Tema: Dengue (sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas)
Objetivo geral
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
Objetivos específicos:
- Pesquisar sobre o mosquito transmissor;
- Conhecer as causas e consequências da dengue
- Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
- Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
- Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.
1º Momento: Produção oral
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de
conversa informal, com todos conversas informais “na rodinha”.
Utilizando um cartaz ou vídeo com o mosquito da dengue, lançar questões:
Qual foi o bichinho que acabamos de ver?
- Ele transmite uma doença .Alguém sabe o nome dela?
- Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Permitir que os alunos se expressem contando suas experiências, relatando seus conhecimentos a respeito.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
- Verificar o que os alunos tem curiosidade de saber?
Listar, também num cartaz, as dúvidas provisórias dos alunos e combinar com eles que juntos descobrirão todas as respostas.
- Os agentes de saúde falarão sobre como é transmitida a dengue.
- Dramatização (como se prevenir da dengue)
- Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
2º Momento: Linguagem oral e escrita:
- Rodas de conversas utilizando textos informativos em jornais e revistas.
- Produção coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
- Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
- Listar palavras que iniciam com a letra D.
3º Momento: Natureza e Sociedade:
- Convidar os agentes de saúde para falar sobre o tema/ como é transmitida a dengue.
- Elaborar cartazes para conscientizar a população/ colegas e espalhar pela escola e comunidade.
- Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
- Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
4º Momento:Artes plásticas:
- Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
- Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
- Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
5º Momento:Música e Movimento:
- Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
- Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
6º Momento:Matemática:
- Observar gráficos e tabelas/e ou elaborar gráfico com os casos de dengue da escola.
- Contar letras da palavra DENGUE;
- Seriação, classificação e contagem/utilizando mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
- Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
- Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Avaliação: avaliar a participação,os trabalhos realizados , apresentação de teatro, dança ,paródia...
.
As suas postagens e dicas, Ivani Ferreira, auxiliam muito o trabalho dos professores! Parabéns!!!
ResponderExcluirVocê é um grande exemplo a ser seguido. Sou sua fã! (Luciana)
ResponderExcluir