Selecionamos 5 experimentos bem simples sobre água que você pode fazer na escola:
1. Filtrando a água
2. Água nas reações químicas
3. Densidade da água
4. Evaporação da água
5. Pressão da água sobre os corpos
Experimento 1: Filtrando a água
Material:
Água
Corante alimentício/tinta
Garrafa Pet de 2l cortada ao meio
Areia
Cascalho
Pó de carvão
Tesoura
Procedimento:
1º Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra, folhas secas e corante de alimento ou tinta. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água.
2º Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a logo acima do fundo. Coloque a tampa da garrafa e a coloque de cabeça para baixo em um suporte plástico. Coloque um copo embaixo.
3º Encha a garrafa com 3 cm de pó de carvão. Sobre o carvão coloque uma camada de 5 cm de areia e sobre a areia outra camada de 3 cm de cascalho.
4º Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa. Abra a tampa da garrafa e deixe passar a mistura até o copo ficar cheio.
5º Compare a água antes e depois da ação do filtro.
Explicação:
O carvão, areia e cascalho funcionarão como um filtro e a água sairá praticamente transparente.
Experimento 2: Água nas reações químicas
Material:
1 tablete de fermento biológico fresco
2 colheres de açúcar
2 copos transparentes
2 colheres
Água morna
Procedimento
1º Coloque a água morna até a metade do primeiro copo.
2º Dissolva uma colher de chá de açúcar e metade do tablete de fermento. Mexa até dissolver todo o açúcar.
3º No segundo copo, misture bem o resto do açúcar e do fermento, sem acrescentar água.
4º Deixe os dois copos em repouso por 15 minutos em lugar aquecido, podendo ser exposto ao sol ao mesmo ao lado de uma lâmpada.
5º Observe e anote o que aconteceu.
Explicação:
O fermento biológico é um fungo que obtém energia a partir da quebra do açúcar. Essa quebra é uma reação química que libera energia e produz gás carbônico. Nos dois copos foram
colocados o fermento (fungo) e o açúcar, mas somente no copo com água houve a quebra do açúcar. Esta quebra resultou nas bolhas de gás carbônico observadas.
Experimento 3: Densidade da água
Material:
2 ovos crus
2 copos
Água
Sal
Procedimento:
1º Colocar água até aproximadamente a metade do copo.
2º Em um dos copos adicionar duas colheres de sopa de sal e mexer bem até dissolver.
3º Colocar um ovo em cada copo.
4º Anotar os resultados
Explicação:
No copo onde há sal, o ovo flutua e no copo onde há apenas água, o ovo afunda. Isto ocorre porque a densidade da água salgada é maior.
Experimento 4: Evaporação da água
Material:
2 potes de vidro Caneta que escreva no vidro Papel-alumínio
Procedimento: 1º Coloque água até a metade dos potes e marque o nível.
2º Cubra um deles com papel-alumínio e deixe os dois em um lugar em que bata sol, mas seja protegido da chuva, por cinco dias.
3º No fim destes cinco dias, compare o nível de água nos dois potes de vidro.
4º Anote os resultados.
Explicação:
No fim dos cinco dias, o pote coberto tem mais água do que o pote que ficou sem o papel alumínio.
O calor faz evaporar a água dos dois recipientes, mas o papel-alumínio impede o vapor de escapar. Aí ele se condensa e volta ao estado líquido.
Já com o pote descoberto acontece o mesmo que com as poças nas ruas: o calor faz com que a água evapore.
Experimento 5: Pressão da água sobre os corpos
Material:
1 garrafa pet transparente de 2 litros com tampa
1 prego
1 pinça ou prendedor de roupa
1 vela
1 funil de plástico
1 caixa de fósforo
1 balde até a metade de água
Procedimento:
1º Faça um furo no centro do fundo da garrafa pet com o auxílio do prego aquecido com a vela.
2º Para aquecer o prego, segure-o com a pinça ou prendedor sobre a vela. Depois de aquecido encoste o prego no fundo da garrafa até que o plástico seja perfurado.
3º Feche a tampa da garrafa o mais rápido possível.
4º Introduza e segure a garrafa no balde com água de modo que o fundo da garrafa quase toque o fundo do balde.
5º Abra a tampa da garrafa e observe o que acontecerá.
Explicação:
A água do balde começará a encher mais rapidamente a garrafa pet no momento em que a tampa é aberta. A pressão causada pelo ar dentro da garrafa impede que a água suba. Quando
a tampa é retirada, o ar sai e a água ocupa o seu lugar. Desta forma, podemos afirmar que nos fluídos existe pressão exercida em todos os sentidos.
Fonte: Sbersi, F.; Schäfer, A. & Wasum, R.A. (orgs). 2013. Educação Ambiental – caderno de atividades ecodivertidas. Editora da Universidade de Caxias do Sul, 121 p.
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