Projeto
Higiene das mãos!!!
(Ivani Ferreira)
JUSTIFICATIVA
Todos
nós sabemos da importância de lavar as mãos após utilizar o
banheiro, após espirrar, quando chegamos da rua, antes das refeições e em
outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas. Na escola, apenas o
ato de pedir aos alunos da educação infantil para lavar as mãos não é o
suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância
da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo
correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não
adianta nada.
OBJETIVO
GERAL
- Promover
e consolidar hábitos de higiene (em especial das mãos).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Criar
condições para o aluno adquirir bons hábitos de
higiene;
higiene;
ü Discutir
as formas de higiene das mãos, corporal, bucal, etc.;
ü Estimular
para a prática correta de lavar as mãos, tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
cabelos;
ü Adotar
hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio
corpo;
O
Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM
ORAL:
·
Abertura com a leitura deleite do livro “Uma Mão Lava a Outra “ (Max Locado)
que incentiva as crianças a terem atitudes de bondade ao próximo.
“Desenhando um coração para
dar para a vovó.
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
·
Explorar
os livros da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges
·
Em uma roda de conversa, criar condições para o
aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·
O que posso fazer para conservar minhas mãos
limpas? E meu corpo limpo?
·
Por que devo lavar as mãos?
·
Quando devo lavar as mãos?
·
Como lavar as mãos?
·
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e
dentes?
·
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
·
Como devo conservar os meus pés? Por que?
·
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à
escola?
·
Que roupas devo usar para dormir?
E para
passear?
·
Como devem ser as roupas nos dias de frio e
calor?
·
O
professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado
geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta,
palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreias, podem ser sinais e
sintomas de doenças transmissíveis.
·
Vídeos
–
Germes e bactérias/www.youtube.com/watch?t=8&v=oTJpR7cXQOk
- Conversar sobre o filme
-Turma da Mônica/ www.youtube.com/watch?v=pfkeiMBsySY
·
Adivinhas usando produtos de higiene;
·
Histórias com fantoche;
·
Cartaz com as dicas corretas para a
lavagem das mãos;
·
Cartaz com poesias;
·
Recitar poesias;
·
Músicas:
Uma mão lava a outra, Lavar as mãos( Galinha Pintadinha); As Mãos ( Patati Patatá)...
·
Caixa
surpresa.
MATEMÁTICA:
- Hora
da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e
classificação);
- Brincadeiras
diversas envolvendo o tato/mãos
- Conceitos
básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos,
manhã - tarde;
- Calendário:
explorar dadas comemorativas: Dia
14 de outubro- Dia Mundial de Lavar as Mãos.
- Espaço
e forma: jogos e brincadeiras (brincadeiras com músicas)
NATUREZA E SOCIEDADE
·
Atividades da coleção Cuidando do Corpo de Gina
Borges
·
DVDs com músicas que mencionam corpo e higiene
CORPO E MOVIMENTO
- Mímica;
- Dança;
- Brincar;
- Função
semiótica;
- Correr,
saltar, pular.
ARTES VISUAIS
- Desenhos;
- Pinturas;
- Modelagens;
- Colagens;
- Recortes
diversos;
- Dobraduras;
- Confecção
de murais;
- Esquema
corporal (quebra cabeça).
RECURSOS
HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários,
alunos e voluntários.
RECURSOS
MATERIAIS
Serão
utilizados: vídeos, som, cds, jornais, revistas, murais, apostilas,
material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, realizada através
de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do
projeto. Observando as atitudes de
higiene das mãos, que são de suma importância, portanto, através desse projeto,
queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da
necessidade do cuidado do corpo como um todo.
ANEXO:
Para ensinar o modo
correto de lavar as mãos, as professoras Andreia, Lúcia e
Luciana, demonstraram gestualmente, como os alunos devem proceder,
seguindo como exemplo as orientações abaixo:
Parabéns pelo lindo projeto. Eu estava precisando! Lucia
ResponderExcluirObrigada! Volte sempre! Beijokasss
ExcluirOlá poderia me fornecer o seu nome, local onde foi publicada este artigo,pode ser estado ou cidade. Explicando essa informações são pra colocar nas referencias de mu trabalho academico que é necessário essas informações, desde já agradeço.
ResponderExcluirAtt
Eu fiz a publicação. O projeto vem sendo desenvolvido na E.M. Leon Renault, pelas professoras da educação infantil(Andreia Barbosa e Luciana Gonzaga Silva), desde 2015.
ResponderExcluirAmei, vou aproveitar e adaptar algumas ideias!
ResponderExcluirQue bom Eliane . Ótimo trabalho..bjusss
ExcluirMuito bom esse planejamento professora Ivani. Amei e sou sua seguidora!
ResponderExcluir#professoraivaniferreira
Ei...fico muito feliz que tenha gostado.Bjusss
ExcluirDemais❤
ResponderExcluirAmeiii
Gostei muito do seu projeto,vai me ajudou muito.Obrigada!
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirAmei o projeto, parabens
Excluir