EVOLUÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICA – 1º AO 5º ANO
1º
ANO
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2º
ANO
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3º
ANO
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4º
ANO
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5º
ANO
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NÚMEROS
E OPERAÇÕES
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Etapas da contagem (contagem,
recontagem e sobrecontagem)
Agrupamentos (de dois em dois até a 9)
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Introdução
do Sistema de Numeração Decimal (trocas na base 10, valor posicional até a 3ª
ordem
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Sistema de Numeração Decimal Introdução da 4ª ordem
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Sistema de Numeração Decimal Introdução da 5ª e 6ª ordem
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Sistema de Numeração Decimal Introdução da 7ª ordem e 8ª ordem.
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Ideias do campo aditivo e multiplicativo.
Não utilização do algoritmo formal
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Ideias do campo aditivo e
multiplicativo.
Introdução
do algoritmo da adição e subtração (sem reserva e sem reagrupamento)
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Ideias do campo aditivo e
multiplicativo.
Algoritmo da adição sem troca e com troca , com uma reserva (até as centenas para os milhares).
Algoritmo da subtração sem e com reagrupamento das unidades de milhar para
as centenas.
Introdução
do algoritmo da multiplicação, com
reserva das dezenas para a centena,
resultando num fato fundamental da
adição.
Introdução
do algoritmo divisão de fatos, sem resto.
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Ideias do campo aditivo e
multiplicativo.
Subtração
com dois ou mais reagrupamentos.
Adição
com duas reservas.
Divisão
com um número no quociente, com e sem resto.
Multiplicação
com dois dígitos no segundo fator (10, 100)
Reserva
na multiplicação (das unidades para as dezenas e das dezenas para as centenas)
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Ideias do campo aditivo e
multiplicativo.
Consolidação da adição e subtração.
Divisão
por dois números no quociente.
Multiplicação
com três algarismos no segundo fator.
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Introdução
de números decimais (décimos, centésimos e milésimos)
Reconhecer
frações unitárias usuais (um terço, um quarto e um décimo) de quantidades
contínuas e discretas em situação de contexto familiar.
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Introdução
da noção de porcentagem (25%, 50%, 75%, 100%)
Frações: representação, equivalentes, comparação de frações.
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Compor e
decompor números, pelo menos até 30
(exemplo: 10 = 2+8 ou 10= 5+5 ou 10= 1+9 ou 11-1= 10).
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Compor e
decompor números (exemplo: 24=20+4 ou 24= 6+18 ou 24= 26-2)
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Compor e
decompor números (exemplos: 168=100+60+8 ou 168= 50+50+50+18).
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Compor e decompor números de diferentes
maneiras relacionando o valor
posicional do zero à sua composição (ex. 574 = 5x100+ 7x10 + 4x1.
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Consolidação da composição e
decomposição de números nas diferentes formas.
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ALGEBRAS E FUNÇÕES
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Classificação e seriação de elementos de uma
coleção.
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Identificar regularidades
na série numérica para nomear, ler, escrever números menos frequentes.
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Organizar sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou
subtrações sucessivas, por um mesmo número e descrever a regra de uma
sequência.
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Criar e
descrever sequências ordenadas de números naturais menores que 50, para os quais
as divisões por determinado número (2,3,4 ou 5) resultem em restos iguais
(exemplo: sequência menores que 30 cujo o resto da divisão por 5 é 3).
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Descrever o
que ocorre com uma igualdade, ao se adicionar ou multiplicar seus membros por
um mesmo número (exemplo: se 127+38=165 então 127+38+2= 165+2 ou se
42+19=30+31 então (42+19) x 2= (30+31)x2).
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Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer
(exemplo: escreva até 15 de 2 em 2, começando do número 5).
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Escrever diferentes
sentenças de adições ou subtrações de dois números naturais que resultem na
mesma soma ou diferença.
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Completar
sequências com elementos ausentes, descrevendo os critérios adotados.
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Resolver
problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma
operação em que um dos termos é desconhecido (exemplos: 17+?=42; 17x?=85).
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Descrever o
que ocorre com o resultado da adição ou da subtração de dois números, ao se
adicionar um número qualquer a um de seus termos.
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Resolver
problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas
grandezas (exemplo: quantidade de um produto e valor a pagar), incluindo
escalas em mapas.
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Resolver e
elaborar problemas simples que envolvam igualdades matemáticas com uma
operação (adição, subtração, multiplicação ou divisão), em que um dos termos
é desconhecido (exemplo: 30:?=6).
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Resolver
problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais
(exemplo: João e Maria têm juntos 36 figurinhas, se João tem o dobro de
figurinhas de Maria, quantas figurinhas tem cada um?)
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ESTATÍSTICA
E PROBABILIDADE
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Classificar eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: acontecerá
com certeza, talvez aconteça ou é impossível acontecer).
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Descrever resultados de eventos cotidianos,
envolvendo o acaso, indicando-os como
“prováveis”, “pouco prováveis”, “improváveis”.
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Identificar, em eventos familiares,
envolvendo o acaso, a variação dos resultados
possíveis (exemplo: reconhecer que há respostas diferentes para uma
pergunta, que há diferentes resultados em sorteio)
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Identificar dentre eventos cotidianos
aquele que têm maior chance de
ocorrência.
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Indicar a
probabilidade de sucesso de um evento simples, por meio de uma razão, quando
os resultados do experimento são equiprováveis, ou seja, quando todos os
resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer.
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Apresentar
todos os resultados possíveis de um experimento aleatório (exemplo: sortear
uma menina de um grupo de alunos), indicando se esses resultados são
igualmente prováveis ou não (se a quantidade de meninas e meninos for igual,
a chance de sortear uma menina é a mesma do que a de sortear um menino, mas,
se as quantidades forem diferentes, as chances não serão iguais).
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Coletar dados em uma
pesquisa envolvendo apenas uma variável (exemplo: qual o time? Qual o número do
sapato?) descrever os seus resultados e construir representações próprias
para comunicar dados.
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Identificar uma
informação
(exemplo: “quantos” ou “quem”) e
comparar duas informações (exemplo: “quem tem menos” ou “qual o maior”)
apresentadas em tabelas simples ou gráfico de colunas.
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Interpretar e comparar
dados apresentados em uma tabela simples, gráficos de barras ou colunas.
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Ler e interpretar tabelas de dupla entrada, gráfico de barras e
colunas.
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Comparar e
interpretar dados apresentados em gráfico de colunas, barras e linhas.
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Coletar dados de duas
variáveis,
organizando-os em categorias, e
selecionar meios para comunicar os resultados como listas, tabelas, gráfico
de colunas simples, com o sem uso de tecnologias digitais.
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Coletar e comunicar dados de uma pesquisa (variáveis categóricas ou numéricas), usando tabelas, inclusive as de dupla entrada, com ou sem uso de
tecnologias digitais.
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Coletar
dados e comunicar os resultados de pesquisa selecionando as representações
mais adequadas entre as já estudadas (tabelas, gráficos de colunas, de barras
ou de linhas), com e sem uso de tecnologias digitais.
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GEOMETRIA
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Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço,
considerando um ponto de referência.
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Identificar e descrever deslocamentos
e localização de pessoas e objetos no espaço, considerando pontos de referência.
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Identificar e descrever localização (considerando mais de um ponto de referência) e deslocamentos (incluindo mudanças de direção) de pessoas e objetos no espaço.
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Identificar e descrever localização e movimentação no espaço, mudança de
direção, usando termos, tais como: paralelas, transversais, perpendiculares,
intersecção, direita e esquerda.
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Localizar
objetos no espaço usando noções de coordenadas (exemplo: mapas de cidade,
batalha naval, células em planilhas eletrônicas, plano cartesiano,
coordenadas geográficas).
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Descrever objetos do mundo físico comparando-os com figuras
geométricas espaciais sem nomeá-las.
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Reconhecer as
representações de figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular,
pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo
físico.
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Reconhecer e nomear as
representações de figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular,
pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo
físico e associando prismas e
pirâmides a suas planificações.
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Analisar, nomear e comparar figuras espaciais por
seus atributos (exemplo: número de vértices, de faces e arestas, formato das
faces), mesmo que apresentadas em diferentes posições, associando figuras
geométricas espaciais com suas planificações.
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Reconhecer
e nomear polígonos considerando o número de lados, de vértices, ângulos e
desenhá-los utilizando material de desenho e /ou tecnologias digitais.
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Descrever, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado,
retângulo e triângulo), apresentadas em diferentes disposições, ou seja, com
e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
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Descrever, comparar, nomear, classificar
figuras planas (circulo, triângulo, quadrado, retângulo) por características comuns, apresentadas em diferentes posições,
ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
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Descrever, comparar, nomear, classificar figuras planas (círculo,
triângulo, quadrado, retângulo, trapézio
e paralelogramo) por características comuns, mesmo que apresentadas em
diferentes posições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de
papel.
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Reconhecer ângulos em figuras planas (poligonais) e identificar o
ângulo reto.
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Identificar
elementos de prismas e pirâmides (vértices, arestas e faces).
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Reconhecer figuras iguais
(congruentes), usando sobreposição, desenhos em malhas quadriculadas ou
triangulares, utilizando tecnologias digitais.
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Construir figuras por reflexão e translação em malhas (quadriculadas
ou triangulares), usando tecnologias digitais e desenhar figuras poligonais,
utilizando régua e esquadros.
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Reconhecer,
em situações da ampliação e redução, a conservação dos ângulos e a
proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais.
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GRANDEZAS
E MEDIDAS
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Comparar e ordenar objetos em relação a comprimentos, capacidades e
massas, utilizando linguagem natural.
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Estimar, realizar e
comparar medições de comprimentos horizontais, verticais e de contornos
formados por linhas retas, utilizando unidade de medida não convencionais
(exemplo: palmo, passos, lápis, pedaço de barbante).
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Estimar, fazer medições,
comparar e ordenar comprimentos, massas e capacidades, utilizando
unidades não convencionais de medida e unidades
convencionais mais usuais.
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Estimar, fazer medições, comparar e
ordenar comprimentos, massas e capacidades, utilizando unidades convencionais mais usuais.
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Comparar e ordenar
grandezas (comprimento, área, massa e capacidade), utilizando unidades
convencionais de medida e reconhecendo as relações entre unidades de medidas
mais usuais.
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Identificar e ordenar períodos do dia, dias da semana, meses do ano,
datas e relações entre esses períodos de tempo, utilizando calendários.
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Identificar, ordenar e relacionar
datas, dias da semana, meses do ano e eventos (exemplo: planejamentos
diários, situações do cotidiano, programações), utilizando calendários.
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Comparar áreas de duas
figuras planas, recorrendo às relações entre elas ou à decomposição e à
composição.
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Compreender a noção de perímetro e medir o perímetro de uma figura
plana simples.
Compreender a noção de área e comparar medidas de áreas em figuras
planas desenhadas em malha quadriculada pela contagem de quadrinhos e metade
de quadrinhos reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter
a mesma medida de área.
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Medir o perímetro de
quadriláteros, triângulos e outros polígonos.
Descrever o que ocorre
com as medidas do perímetro e da área de um quadrado, quando se altera e
medida de seus lados (exemplo: dobra, triplica).
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Ler, identificar e
registrar horas (hora, meia hora) e duração de eventos (horário de início e
fim) em relógios analógicos e digitais.
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Ler, identificar e registrar horas (hora, meia hora, quadro de hora) e duração de eventos
(horário de início e fim) em relógios analógicos e digitais.
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Ler, identificar e registrar horas em relógios analógicos e digitais e
calcular intervalo de tempo.
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Reconhecer e nomear
moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, estabelecendo equivalências
de valores.
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Reconhecer e comparar valores de moedas e cédulas e estabelecer equivalências de um mesmo valor, utilizando
diferentes cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
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Compreender e utilizar termos empregados (troco, lucro, prejuízo) em
situações que envolvem o sistema monetário (compra, venda, formas de
pagamento).
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Compreender e utilizar termos empregados
(troco, lucro, prejuízo) em situações que envolvem o sistema monetário
(compra, venda, formas de pagamento).
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Reconhecer temperatura como grandeza, identificando termômetros como
instrumento de medida e grau Celsius como unidade.
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Compreender a grandeza
volume, de objetos tridimensionais, por meio de empilhamento de cubos.
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