Percepção sensorial
A atividade Física
Escolar é uma oportunidade para os estudantes explorarem e descobrirem o seu
corpo através da percepção dos sentidos.
Algumas dicas:
O desenvolvimento cognitivo/intelectual está
ligado ao desenvolvimento motor. O conhecimento do corpo e dos sentidos pode
sim proporcionar facilidades na hora do aprendizado de sala de aula.
O brincar
não visa somente à busca do prazer, ele está ligado também aos aspectos do
desenvolvimento físico e da atividade simbólica.
O aspecto físico abrange as habilidades
motoras e sensoriais que a criança necessita desenvolver para sobreviver e
adaptar-se, enquanto o desenvolvimento das habilidades linguísticas, cognitivas
e sociais pode ser observado pelo brincar simbólico. (CORDAZZO; VIEIRA, 2008)
Percepção Sensorial
O modo como
nos relacionamos com o mundo está intrinsecamente ligado a como o percebemos.
Toda informação que nos chega passa por nossos sentidos e as codificamos em forma
de pensamentos.u A maioria de nós desenvolveu mais uns sentidos do que outros
e não seria incorreto afirmar que, por esse motivo, temos formas viciadas de
pensamento que nos limitam e prejudicam. (Massi, 2011)
Percepção Sensorialu desenvolvemos nossos pensamentos de
forma Visual (mais ligada a
estímulos visuais), Auditiva (mais
ligada a estímulos auditivos) ou cinestésica
(mais ligada às sensações e aos movimentos).u Esse desenvolvimento é um processo
dinâmico, possibilitando diferentes combinações: Cinestésica-Visual, Auditiva-
Visual, Cinestésica-Auditiva. (Massi, 2011)
Percepção Sensorial "Alta Percepção Sensorial"
é a capacidade seletiva de captar informações do mundo externo utilizando
diferentes tipos de percepção.u É uma forma de ver onde percebemos a imagem em nossa
mente, sem o uso da visão normal. (Massi, 2011
Percepção Sensorial "Primeiro Sentido" é a
forma como usualmente registramos os diferentes fatos e/ou estímulos que nos
chegam.u Podemos imaginá-lo como uma marca
que trazemos conosco e que, de certa forma, interfere nas nossas relações, nas
nossas escolhas. (Massi, 2011
Percepção Sensorialu É comum haver maior predominância de
um dos sentidos em detrimento dos outros.u Equilibrá-los e desenvolvê-los de forma harmoniosa
contribuirá para alcançarmos o nível de Alta Percepção Sensorial, o que nos
possibilitará um maior entendimento da nossa relação com as coisas que nos
cercam e conosco mesmo. (Massi, 2011)
Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de
Educação Física
Exercícios de Percepção
Tátil:
·
Apalpar
sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
·
Reconhecer colegas pelo tato.
·
Manipular objetos de madeira para poder
experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
·
Manipular objetos de madeira para poder
experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
·
Trabalhando
a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Gustativa:
·
Experimentar
coisas que têm e que não tem gosto.
·
Provar alimentos em diferentes temperaturas.
·
Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
·
Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes,
macios, duros.
·
Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores
bem diferentes: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
Trabalhando a Percepção Sensorial nas
aulas de Educação Física
Exercícios
de Percepção Olfativa:
·
Experimentar
coisas que têm e que não têm cheiro.
·
Experimentar odores fortes e fracos,
agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
Trabalhando a Percepção Sensorial nas
aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção
Auditiva:
·
Identificar
e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.u
·
Procurar
a fonte de onde se origina determinado som.u
·
Brincar
de cobra cega.
·
Tocar instrumentos musicais.
·
Fazer rimas com palavras.
Trabalhando a Percepção Sensorial nas
aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Visual:
·
Identificar
o Cores...
·
Reconhecer,
entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
·
Agrupar
objetos de acordo com suas cores.
·
Agrupar
objetos de acordo com suas formas.
·
Montar quebra-cabeças simples.
·
Trilha
cega (Profa. Márcia e Prof. Fabiano)
A atividade consiste em fazer os alunos atravessarem uma
trilha marcada com estacas e corda utilizando todos os sentidos, menos o da
visão.
·
Os alunos tinham os olhos vendados no começo
da trilha e então faziam o percurso seguindo o professor-guia.
excelente artigo
ResponderExcluir