segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Plano de aula para o 4º ano do ensino fundamental/frações -Matemática


Objetivos:
           
 Compreender o conceito de fração
 Relacionar a aplicação prática de uma fração, interpretar situações problemas relacionadas a fração e identificá-las no dia a dia.

Conteúdos:  
1.Definição de fração
1.1 Divisão do inteiro em partes iguais
1.2 Representação de uma fração
2. Operação com números fracionários
2.2 Adição de fração

Procedimentos:

Pesquisar sobre o que é fração?Definição de fração.


Explicação:
Introdução ao conceito de fração
Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.
pizza
Logo isso daria uma grande confusão, pois quem ficaria com a parte maior? Ou quem ficaria com a parte menor? É lógico que alguém sairia no prejuízo.
Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:
Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.
  • Você concorda com esta divisão? Por quê?
  • Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?
  • O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.
Explicar o conceito de fração com o uso de uma pizza/torta de frango e problematizar as situações da divisão do inteiro em partes iguais entre os colegas.
Usar material /disco emborrachado para montar as frações e estabelecer a comparação de frações (1/8 é maior que 1/16).
Usar a divisão da laranja cortada em X para iniciar o algoritmo
Expor o algoritmo com o gráfico de pizza no quadro.
Propor problemas para a adição de fração.
Critérios de Avaliação:


A avaliação será feita por meio de observação onde a professora identificará a assimilação do conteúdo depois de aplicar exercícios diversos envolvendo frações. 

Um comentário: