quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto de leitura/literatura para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Projeto:
CAFÉ na Praça
Idealizadora:
Professora  Wanessa Santana Bento


Como surgiu?
          O projeto Café na Praça surgiu a partir da necessidade de se desenvolver atividades diferenciadas que estimulassem os alunos na prática da leitura e que ao mesmo tempo os tirasse da rotina do ambiente escolar, explorando novas possibilidades, novos ambientes e valorizando a própria comunidade.
OBJETIVOS          :

     Os Objetivos são:
 Incentivar os alunos a lerem;

Despertar o prazer pela leitura;
Sensibilizar os alunos quanto a importância do trabalho em grupo;
Promover entre os alunos o respeito às diferenças de opiniões;
Desenvolver habilidades orais;
Estabelecer, com as famílias, parcerias para o incentivo nas atividades escolares de seus filhos;
Valorizar competências e habilidades;
Como o projeto começa?

O trabalho inicia-se nas aulas de literatura, com visitas orientadas à biblioteca escolar, contando com a participação e colaboração da bibliotecária, na qual os alunos, juntamente com a professora, frequentam  a biblioteca escolar para fazerem a escolha dos livros que irão ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRAÇA

  • Discussões
  • Apresentação dos resumos das obras;
  •  Eu indico o livro porque...
  • Apresentação das personagens das histórias, através de relatos;
  • Comentários orais das obras lidas;
  •  Dramatizações;
  • Registro escrito das atividades.
NOVAS EXPECTATIVAS DO CAFÉ NA PRAÇA
Devido  ao entusiasmo  dos alunos, esta atividade  tem sido positiva, conseguindo  assim atingir os objetivos propostos. Por isso tem tomado novos rumos e abrangendo dimensões  maiores, indo além dos  objetivos inicialmente propostos.

Ø  Apresentar o “Café na Praça’ para toda a comunidade  local.
Ø  Desenvolver este trabalho pelo menos  uma vez por mês na praça local com  a participação da biblioteca comunitária. Este  evento  seria diversificado , a cada  mês  teríamos  convidados  diferentes para participar como;
Ø  Um contador  de história
Ø  Uma  exposição de artes  e outros
Ø  Músicas ao vivo


Avaliação: A avaliação acontecerá em  literatura e produção de textos, através de fichas literárias, indicações, relatos orais e escritos e participação nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário