigerantes, sucos, etc.)

 – Comparar as pesquisas e quantificar os iguais.

Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e sucos.

 – Usando ainda a pesquisa, separar o saudável do não saudável. Os alunos farão o registro da relação.

 – “Dia do pão com manteiga”.

Lançar as perguntas ao grupo: De onde vem a manteiga ?

Onde é feito o pão ?

Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra PADARIA e colar em espaços pré determinados.

– Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas e pintadas pelos alunos.

Recortar e colar em cartolina.

– Deixar que os alunos manuseiem o jogo, trabalhando assim a forma das frutas, a cor, tamanho e seus nomes.

– Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos) com as frutas. Registrar.

– Direcionar aos alunos questões que envolvam cálculos, como:  “tenho dois alunos que querem comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?”

- Separar as frutas de acordo com o sabor, frutas com caroço, grande, pequena.

 – Trazer para o grupo os legumes.

De posse dos legumes, comentar a origem dos alimentos, os benefícios que trazem para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)

– Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira livre. Classificá-los em frutas, legumes e verduras.

– Criar em sala de aula, com o auxílio dos alunos, um “ Cantinho da receita”, a fim de fáceis executar as de menor complexidade.

– Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais, vitaminas de frutas.

– “Fazendo histórias”

Fazer e colorir rostinhos de alimentos com papel e palitos de sorvete: maçã, feijão, cebola, cenoura,…

Com os personagens criados, elaborar coletivamente uma história.

Com a história criada, fazer a dramatização com os personagens.

– Perguntar na roda da conversa se o grupo sabe como nasce o feijão. A partir dos resultados, propor e realizar uma experiência que possibilite visualizar e registrar as etapas do crescimento do feijão ( trabalhar: português e matemática com as anotações dos procedimentos).

– Atividade “ Salada de letras”.

Atividade que estimula a identificação e realocação correta de letras em posições erradas para as palavras correspondentes ao desenho dado pela educadora.

 – Atividade “ Dividindo minha merenda “

Criar situações culminem no desenvolvimento da noção de divisão matemática e compartilhamento entre os alunos.

– De posse de figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.

– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.

- Dar início ao fechamento do projeto com um dia de brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.

- Exposição dos trabalhos desenvolvidos com a presença dos alunos, a fim de explicar os painéis.

 

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