- Matemática
- Psicomotricidade
Objetivos:
- Criar um ambiente alfabetizador, através de atividades que desenvolva a consciência fonológica, a matemática e a psicomotricidade.
Metodologia:
Na rodinha:
Conversar sobre o final de semana: Onde foram? O que fizeram?
Crachá:
Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava...
do fundo do mar.
Quantos somos: Quantos alunos vieram hoje? Vieram mais meninas ou mais meninos? Quanto a mais? Quanto a menos?
Calendário: Que dia da semana é hoje? Qual é o mês que estamos?Colorir no calendário o dia do mês.
Vamos identificar o tempo?
Como está o tempo?
Nublado, ensolarado ou chuvoso?
- O que podemos fazer quando o tempo está ensolarado?
- E quando está chuvoso?
Leitura oral e escrita/Leitura do alfabeto cartazes e rótulos da sala.
Explorar todos os dias os cartazes com parlenda, música, poesia, o alfabeto e rótulos da sala de aula.Trabalhar a consciência fonológica diariamente!!
Escrita do nome e do alfabeto.
Copiar a ficha do nome, alfabeto e numerais.
Jogos de alfabetização.
Em duplas,montar as palavras de acordo com o desenho.
Recreio:Lanche na cantina
Após o recreio: Leitura deleite:
Livro o sapo apaixonado
Matemática/Trabalhando quantidades!
Distribuir tampinhas ou palitos e pedir para que representem as quantidades solicitadas...
4, 7, 6, 12...
Resolver situações problemas:
Eu tenho 5 palitos e a coleguinha do meu lado tem 4. Quantos temos ao todo?
Se eu tirar 2 desse total com quantos ficaremos?
Da quantidade que eu tenho agora se eu acrescentar mais 5 com quanto ficarei?
Psicomotricidade!
Mamãe posso ir?
Brincar com os alunos no pátio:
Modo de brincar: Primeiro trace duas linhas no chão,
com uns 8m de distância entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica
numa das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na outra linha,
um do lado do outros.
Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe,
perguntando "mamãe posso ir?".
A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o
jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se as ordens vão ser
cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos
bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser dar passos de
cachorro o jogador tem de andar de quatro. A mamãe pode mandar anda pra frente
ou para trás, quantos
passos ela quiser. Os jogadores também podem combinar outros
tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.
Avaliação:A avaliação ocorre em todos os momentos na sala de aula da educação infantil.O professor irá intervir o tempo todo para que a turma evolua. Os registros sobre os avanços irão compor o portfólio do aluno.
Lembre-se: Ler e escrever é o resultado de um trabalho de consciência fonológica bem feito.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho.Me ajudou muito! lucia
ResponderExcluirObrigada por nos ajudar compartilhando.QueDeus abençoe! Joana
ResponderExcluiròtimo
ResponderExcluirSou sua fã...te admiro muito!
ResponderExcluirParabénssss....
ResponderExcluirPARABÉNS LINDA!!!
ResponderExcluir