sexta-feira, 30 de outubro de 2015

DICAS PARA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES ESCRITAS

PREFEITURA DE BRUMADINHO
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUMADINHO
DIRETORIA PEDAGÓGICA 2013/2016









DICAS PARA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES ESCRITAS
 


BRUMADINHO
2016
1)    Aspectos gerais a serem considerados na elaboração de uma avaliação
·         Quantidade de questões.
·         Clareza do comando nos enunciados, evitando elaboração negativa.
·         Coerência com o conteúdo trabalhado (a partir do planejamento e do caderno do aluno).
·         Mesclar questões dissertativas e objetivas.
·         Valorização dos acertos.
·         Espaço adequado para resposta.
·         Estética:
o   cabeçalho: colocar nome da escola, turma, espaço para o nome do aluno, data, valor da avaliação e espaço para nota).
o   margem: colocar uma borda na margem, mantendo a mesma medida em todas as folhas da avaliação)
o   tamanho da letra: adequar o tamanho da letra a turma, as séries iniciais precisam de uma fonte maior (exemplo: Arial, 14), as séries finais sugere-se o uso da fonte 12, Arial ou times.
o   legibilidade: atenção a legibilidade tanto da escrita quanto dos suportes (imagens, textos, gráficos).
o   rasuras
·         Instruções para o aluno.
·         Familiaridade do aluno com o tipo de questão cobradas na avaliação.
·         Nível de dificuldade das questões para a turma.
·         Contextualização das questões.
·         Pertinência das ilustrações.
·         Enunciado sem a possibilidade de múltiplas interpretações.
·         O objetivo da questão (se a mesma habilidade está sendo avaliada em questões diferentes)
·         Ortografia e concordância
·         Tamanho da avaliação adequada ao tempo previsto para sua realização.
·         Evitar questões truncadas.
·         Uma questão não deve dar dicas para a outra.
·         Evitar questões com falta de informação.
·         Evitar erros conceituais, ortográficos e gramaticais.

1.1)       Elaboração de questões dissertativas (abertas)
·         As questões devem:
o   estabelecer relação entre fatos, princípios, de causa e efeito, etc.
o   permitir que ao aluno  analisar, argumentar, organizar e sintetizar ideias, fazer julgamento de valor e ter originalidade.
·         Formular questões a partir de dados.
·         Solicitar dados com delimitação, por exemplo, “cite 3exemplos sobre...”
·         Clareza no comando para a construção de respostas.
·         Enunciados não podem ser longos.
·         Não usar questões como “dê sua opinião” “o que você acha de”.
·         Não elaborar questões cuja a resposta seja sim ou não. Pedir sempre para justificar ou explicar e em quantas linhas.
·         Evitar expressões vagas como: comente brevemente, em poucas linhas, resumidamente, fale sobre, o que você entende por, o que você sabe sobre. Isso obriga a aceitar qualquer resposta.
·         Observar palavras ou expressões que possam gerar ambiguidade.
·         Colocar o verbo de comando em negrito.
·         Organizar chave de correção, identificando as partes importantes para orientar a avaliação do professor.
1.2)       Elaboração de questões objetivas
·         Enunciados claros e de forma positiva.
·         Usar distratores técnicos.
·         Ter apenas uma resposta correta, apesar dos distratores serem plausíveis e não responderem ao item.
·         As alternativas não devem conter detalhes irrelevantes ou conteúdos absurdos.
·         Ter alternativas com mais ou menos o mesmo tamanho.
·         Evitar item que contenha opinião.
·         Usar vocabulário claro e objetivo, adequado ao nível da turma.
·         Evitar palavras determinantes como por exemplo: sempre, nunca, jamais, totalmente, etc.
·         Marcar (negrito) os verbos de comando.
·         Em questões de verdadeiro ou falso: usar até 5 alternativas, sendo a maioria verdadeira (cada alternativa conta um acerto).
·         Nas questões de múltipla escolha utilizar no mínimo de 3 alternativas e no máximo 4 alternativas.
·         Questões de relacionar colunas: utilizar até 5 alternativas para completar, podendo uma coluna ter menos elementos que a outra.
·         Questões de lacuna: não colocar indicativos antes da lacuna, não iniciar uma questão com lacuna.
·         Não usar questões de pegadinha e enigmas.
·         Não incluir informações desnecessárias a resolução do aluno.
·         As figuras devem contribuir para a construção do sentido e não serem apenas ilustração.
·         Usar texto para servir de contexto e não de pretexto.
·         Evitar alternativas como “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”.
·         Utilizar a pontuação correta: se a instrução for uma frase incompleta, as alternativas devem começar com letras minúsculas e terminar com ponto apropriado para frase. Caso o enunciado seja uma pergunta, as alternativas devem começar com letras maiúsculas.
·         Quando for utilizar textos colocar a referência bibliográfica completa e títulos, mesmo nos fragmentos.
·         Evitar palavras e expressões com duplo sentido.
·         Não cobrar a mesma habilidade em várias questões

1.3)       Quantidade de questões e valorização
·         Acertos com mesmo valor na avaliação.
·         Reduzir a valorização do acerto significa aumentar o número de questões.
·         Acertos com valor máximo de 0,4.
·         Evitar provas extensas.
·         Adequar a avaliação ao tempo disponível para sua realização.

1.4)       Conteúdo da avaliação
·         Contemplar o conteúdo trabalhado em sala.
·         Elaborar questões com a estrutura utilizada em sala.
·         Cobrar nas avaliações apenas o conteúdo essencial (que sejam pré-requisitos)
·         Antes de elaborar a avaliação, listar os conteúdos que deseja cobrar na avaliação.
·         Elaborar questões fáceis, medianas e difíceis.


1.5)       Correção da avaliação
·         Tabular as questões mais erradas.
·         Criar chave de correção para as questões dissertativas.
·         Criar chave de correção para avaliação da produção de texto coerente com o gênero (prevalecendo sempre os aspectos estruturais sobre a ortografia).
·         Analisar as questões erradas pelos alunos, buscando compreender qual habilidade o aluno (ou a turma) ainda não adquiriu.
·         Não escrever sobre a escrita do aluno.
·         Corrigir a mesma questão de todas as avaliações de uma só vez.
·         Considerar o raciocínio do aluno na construção da resposta e não somente o resultado.

1.6)       Após a correção
·         Fazer levantamento do conteúdo mais errado pela turma.
·         Retomar o conteúdo usando estratégias diferentes.
·         Refazer individualmente as questões erradas da prova.
·         A partir da correção replanejar e reavaliar o conteúdo.
·         Discutir e refazer as questões mais erradas com os alunos.

QUADRO DE AVALIAÇÃO
TIPO/DEFINIÇÃO
FUNÇÃO
VANTAGENS
ATENÇÃO
Prova objetiva: lista de perguntas em que o aluno deve indicar a única resposta correta.
Calcular quantas informações específicas do conteúdo o aluno conseguiu assimilar.
É possível abranger grande parte do conteúdo, é fácil de preparar e corrigir.
Não permite avaliar quanto o aluno aprendeu e pode ser respondida sem reflexão, de memória.
Prova dissertativa: lista de perguntas que exploram habilidades como leitura, interpretação, análise e síntese.
Analisar a capacidade dos alunos em utilizar essas habilidades, formular ideias e expressá-las por escrito.
Permite avaliar o raciocínio dos alunos, além da capacidade de organização e expressão de suas ideias.
Envolve menos conteúdo.
Trabalho em grupo: atividades diversificadas realizadas coletivamente.
Contribuir para o desenvolvimento da socialização e de atitudes cooperativas entre os alunos.
Favorece o trabalho com vários conteúdos em tempo menor e o trabalho organizado em classes numerosas.
Não deve ser a única forma de avaliação em detrimento das atividades individuais, e exige que o professor pesquise informações para orientar as equipes.
Debate: troca de ideias entre os alunos acerca de um assunto polêmico.
Defender as próprias opiniões, por meio da argumentação baseada na análise e na reflexão críticas.
Contribui para o desenvolvimento da oralidade e de atitudes de respeito pela diversidade.
O professor deve atuar como mediador, priorizando o fluxo de informações, sem indicar “vencedores”.
Relatório individual:
Texto produzido pelo aluno depois de alguma atividade prática ou projeto.
Verificar se houve aprendizagem e se os alunos são capazes de expressá-la em forma de texto.
Favorece a identificação do real nível de aprendizagem do conteúdo.
O professor deve evitar julgar a opinião do aluno.
Observação: análise do desempenho dos alunos na realização de atividades cotidianas ou em situações planejadas.
Acompanhar o desenvolvimento do aluno de maneira mais abrangente.
Permite acompanhar as etapas do desenvolvimento do processo de construção do conhecimento dos alunos.
Deve-se estar atento para que não sejam feitas generalizações e julgamentos subjetivos. Por isso, exige anotações pontuais e constantes.
Fonte: livro didático: É Bom Aprender. Volume 2. Educação de Jovens e Adultos – EJA, São Paulo: FTD, 2009.






DICAS PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA[2]

Uma questão de múltipla escolha apresenta a seguinte estrutura
1)    Instrução
2)    Suporte (textos, desenhos, figuras)
3)    Enunciado dasituação problema e comando da resposta.
4)    Alternativas de resposta: Resposta correta e no máximo 4 distratores.
Dicas para elaboração de questão de múltipla escolha
·         Os itens devem ser elaborados de forma a apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida através da escolha de uma das alternativas.
·         O enunciado, base da questão, traz em si o estímulo que provoca a resposta. É uma situação problema expressa como uma afirmativa ou uma pergunta e explicita claramente o que se está exigindo do aluno.
·         Na elaboração do enunciado deve-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda.
·         Evite enunciados vagos, como “analise as alternativas corretas, e correto afirmar que”.
·         As alternativas de resposta devem resolver o problema enunciado.
·         Os distratores devem ser plausíveis, ou seja, aceitáveis como possibilidades de resposta para o problema apresentado, mas, não respondem satisfatoriamente a pergunta.
Seleção de suporte de referência
·         Suportes são recursos visuais, gráficos e textuais, tais como: gravuras, figuras, mapas, desenhos, tabelas, gráficos, fotos, imagens, textos, etc. Nunca devem ser utilizados em caráter decorativo, mas como material de consulta e análise.
·         Uma questão que oferece suporte de referência deve considerar que o aluno precisa consulta-lo para interpretar e ou analisar para responder ao item.
·         A escolha de um suporte deve se embasar m critérios como:
o   Ser adequado ao assunto e à habilidade,
o   Ser adequado à faixa etária dos alunos
o   Apresentar uma unidade de sentido
o   Evitar temas relacionados ao preconceito e a discriminação
o   Evitar abordagens de pregação religiosa ou ideológica
o   Apresentar tamanho, cor e formato que sejam legíveis
o   Apresentar referência relativa à fonte da qual foi extraída




[1] Material elaborado a partir do levantamento realizado com as supervisoras do Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG.
[2] Elaborado a partir do “Guia de Elaboração e Revisão de questões e itens de múltipla escolha” do Governo do Estado de Minas Gerais.

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