sexta-feira, 25 de março de 2016

Atividades de psicomotricidade

Sempre gosto de trabalhar com brincadeiras , jogos e músicas.

Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem

Objetivo: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca...

Cabeça, Ombro, Joelho E Pé


Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé

Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé

Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé

Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé

Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé

Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé

Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum



Atividades
1) Brincar de Robô:
Material: humano.
Formação: duplas. 

Objetivo: desenvolver a lateralidade  e tonicidade. 
Desenvolvimento: uma criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pela professora, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, esse vira para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar o alto da cabeça, o robô abaixa, e assim por diante. Algum tempo depois, invertem-se os papéis, sendo que o guia vira robô, e o robô vira guia. Depois disso, a brincadeira é feita com deslocamentos. As duplas combinam os sinais de movimentação. Por exemplo, um toque na parte de trás da cabeça é sinal para o robô ir adiante; um toque nos ombros é sinal para que ele pare.


Percepção Espacial
Atividade : Tá quente.... tá frio.

Esconde um objeto e as crianças vão procurar, o professor irá orientando pela proximidade dizendo: Tá quente...tá frio...até encontrá-lo

ATIVIDADES PSICOMOTORAS GLOBAIS

VAI E VÉM
Objetivo – Desenvolver a coordenação ampla, visiomotora, atenção e tônus muscular
Atividade – A atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e fios ou adquirido em lojas especializadas.
Desenvolvimento da atividade – Os participantes da atividade devem segurar nas extremidades, nas argolas plásticas, dando impulso, ao abrir os braços, no objeto para a outra extremidade.

CORDA
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Desenvolvimento das atividades –  Pode ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra.
As crianças podem pular corda. 


BAMBOLÊ
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  A atividade é desenvolvida com quatro bambolês em média.
Desenvolvimento das atividades –  Uma criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por dentro do bambolê.
Girar o bambolê na cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e a direita no bambolê direito.
Ainda com os bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.



ATIVIDADES PSICOMOTORAS FINAS

ALINHAVOS
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade  e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  A atividade é desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado ou adquiridos prontos.
Desenvolvimento da atividade –  A criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.

ESPONJAS
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  A atividade é desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.
Desenvolvimento das atividades – Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.

PINÇA
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  A atividade é desenvolvida com dois (ou três) recipientes um com objetos e outro vazio e uma pinça tamanho médio.
Desenvolvimento das atividades –  A criança deve transportar os objetos que estão em um recipiente com a pinça para outro recipiente vazio. Pode ser realizado também pedindo que a criança coloque os objetos no recipiente esquerdo ou direito.

ABOTOAR BOTÕES
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  Placa de feltro com botões pregados e recortes coloridos de feltro no formato de flores.
Desenvolvimento das atividades – A criança receberá a placa com as flores encaixadas nos botões para verificar o resultado final da atividade, as flores de feltro são retiradas e a criança começa a abotoar os retalhos nos botões.

CAIXA DE MACARRÃO
Objetivo –  Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade –  Será utilizado uma caixa forrada de material neutro com furos e macarrões do tipo penne.
Desenvolvimento das atividades – A criança recebe a caixa forrada com furos e os macarrões e é orientada para colocar os macarrões nos diversos buraquinhos da caixa. 


José e Coelho (2004) nos elucidam sobre esquema corporal, lateralidade e orientação espacial e temporal:

Esquema Corporal
É o conhecimento do próprio corpo, de sua composição de seus movimentos, postura e atitude. O esquema corporal é um elemento relevante para a formação do eu. A estimulação desse elemento torna o corpo da criança um ponto de referência para a aprendizagem de conceitos elementares no processo de alfabetização (em cima, embaixo, na frente, atrás, esquerdo e direito). A criança que não desenvolve bem seu esquema corporal pode ter problemas em orientação espacial e temporal, no equilíbrio e na postura, dificuldades de se locomover num espaço ou escrever obedecendo aos limites de uma linha ou de uma folha.

Lateralidade
É definida a partir da preferência neurológica por um lado do corpo, no que se refere a mão, olho, pé e ouvido. Existem indivíduos destros ( utilizam o lado direito do corpo), os sinistros ( utilizam o lado esquerdo do corpo) os ambidestros ( que utilizam ambos os lados). A lateralidade cruzada se refere ao indivíduo que teve preferências diferenciadas de lado quanto a mão, olho e pé. A lateralidade indefinida é quando a criança não estabeleceu sua preferência por um dos lados. A criança que não teve lateralidade definida e as crianças sinistras que foram obrigadas a escrever com a mão direita podem apresentar dificuldades de aprendizagem ligadas à grafia, à orientação espacial na folha do papel e a postura inadequada ao escrever.

Orientação espacial e temporal    
É se encontrar, se situar no espaço é ver-se e ver as coisas em relação a si é avaliar e adaptar seus movimentos no espaço, é a consciência da relação do corpo com o meio.
A criança se organiza temporalmente a partir do seu próprio tempo, com a percepção do tempo vivido, ela tem condições de conceituar e se localizar no tempo: hoje, ontem, amanhã, dias da semana, meses, anos, horas, estações do ano, o que ocorreu antes e depois.

Almeida (2009) nos orienta sobre coordenação motora ampla e fina:

Coordenação motora global (ampla)
A coordenação motora global trata dos movimentos dos membros superiores e inferiores, ela está relacionada à organização geral do ritmo, equilíbrio, as percepções gerais e ao desenvolvimento da criança.

Coordenação motora fina
A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação visomotora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade: jogos, atividade lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. 6 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de; GUIMARÃES, Marcelo Hagebock. Práticas psicomotoras para sala de aula. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

JOSÉ, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem.  12 ed. São Paulo: Ática, 2004.

3 comentários:

  1. Professora, parabéns pelo conteúdo, me auxiliou muito aqui em um trabalho que estou fazendo! Deus abençoe sempre sua caminhada profissional. Você faz a diferença compartilhando esses conhecimentos para nós. Abraço e sucesso!

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  2. Professora , também parabenizo pelo conteúdo que está demais ,que vai me auxiliar muito , obrigada e muito sucesso

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  3. Parabéns ! . Essas atividades serão bem utilizadas nas minhas práticas !❤️✏️💡

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