sábado, 15 de agosto de 2015

Plano de aula para o 2º período

Eixos:  -  Linguagem oral e escrita
             -  Matemática
             -   Psicomotricidade
Objetivos: 

  • Criar um ambiente alfabetizador, através de atividades que desenvolva a consciência fonológica, a matemática e a psicomotricidade.

Metodologia:

 Na rodinha:

Conversar  sobre o final de semana:  Onde foram? O que fizeram?

Crachá:

Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava...
do fundo do mar.

Quantos somos: Quantos alunos vieram hoje? Vieram mais meninas ou mais meninos? Quanto a mais? Quanto a menos?

Calendário: Que dia da semana é hoje? Qual é o mês que estamos?Colorir no calendário o dia do mês.

Vamos identificar o tempo?

Como está o tempo?
Nublado, ensolarado ou chuvoso?
  • O que podemos fazer quando o tempo está ensolarado?
  • E quando está chuvoso?
Leitura oral e escrita/Leitura do alfabeto cartazes e rótulos da sala.
Explorar todos os dias os cartazes com parlenda, música, poesia, o alfabeto e rótulos da sala de aula.Trabalhar a consciência fonológica diariamente!!


Escrita do nome e do alfabeto.
Copiar a ficha do nome, alfabeto e numerais.
Jogos de alfabetização.
Em duplas,montar as palavras de acordo com o desenho.

Recreio:Lanche na cantina

        Após o recreio:   Leitura deleite:
                    Livro o sapo apaixonado

Matemática/Trabalhando quantidades!
Distribuir tampinhas ou palitos e pedir para que representem as quantidades solicitadas...
4, 7, 6, 12...

Resolver situações problemas:
Eu tenho 5 palitos e a coleguinha do meu lado tem 4. Quantos temos ao todo?

Se eu tirar 2 desse total com quantos ficaremos?

Da quantidade que eu tenho agora se eu acrescentar mais 5 com quanto ficarei?
Psicomotricidade!
                           Mamãe posso ir?

 Brincar com os alunos no pátio:

Modo de brincar: Primeiro trace duas linhas no chão, com uns 8m de distância entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica numa das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na outra linha, um do lado do outros. 
Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe, perguntando "mamãe posso ir?".

A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se as ordens vão ser cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser dar passos de cachorro o jogador tem de andar de quatro. A mamãe pode mandar anda pra frente ou para trás, quantos
passos ela quiser. Os jogadores também podem combinar outros tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.

Avaliação:A avaliação ocorre em todos os momentos na sala de aula da educação infantil.O professor irá intervir  o tempo todo para que a turma evolua. Os registros sobre os avanços irão compor o portfólio do aluno.

Lembre-se: Ler e escrever é o resultado de um trabalho de consciência fonológica bem feito.

6 comentários: