sábado, 6 de agosto de 2016

Plano de aula -Folclore para o ensino fundamental

Tema: FOLCLORE

Objetivos

1) Organizar pesquisas e exposição sobre o folclore brasileiro
2) Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;
3) Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, etc.;
4) Conhecer o folclore das diversas regiões do país.


Desenvolvimento da aula
Ø  Texto: Folclore “A sabedoria e as tradições do povo”.
Ø  Vídeo sobre o folclore.








Propostas de atividades em grupos

Pesquisa sobre o folclore!!!

Ø  Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos característicos do folclore brasileiro em uma área específica:
Ø  1º grupo – música/cantigas de rodas
Ø  2º grupo – Brinquedos e brincadeiras antigas
Ø   3º grupo- literatura/lendas.
Ø  4º grupo- culinária/receitas/alimentos típicos.
Ø  5º grupo- Adivinhas, frases de para-choque de caminhão;
Ø  6º grupo – Quadrinhas/parlendas...
Ø  Não se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar objetos folclóricos que possam ser expostos;


    Música: Folclore 

(Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga) 

Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar a explicação... 
É tudo aquilo que vem do povo 

E nasce livre do coração. 



Tem a lenda da Mãe d'Água, 
Tem a história do Saci, 
Do Curupira, Vitória-Régia, 
Do Caipora e Jurupari. 

Tem cantigas de criança, 
Tem modinha, tem lundu, 
Tem muito frevo, baião e samba, 
Cateretê e maracatu. 

Os ditados populares 
Mostram o que o povo sente: 
Quem não tem cão, caça com gato. 
Olho por olho, dente por dente. 



Minha terra tem de tudo... 
Tem angu, tem mungunzá, 
Tem carne seca, tem rapadura,

Tem caruru e tem vatapá.

Isso tudo pode crer...
Foi do povo que saiu.
É o folclore da minha gente,
Da gente boa do meu Brasil.



 Avaliação: A avaliação ocorrerá através das apresentações artísticas e exposições com a explicação oral de cada grupo.

Um comentário: